Diferença entre manhua e manhwa

Diferença entre manhua e manhwa

Anime: Durarara

Este é o primeiro de dois posts da série Aprendendo as Diferenças, hoje iremos tratar da forma mais conhecida de conteúdo escrito do oriente: mangá, manhua e manhwa. Você sabe identificar de que país é um trabalho ao ler ele? Sabe como deve chamá-lo? Não se preocupe, o Kotatsu Redondo ensina:


Adoramos conhecer novas histórias, uma das fontes mais usadas para isso são os quadrinhos, não são? Hoje eu irei falar, em nome do Kotatsu Redondo, sobre as grandes diferenças entre os três tipos de quadrinhos orientais: mangá, manhua e manhwa.

Todos os termos simbolizam em seus países de origem histórias em quadrinhos, assim, de forma genérica. Contudo, fora dos países de origem, esses termos representam o que há de singular nestes quadrinhos feitos em cada um deles, e é isto que vou falar agora; em ordem cronológica:

Diferença entre manhua e manhwa

– Manhua: usado para se referir aos quadrinhos chineses atualmente, tem como grandes características um traço muito mais realista e serem totalmente coloridos e seu sentido de leitura é da direita para esquerda. Um grande exemplo bem conhecido é o Feng Shen Ji, ilustrado ao lado. Uma curiosidade, os artistas de manhua são chamados de manhuajia.

ED: Atualmente, a maioria esmagadora de manhuas estão sendo feitos com traços mais cartoon, com o sentido de leitura da esquerda para direita – eu perguntei para uma pessoa que mora na China e se envolve bastante com literatura sobre isso, e a resposta que ele me deu na realidade é um palpite: sai caro desenhar de forma realista com qualidade, e os traços mais toscos abaixa o custo e permite lançarem mais séries – sobre a mudança de orientação de leitura, seria uma forma da China se alinhar com a esmagadora quantidade de quadrinhos e afins ocidentais, que usam a orientação da esquerda para direita.

Diferença entre manhua e manhwa
– Mangá: usado para se referir aos quadrinhos japoneses, o termo surgiu como derivação de manhua; seus traços são muito variados, mas pode-se dizer que suas grandes características são os olhos maiores e mais expressivos, o uso de várias linhas para representar movimento/surpresa, serem publicados em preto e branco, com algumas vezes tendo as primeiras páginas coloridas como comemoração de algo e seu sentido de leitura da direita para esquerda, como os manhuas. É, sem dúvidas, o mais conhecido entre os três, e para ilustrar este tipo de obra, o clássico Fullmetal Alchemist é uma boa pedida. Os artistas de mangá são chamados de mangaká.

– Manhwa

Diferença entre manhua e manhwa
: usado para se referir aos quadrinhos coreanos, foi uma
derivação de manhua, não surgindo muito após o mangá; como grandes características, vale citar que os corpos são mais realistas, porém os rostos e olhos são mais cartunizados, além de não ter bem uma regra entre colorido e preto e branco (alguns são levemente coloridos, outros possuem cores mais fortes) e terem um sentido de leitura da esquerda para direita. Um exemplo, relativamente conhecido, é Witch Hunter. Os artistas de manhwa são chamados de manhwaga.

EXTRA:

Diferença entre manhua e manhwa
– Webtoon ou Webcomic: este termo surgiu na Coréia do Sul e representa principalmente os manhwas que foram feitos para serem lidos online, mas não se prende apenas aos quadrinhos coreanos, podendo muito bem ter mangás, manhuas ou até mesmo quadrinhos de americanos, europeus, brasileiros… enfim, de qualquer lugar. Grandes características de webtoons incluem, em sua grande maioria (não é obrigatório), o que se chama de infinite scroll, ou seja, as páginas foram pensadas para serem ligadas umas às outras e serem trocadas não por um clique, mas pelo scroll do mouse, alguns efeitos em flash ou zoom (os mais antigos eram assim) – hoje em dia alguns webtoons possuem sons e efeitos especiais – mas na realidade o que garante esta classificação é criar os quadrinhos com este foco, é o mais abrangente dos termos. Há MUITOS exemplos famosos de webtoon, como por exemplo Noblesse. Os artistas de webtoon, pasmem, são chamados de artistas de webtoon.

Estas foram as diferenças entre mangá, manhua e manhwa (incluindo o webtoon!) – e aí, já chegaram a confundir eles? Comentem quais séries são suas favoritas em cada categoria \o/

Semana que vem, falarei sobre as diferenças entre Novel, Light Novel e Visual Novel, apesar de ser bem mais simples – até lá o/

Qual a diferença entre manhwa e manhua?

Basicamente, manhwa (만화) é o nome dado aos quadrinhos produzidos na Coreia do Sul. E manhua (漫画) se refere aos “mangás” feitos na China.

Como se lê manhua?

Ao contrário dos “comics”, os gibis americanos, os mangás são originalmente publicados com a leitura oriental, feita da direita para a esquerda. Ou seja, o que no Ocidente seria o fim da revista, no Japão é o início.

Porque manhwa?

Manhwa (em coreano: 만화, transl. man-hwa, literalmente "história(s) em quadrinhos") é um termo geral coreano para designar histórias em quadrinhos. Fora da Coreia, o termo se refere especificamente a histórias em quadrinhos da Coreia do Sul.

Qual o melhor manhua?

17 melhores Manhwas, Manhuas, Webtoons e Webcomics de ação para ler em 2022.
Solo Leveling..
Tales of Demons And Gods..
The Beginning After the End / O Começo Depois do Fim..
Trash of the Count's Family..
Tower of God..
The God of Highschool..
Overgeared..
Survival of the Sword King..