De que maneira empreendedores podem contribuir para a melhoria da situação socioeconômica do país

0% acharam este documento útil (1 voto)

2K visualizações

3 páginas

Descrição:

Atividade de pesquisa

Direitos autorais

© © All Rights Reserved

Formatos disponíveis

PDF, TXT ou leia online no Scribd

Compartilhar este documento

Você considera este documento útil?

0% acharam este documento útil (1 voto)

2K visualizações3 páginas

Atividade de Pesquisa - Empreendedorismo

Pular para a página

Você está na página 1de 3

Recompense a sua curiosidade

Tudo o que você quer ler.

A qualquer hora. Em qualquer lugar. Em qualquer dispositivo.

Sem compromisso. Cancele quando quiser.

De que maneira empreendedores podem contribuir para a melhoria da situação socioeconômica do país

  1. Home
  2. Artigos
  3. Acadêmico

28 nov 2013 às 1:52

Última atualização: 28 nov 2013

2 min leitura

28 nov 2013 às 1:52

2 min leitura

#315

Emoções: como dominá-las e chegar à sua melhor versão

Emoções: como dominá-las e chegar à sua melhor versão

"O sucesso tem que ser visto de uma forma ampla. As pessoas ficam tão focadas em alcançar resultados visíveis que esquecem suas relações."

Sobre o autor

Raimundo Nonato Marques de Carvalho

#315 Emoções: como dominá-las e chegar à sua melhor versão

#315 Emoções: como dominá-las e chegar à sua melhor versão

00.0000.00

Quando você pensa em uma pessoa empreendedora, quais características vêm à sua cabeça? Inovadora? Criativa? Que assume riscos? Tudo isso se encaixa na descrição e, mais do que isso, é interessante buscarmos em nossas referências qual a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento da nossa sociedade. 

O empreendedorismo tem ocupado um papel cada vez mais relevante em nosso país, contribuindo não apenas para o desenvolvimento de pessoas e de empresas, mas fazendo a diferença em todo um processo de transformação!

O que é empreendedorismo?

Antes de falarmos sobre qual a importância do empreendedorismo (que por sinal, são muitas), é fundamental destacar que ser empreendedor não é sinônimo de ter o próprio negócio, como muitos pensam.

Quando pensamos em empreendedorismo, falamos sobre inovação, ideias e, principalmente, realização. Empreendedorismo é a capacidade das pessoas em criar negócios ou aperfeiçoar os já existentes, trazendo soluções para pessoas, empresas e sociedade. 

De acordo com o Portal do Empreendedor, só no ano passado foram registradas cerca de 1,1 milhão de formalizações no Brasil. Esse número foi muito impulsionado pela pandemia de Covid-19, tanto pelo desemprego ocasionado quanto por pessoas que, neste cenário, encontraram oportunidades de fazer diferente.

Qual a importância do empreendedorismo?

Vivemos um momento marcado por grandes evoluções tecnológicas e mudanças comportamentais. A forma como trabalhamos, como nos relacionamos e como consumimos tem mudado cada vez mais rápido e o empreendedorismo tem papel fundamental nisso. 

Os empreendedores não só acompanham essas transformações sociais como também fazem parte dela. Ao mesmo tempo em que trazem soluções e inovações para os consumidores, também contribuem para a recuperação da economia do país por meio da geração de empregos.

Quais os principais obstáculos ao empreender

Preparamos um vídeos citando alguns obstáculos e como superar eles, confira:

Nesses poucos parágrafos, já deu para perceber qual a importância do empreendedorismo, não é mesmo? E nós elencamos ainda mais benefícios. Olha só:

O empreendedorismo é bom para a sociedade

O chamado empreendedorismo social tem compromisso direto com a sociedade. Além da geração de empregos, que falamos anteriormente, um negócio voltado para a sociedade gera inclusão social e torna a tecnologia ainda mais acessível, estimulando o cidadão a adquirir produtos e serviços aos quais antes não tinha acesso.

O empreendedorismo feminino também tem ganhado cada vez mais destaque em nosso país. Com um número maior de mulheres tomando a frente dos negócios, acompanhamos a queda das diferenças profissionais entre os gêneros e fomentamos ambientes mais inovadores e inclusivos. Investir no empreendedorismo feminino é investir no desenvolvimento da nossa sociedade.

O empreendedorismo é bom para o país

Segundo o SEBRAE, o Brasil conta com cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no país. O fortalecimento desses negócios ajuda a alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e contribui para o fortalecimento da economia, seja por meio da geração de emprego ou do incentivo ao consumo.

O empreendedorismo é bom para o mercado de trabalho

Quando falamos que o empreendedorismo é bom para o mercado de trabalho, a geração de empregos é só a ponta do iceberg. Uma pessoa que está disposta a abrir um negócio também está disposta a correr riscos e se entregar de corpo e alma à sua empresa. Isso abre caminhos para a inovação, para a concorrência e para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Como falamos no começo desse artigo, empreender não é sinônimo de abrir um empreendimento. Um funcionário pode empreender dentro da empresa em que já trabalha trazendo novas ideias e utilizando seus conhecimentos e habilidades para crescer junto com o negócio. Isso é chamado de Empreendedorismo Corporativo.

O empreendedorismo é bom para a administração

O significado de ‘empreender’ é muito amplo e engloba desde uma mudança de mindset no dia a dia até a criação de soluções. Independentemente do caso, é essencial ter uma boa noção de ferramentas administrativas para empreender de forma mais simples e segura.

Ao contrário do que muitos pensam, o empreendedorismo e a administração andam lado a lado. Afinal, a administração oferece essas ferramentas básicas de organização para o empreendedor e, do outro lado, o empreendedorismo é capaz de fornecer novas formas de pensar e agir para a administração. Um complementa o outro e as pessoas saem ganhando. 

O empreendedorismo é bom para o desenvolvimento local

Em 2020, com o aumento do desemprego ocasionado pela pandemia, foi possível notar um movimento da sociedade em valorizar o comércio local. Comprar do pequeno empreendedor contribui para o desenvolvimento local, pois abre caminho para as empresas terem mais lucratividade. Isso possibilita o aumento de renda dessas pessoas e a ascensão social dos empreendedores e funcionários diretos e indiretos, por exemplo.

Qual a importância do planejamento para o empreendedor?

Para ser empreendedor, não basta ter apenas uma boa ideia. Antes de colher os frutos do seu negócio, o empreendedor precisa de muita dedicação, investimento e estudo constante. E isso só se intensifica com o crescimento da empresa. 

Por isso, um bom planejamento é mais do que necessário para assumir o controle da sua empresa e mapear o seu negócio de forma estratégica. Investir em planejamento ajuda a:

  • Entender o cenário atual;
  • Definir metas e objetivos;
  • Antecipar problemas e oportunidades;
  • Criar planos de ação;
  • Direcionar os próximos passos com mais clareza.

O planejamento de um negócio também precisa englobar o planejamento financeiro, o pilar fundamental para a realização de todas as ideias.

Em meio a tantas demandas e responsabilidades, faz toda a diferença contar com ferramentas que facilitem esse controle. Empresas como a Celero oferecem toda a tecnologia necessária por meio de um software de gestão financeira ideal para pequenos e médios negócios.

A Celero oferece todo o suporte necessário para a sua área Financeira enquanto você dedica seu tempo para implementar as inovações que a sua empresa precisa! 

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre qual a importância do empreendedorismo para o Brasil e para a sociedade, esperamos que este artigo te inspire a apoiar cada vez mais os empreendedores que estão à sua volta e, por que não, a identificar e impulsionar o empreendedor que há em você!

Como o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento do país?

O empreendedorismo é bom para o país O fortalecimento desses negócios ajuda a alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e contribui para o fortalecimento da economia, seja por meio da geração de emprego ou do incentivo ao consumo.

Que maneira empreendedores podem contribuir para a melhoria da situação socioeconômica do país?

Resposta: O empreendedorismo contribui positivamente para o desenvolvimento econômico, pois introduz inovação tanto pela inovação de produtos ou de processos de produção, ou seja, leva a competividade e ao aumento da eficiência econômica.

Qual a importância do empreendedorismo para a economia de um país?

O empreendedorismo é uma atividade que contribui de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país. Além de gerar mais empregos formais, o empreendedorismo ajuda a desenvolver novas tecnologias e a criar produtos e serviços de valor para o mercado de consumo.

Qual é o papel do empreendedorismo na atual condição sociocultural do país?

O empreendedor é o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. Por meio da inovação, dinamiza a economia. O conceito de empreendedorismo trata não só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões, países. Implica a idéia de sustentabilidade.