Diferença chipa e pao de queijo

Muita gente ainda lembra do gostinho especial do pão de queijo servido no restaurante Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano. Feito com queijo da serra da Canastra, é ele a estrela dessa aula ministrada por Thiago de Andrade, que trabalhou por anos ao lado de Ana Luiza e hoje é o chef responsável pela cozinha do Instituto Brasil a Gosto, fundado por ela. Receita tradicional de Minas Gerais, ela será demonstrada junto com a Chipa, de preparo e ingredientes semelhantes (e formato de ferradura), muito consumida no Centro-Oeste. Para fazer um mix de referências do país, será usado, na chipa, o queijo do reino, de sabor mais intenso, muito comum em Pernambuco. Com duração de uma hora, a aula é demonstrativa e será seguida de degustação.

Ao final da aula, cada ingresso dará direito a concorrer ao sorteio de um banneton (cesto para descanso do pão) e de uma lâmina de padeiro, da Banneton Brasil.

Com algumas semelhanças e modos de preparo distintos, a chipa e o pão de queijo são macios por dentro, dourados e crocantes por fora. De receitas tradicionais centenárias feitas a base de queijo e polvilho a apresentação é a característica que mais difere os pratos. Enquanto o pão de queijo é boleado e servido como um pãozinho, a chipa pode ter outras apresentações. No Paraguai, o formato mais comum é o de argola; em nosso país, foi abrasileirado e é mais vista no formato “ferradura”. Outra diferença marcante está no fato do pão de queijo ser escaldado durante o seu preparo (a técnica de escaldo consiste em incorporar líquido quente sobre a mistura) e a chipa não.

As duas iguarias surgiram por volta do século 18 e receitas e gostos à parte, ambas são muito apreciadas e têm a sua importância reconhecida. O pão de queijo possui uma data fixa em que é celebrado em todo o Brasil, 17 de agosto. Já a chipa foi declarada patrimônio cultural imaterial dos paraguaios somente em 2015 e desde então se celebra o “Día Nacional de la Chipa” no país vizinho a cada segunda sexta-feira do mês de agosto. Segundo estimativas, calcula-se que cerca de 300 mil paraguaios e descendentes diretos morem em Mato Grosso do Sul. Com isso, podemos celebrar juntos com o país hermano o Dia da Chipa.

A nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul, Cibele Câmara, selecionou duas receitas, uma de cada iguaria, para quem quiser fazer o seu prato favorito ou experimentar o que não conhece.

PÃO DE QUEIJO 

Ingredientes

  •     500g de polvilho azedo
  •     500g de polvilho doce
  •     150ml de leite
  •     150ml de água
  •     150ml de óleo
  •     20g de sal
  •     30g de manteiga
  •     400g de queijo minas curado
  •     5 ovos

MODO DE PREPARO

Aqueça todos os líquidos em uma panela e reserve. Misture os dois tipos de polvilho. Agregue na mistura de polvilho o líquido quente para escaldar e fazer uma massa homogênea. Finalize adicionando o queijo à massa. Faça pequenas bolinhas. Asse a massa de 190º a 200° por aproximadamente 25 minutos.

CHIPA

Ingredientes

  • 1 prato fundo de polvilho doce
  • a mesma medida de queijo meia cura ralado
  • sal à gosto
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 2 colheres sopa de margarina ou manteiga
  • 4 ovos
  • leite ou nata até dar o ponto de enrolar

MODO DE PREPARO

Coloque o polvilho e o queijo numa vasilha, misture bem e em seguida, adicione o óleo, a margarina ou manteiga, o sal, os ovos e misture com as mãos.

Adicione aos poucos o leite ou a nata até dar o ponto de enrolar. Misture bem.

Fazer porções em formato de ferraduras, com cerca de 30 g cada uma.

Coloque a massa da chipa em formas untadas e leve ao forno previamente aquecido, a mais ou menos 200ºC, deixe assar por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Para aqueles que não têm aptidão para cozinhar ou preferem a praticidade, o Fort Atacadista oferece aos clientes uma ampla linha de congelados, inclusive a chipa e pão de queijo. Os produtos congelados, os ingredientes das receitas e diversas ofertas podem ser conferidas de modo virtual, pelo site www.fortatacadista.com.br/ofertas.

Índice:

  1. Qual a diferença da Chipa para o pão de queijo?
  2. Qual é a origem da chipa?
  3. Como pronunciar Chipa?
  4. Qual o significado do nome Chipa?
  5. Quem criou a Sopa Paraguaia?

O pequeno biscoito chamado Chipá (Palavra da língua Guarani) possui os mesmos ingredientes do pão de queijo a diferença fica por conta da consistência, sabor e formato, já que a Chipá costuma vir em forma de ferradura ou rosca.

Qual é a origem da chipa?

Também presente nos cafés e lanches dos brasileiros, a chipa é um pão de origem paraguaia. Certamente conquista corações por onde passa. Bem semelhante ao nosso tradicional pão de queijo mineiro, a receita é à base de polvilho e queijo e tem os ingredientes bem semelhantes.

Como pronunciar Chipa?


chipa [ gn ] Você sabe como se pronuncia chipa?

Qual o significado do nome Chipa?

Substantivo feminino. Rosquinha de polvilho e queijo ralado assada ao forno; espécie de pão de queijo típico de Mato Grosso do Sul. A palavra tem origem obscura, mas é provável que tenha origem guarani.

Quem criou a Sopa Paraguaia?

Os historiadores afirmam que tudo começou com Don Carlos Antonio Lopes, que foi presidente do Paraguai entre o período de 18 e que gostava muito da chamada sopa branca ou “Tykueti”.

Qual a diferença do pão de queijo?

O pão de queijo tem polvilho, que é um carboidrato de absorção rápida assim como o trigo do pão. Também é “caloria vazia”, assim como o trigo, ou seja, as moléculas de glicose não vêm acompanhadas de vitaminas, minerais e fibras. O lado positivo do polvilho é que ele não tem glúten.

Como é o nome chipa?

chipas são pãezinhos de origem paraguaia q lembram um pouco o nosso pão de queijo, já que levam como base o polvilho e o queijo. pelas minhas pesquisas, aqui no brasil ele é bem famoso no Mato Grosso do Sul e agora aqui em casa tbm, rs…

Qual é a origem da chipa?

Também presente nos cafés e lanches dos brasileiros, a chipa é um pão de origem paraguaia. Certamente conquista corações por onde passa. Bem semelhante ao nosso tradicional pão de queijo mineiro, a receita é à base de polvilho e queijo e tem os ingredientes bem semelhantes.

Tem pão de queijo na Argentina?

A partir de 2011, a Argentina foi o primeiro país da região a também ter o pan de queso no cardápio. Hoje, o pão de queijo é vendido também no Chile, México e Peru.