De quantas maneiras é possível escalar um time de futebol de salão dispondo de 8 jogadores

567 palavras 3 páginas

CURSO DE MATEMÁTICA PROFESSOR FABÃO – (61) 3242-9495 Disciplina: Matemática Período: Professor(a): Ano: Data: / / Aluno(a): _______________________________________

LISTA DE EXERCÍCIOS

Combinação Simples

69- Calcule:
a) Resp. 1 b) Resp. 76

70- Determine n:
a) Resp. n=3 b) Resp. n=22

71- De quantas maneiras é possível escalar um time de futebol de salão dispondo de 8 jogadores? 56

72- (IME-SP) Com 10 espécies de frutas, quantos tipos de salada, contendo 6 espécies diferentes, podem ser feitas? 210

73- Numa sala temos 5 rapazes e 6 moças. Quantos grupos de 2 rapazes e 3 moças podemos formar? 200

74- Em uma empresa há 6 sócios brasileiros e 4 japoneses. A diretoria será composta por 5 sócios, sendo 3 brasileiros e 2 japoneses. De quantos modos essa composição poderá ocorrer? 120

75- Ao planejar uma prova de Matemática contendo 5 questões, um professor dispõe de 5 questões de Álgebra e 6 de Trigonometria. Calcule o número de provas diferentes que é possível elaborar, usando em cada prova 2 questões de Álgebra e 3 de Trigonometria. 200

76- (UEL-PR) Em uma floricultura, estão à venda 8 mudas de cravos e 12 mudas de rosas, todas diferentes entre si. Um cliente pretende comprar 3 mudas de cravos e 4 de rosas. De quantos modos ele pode selecionar as 7 mudas que quer comprar? 27 720

77- Numa reunião de professores, cada participante cumprimentou todos os seus colegas, registrando-se 210 apertos de mãos. Determine o número de professores presentes à reunião. 21

78- Resolva a equação: . (14)

79- (UFSC) Um campeonato de futebol de salão é disputado por várias equipes, jogando entre si, turno e returno. Sabendo-se que foram jogadas 272 partidas, determine o número de equipes participantes. 17

80- (UFAL)


Relacionados

  • Combinação Simples

    582 palavras | 3 páginas

    Parte superior do formulário Combinação Simples Este exemplo é o típico caso, onde agrupamentos com elementos distintos, não se alteram mudando-se apenas a ordem de posicionamento dos elementos no grupo. A diferenciação ocorre apenas, quanto à natureza dos elementos, quando há mudança de elementos. Neste caso estamos tratando de combinação simples. Fórmula da Combinação Simples Ao trabalharmos com combinações simples, com n elementos distintos, agrupados p a p, com p ≤ n, podemos recorrer….

  • Combinaçao simples

    373 palavras | 2 páginas

    Combinação Simples Este exemplo é o típico caso, onde agrupamentos com elementos distintos, não se alteram mudando-se apenas a ordem de posicionamento dos elementos no grupo. A diferenciação ocorre apenas, quanto à natureza dos elementos, quando há mudança de elementos. Neste caso estamos tratando de combinação simples. Fórmula da Combinação Simples Ao trabalharmos com combinações simples, com n elementos distintos, agrupados p a p, com p ≤ n, podemos recorrer à seguinte fórmula: Ao utilizarmos….

  • Analise combinatória

    2603 palavras | 11 páginas

    Análise Combinatória e Probabilidades Prof. Antonio Fernando Silveira Alves Permutação Simples Permutar = trocar Permutação é um tipo de agrupamento ordenado onde se utilizam todos os elementos do conjunto Exemplo: De quantas maneiras 5 pessoas podem ser dispostas em fila indiana? __5___ __4__ 1ª posição 2ª posição Permutação Simples Exemplo: Quantos anagramas podemos formar com as letras da palavra ROMA? ROMA ROAM RAMO RAOM RMOA RMAO OARM OAMR OMRA OMAR ORMA ORAM MAOR MARO MROA MRAO MOAR….

  • filme

    3052 palavras | 13 páginas

    O filme fala sobre liderança, que para muitos é tão difícil quanto dar um nó em uma gravata ou acertar a combinação entre gravata e camisa social os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização na batalha do mercado. Liderar nunca foi, tampouco será, uma tarefa simples. Liderança exige paciência, disciplina, respeito , organização.. O filme nos mostra muitos aspectos de bom lider...lições que foram deixadas foram , perseverança, ter motivação e inisitir Comudus o fato de….

  • tipos de reaçoes quimicas

    2188 palavras | 9 páginas

    análise ou decomposição simples troca ou deslocamento - dupla troca - SÍNTESE OU ADIÇÃO – é a reação onde duas ou mais substâncias reagem para se transformar em uma. Exemplos: C + O2 → CO2 Cao + H2O → Ca(OH)2 - ANÁLISE OU DECOMPOSIÇÃO – é a reação onde uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estrutura mais simples. Exemplos: 2AgBr → 2Ag + Br2 2Cu(NO3)2 → 2CuO + 4NO2 + O2 - SIMPLES TROCA OU DESLOCAMENTO – é a reação onde uma substância simples troca de lugar com um….

  • a analise

    886 palavras | 4 páginas

    necessário utilizar as propriedades da análise combinatória. Para efetuar os cálculos desses problemas, devemos estudar algumas propriedades da análise combinatória: - Princípio fundamental da contagem - Fatorial - Arranjos simples - Permutação simples - Combinação - Permutação com elementos repetidos. A análise combinatória é um dos tópicos que a matemática é dividida, responsável pelo estudo de critérios para a representação da quantidade de possibilidades de acontecer um agrupamento sem….

  • Eueueueue

    961 palavras | 4 páginas

    farinha de trigo 1 ½ xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de preparo Um bolo saboroso não tem dia nem hora para ser saboreado, não? Quando é simples e rápido de fazer, então é praticamente irresistível. Este é o caso da receita do bolo de Milho Verde. Sugerida pela marca Etti, a combinação rende de 8 a 10 porções e leva cerca de 40 minutos para ficar pronhigfjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj- jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjgg-….

  • Combina o simples

    369 palavras | 2 páginas

    Combinação simples Combinação simples é um tipo de agrupamento onde os arranjos são diferenciados pela natureza de seus elementos. Combinação simples é um tipo de agrupamento no estudo sobre análise combinatória. Os agrupamentos formados com os elementos de um conjunto serão considerados combinações simples se os elementos dos agrupamentos diferenciarem apenas pela sua natureza. Se considerarmos o conjunto B ={A,B,C,D} formados por 4 pontos não colineares (que não pertence a mesma reta), qual….

  • analise combinatória

    786 palavras | 4 páginas

    (n-3)! Permutação simples Podemos considerar a permutação simples como um caso particular de arranjo, onde os elementos formarão agrupamentos que se diferenciarão somente pela ordem. As permutações simples dos elementos P, Q e R são: PQR, PRQ, QPR, QRP, RPQ, RQP. Para determinarmos o número de agrupamentos de uma permutação simples utilizamos a seguinte expressão P = n!. n! = n*(n-1)*(n-2)*(n-3)*....*3*2*1 Por exemplo, 4! = 4*3*2*1 = 24 Combinação Simples Dado o conjunto {a1, a2….

  • 0101

    2985 palavras | 12 páginas

    01310-300 | Telefone: (11) 3004-7000 MSN Brasil 35 min · Especialista desvenda o segredo do abdômen perfeito. Quer saber? Conquiste um abdômen definido Para ajudar esta gordura localizada a ir embora, é preciso investir em uma determinada combinação de exercícios, além de ter uma dieta balanceada. MSN.COM Laura Soares Curtir · · Compartilhar · 451 Cifras adicionou uma nova foto. 25 min · Foto de Cifras. Laura Soares Curtir · · Compartilhar · 2.900291.359 Capricho 30 min ·….

Outros Trabalhos Populares