Qual a diferença entre lente organica e policarbonato

05/04/2017 09:01

Compartilhe e concorra a brindes

Quando se descobre que se vai ter que usar óculos de grau, a primeira preocupação sempre é buscar a armação ideal para sou rosto. Porém, o que poucas pessoas lembram, é a importância de escolher a lente certa para o seu óculos. Então entenda agora os diferentes tipos de lente, para escolher o melhor para você!

Qual a diferença entre lente organica e policarbonato

Grau

Qual a diferença entre lente organica e policarbonato

A primeira coisa é consultar um médico oftalmologista para descobrir o seu grau de correção. Com a sua receita médica em mãos, podemos então escolher a melhor lente.  

 Material da Lente

Qual a diferença entre lente organica e policarbonato

• Lente de Policarbonato
As lentes de policarbonato são as mais resistentes disponíveis no mercado. Por sua alta resistência a impactos, são as mais recomendadas para crianças e praticantes de esportes. Permitem também uma nitidez maior na visão frontal.

• Lente Orgânica
São lentes leves, e por este motivo, proporcionam um conforto ao usuário. Este tipo de lente também permite uma visão periférica maior, ou seja, o campo de visão ficará mais aberto. Esta lente porém é recomendada para graus baixos, pois nos graus mais altos pode não ficar com uma boa estética na borda.

• Lente de Cristal ou Mineral
As lentes de cristal são produzidas a partir de vários minerais. É uma lente que não arranha com facilidade, mas, tem mais chances de quebrar.

• Lente de Trivex
São produzidas a partir de uma resina com alta resistência à quebra. Esta lente apresenta uma transparência superior às outras. 

 Tipo de foco

Qual a diferença entre lente organica e policarbonato

• Lentes Monofocais
Lentes monofocais tem apenas um campo de visão. São chama de lentes de visão simples.

• Lentes Bifocais
Este tipo de lente te permite enxergar tanto de perto quanto de longe, já que possuem dois campos de visão. 

• Lentes Multifocais ou Progressivas
As lentes multifocais permitem que você enxergue em uma visão ininterrupta, ou seja, você irá conseguir ver de longe, meia-distância e perto.

Outras Informações

Qual a diferença entre lente organica e policarbonato

• Antiabrasivas
Para a lente virar antiabrasiva, ela recebe um tratamento especial em laboratórios, que a deixa mais resistentes contra pequenos arranhões.

• Antirreflexo
 A lente com antirreflexo recebe um tratamento para eliminar o reflexo da superfície, deixando a lente mais nítida. No mercado há vários tipos de antirreflexo disponíveis, o mais recente é o Crizal Sapphire da Essilor. As lentes antirreflexo Crizal Sapphire™ reduzem os reflexos da luz que vem de todos os ângulos. Graças à Multi-Angular Technology™, exclusiva de Crizal Sapphire, você enxerga com mais nitidez e conforto visual. E o melhor: suas lentes ficam quase invisíveis*. As lentes Crizal Sapphire oferecem proteção UV (FPS-O 35) e ainda são resistentes contra arranhões, manchas, poeira e água. Confira todas as lentes disponíveis aqui.

Agora que você já sabe tudo sobre lentes, venha escolher uma armação em nossa loja e fale conosco sobre a lente que você quer.  

Eaí, aprendeu um pouco mais sobre lentes para óculos de grau? Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo.

Postado em Informação Por

Leonardo Giuliani

Em um mundo tão conectado, com cada vez mais telas e avanços tecnológicos, fica fácil esquecer que os óculos de grau, companheiros fiéis de quem tem dificuldades para enxergar, são também verdadeiras obras-primas da ciência.

Para permitir que os pacientes voltem a enxergar o mundo com todos os detalhes, foram necessários anos de pesquisa, que continuam se desenvolvendo até hoje nos laboratórios de grandes fabricantes, como a Zeiss.

Um dos frutos destes estudos foi o desenvolvimento de novos materiais para as lentes, que passaram a atender mais necessidades dos pacientes e apresentar novas possibilidades.

As primeiras lentes criadas utilizaram como matéria-prima o vidro, por isso, são chamadas de lentes minerais. Para fabricá-las são aquecidos alguns minerais, como quartzo, carbonato de potássio e soda, em temperaturas altíssimas, até que se tornem vidro líquido.

Qual a diferença entre lente organica e policarbonato

Esse vidro é colocado em moldes que vão determinar se as lentes corrigirão miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo. Depois, cada bloco de vidro passa por todo um processo que o transforma em lente.

Apesar de pioneiras e de boa qualidade, as lentes minerais são bem menos utilizadas hoje, por vários motivos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a escassez de matérias-primas levou à busca por novos materiais tão adequados para as lentes quanto o vidro e que também fossem mais fáceis de produzir.

A solução encontrada foram os plásticos, formados por materiais contendo carbono chamados polímeros. O primeiro material deste tipo, chamado CR 39, foi descoberto em 1940 nos Estados Unidos. A partir de então surgiram vários outros polímeros, como o policarbonato e o Trivex. As lentes deste tipo são chamadas de orgânicas e hoje são as mais vendidas no mundo.

Mas afinal, qual a diferença entre orgânicas e minerais? Bom, em primeiro lugar, as lentes acrílicas são mais leves que as de vidro e também mais resistentes à quebra. Por outro lado, podem ser riscadas com mais facilidade. As minerais, no entanto, são mais finas e apresentam excelente nitidez.

Qual a diferença entre lente organica e policarbonato

Ao longo do tempo, as fabricantes desenvolveram técnicas para reduzir as desvantagens de cada uma delas e oferecer o melhor produto possível aos usuários. Um exemplo são os revestimentos que aumentam a resistência das lentes orgânicas, como o DuraVision, criado pela ZEISS. Durante o tratamento, são aplicadas várias camadas, incluindo antirreflexo e antirriscos que garantem lentes extremamente resistentes à quebra e arranhões.

Conhecer o material das lentes é fundamental para entender qual funciona melhor para cada necessidade e garantir uma visão sempre saudável. Da próxima vez que for até uma ótica, não se esqueça de pesquisar mais sobre como funcionam seus óculos, você pode se surpreender!  

COMENTÁRIOS


Qual lente é melhor orgânico ou policarbonato?

As lentes de policarbonato são uma ótima opção para os óculos das crianças e profissionais que trabalham na área industrial. Com alta resistência a impactos, mais finas que as lentes CR-39 e mais leves que as lentes orgânicas, elas aumentam o conforto estético e físico do usuário.

O que significa lentes orgânicas?

Orgânicas: são feitas de policarbonato (plástico), o que as torna mais leves, finas e resistentes a impactos. Indicadas para corrigir todos os problemas relacionados à visão. São ótimas para crianças.

O que é uma lente de policarbonato?

O que são lentes de policarbonato e quais são suas principais vantagens. As lentes de policarbonato são feitas a partir de um termoplástico chamado policarbonato. Usado em janelas de avião, escudos policiais e óculos industriais, esse material é altamente resistente e seguro.

Como saber se uma lente é de policarbonato ou não?

As lentes de policarbonato têm uma resistência ao impacto superior e são mais leves do que as lentes de resina comuns. Elas são 20% mais finas e 30% mais leves do que as lentes de resina padrão, mas são muito resistentes e muito difíceis de quebrar.