E a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich estabelecido como o principal ______________________ do planeta?

O sistema de coordenadas geográficas é imprescindível para a localização de qualquer ponto da superfície terrestre.

As coordenadas geográficas são um sistema de localização que divide o planeta Terra em várias linhas imaginárias a fim de auxiliar melhor na localização de seus diversos pontos. Essas linhas, que recebem os nomes de paralelos e meridianos, podem determinar a posição de qualquer ponto da superfície terrestre através das latitudes e das longitudes.

Os paralelos correspondem aos traçados que são realizados paralelamente à Linha do Equador, que se localiza em uma área que é igualmente distante aos dois polos do planeta. Essa linha é, assim, o principal dos paralelos, pois é responsável por dividir o polo norte do polo sul.

Além do Equador, existem outros paralelos importantes: o Trópico de Capricórnio, o Trópico de Câncer, o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.

Os meridianos são as linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Meridiano de Greenwich, cuja localização foi definida na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, realizada em Washington, no ano de 1984. Greenwich possui a importância de separar os hemisférios leste e oeste.

Quando selecionamos um determinado ponto em um paralelo, chamamos de latitude; e quando secionamos um ponto em um meridiano, chamamos de longitude. Assim:

- Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich.

Dessa forma, qualquer ponto localizado ao longo do Meridiano de Greenwich possui 0º de longitude e, da mesma forma, qualquer ponto localizado ao longo da Linha do Equador possui 0º de latitude.

Como podemos observar no mapa abaixo, as latitudes variam entre 0 e 90º entre Norte e Sul e as longitudes variam entre 0 e 180º entre Leste e Oeste.

E a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich estabelecido como o principal ______________________ do planeta?

Mapa com as latitudes e longitudes do planeta

Observando os pontos marcados no mapa, podemos elencar as suas latitudes e longitudes, sem se esquecer de mencionar os hemisférios  aos quais elas pertencem.

Ponto A: 30º Sul (ou -30º) de Latitude e 30º Oeste (ou -30º) de Longitude.

Ponto B: 40º Norte de Latitude e 90º Leste de Longitude.

Dessa forma, podemos perceber a importância das coordenadas para a localização em qualquer parte do mundo. Elas são muito utilizadas pelos Sistemas de Posicionamento Global (GPS) e por profissionais de transportes aéreo, marítimo, entre outros.

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, principal ______________________ da Terra. Além disso, ______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich, estabelecido como o principal ______________________ do planeta.

A alternativa que melhor completa as lacunas acima é:

a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de localização.

b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de localização.

c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano.

d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo.

e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo.

RESPOSTA: C

1 ALUNO(A): ATIVIDADE INSTRUMENTAL PROFESSOR(A): EMILLY AMORIM DATA: / /2017 DISCIPLINA: GEOGRAFIA 6º A ( ) B ( ) C...

A evolução do conhecimento

Colégio Einstein® ATIVIDADE

INSTRUMENTAL

ALUNO(A):

PROFESSOR(A): EMILLY AMORIM DISCIPLINA: GEOGRAFIA

DATA:

/

/2017

6º A ( ) B ( ) C ( )

Orientação no Espaço Geográfico e Coordenadas Geográficas

Formas de Orientação no Espaço Geográfico Desde os primórdios da humanidade, a orientação no espaço sempre foi elemento presente na vida dos homens. Seja para procurar abrigo e alimentação, seja para mapear estratégias de combate na guerra. Dentre os instrumentos usados para se orientar no espaço podemos citar: astrolábio, quadrante e bússola (rosadosventos).

Orientação Pelo Sol Uma das maneiras de orientação mais antigas conhecidas pelo homem é a orientação pelo Sol. Uma vez que se conhece o movimento aparente do Sol, sabe-se que o Sol nasce ao leste e se põe no oeste. Se você estender seu braço direito para o nascente e o esquerdo para o poente, na sua frente estará o norte e às suas costas o sul.

1

Colégio Einstein®

A evolução do conhecimento

Orientação Pelas Estrelas Durante as noites de céu claro é possível orientar-se pela posição das estrelas e constelações, pequenos grupos de estrelas. No hemisfério Sul, pela Constelação do Cruzeiro do Sul, é possível identificar o ponto cardeal Sul. Identifique o maior eixo da constelação, prolongue-o três vezes e meia e desça em linha reta até o chão, esta posição é o sul. No hemisfério Norte é utilizada a Estrela Polar, que sempre está indicando o Norte.

Orientação Pela Bússola Uma bússola é um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético terrestre. E o que faz essa agulha apontar para o norte magnético é a poderosa, força invisível chamada Magnetismo. A Terra é um imã gigante. Apesar de o magnetismo ter sido descoberto há muito tempo, a sua utilização como auxiliar de orientação é bastante recente. Descobriu-se que o minério de ferro magnetizado, quando colocado num pedaço de madeira a flutuar num recipiente com água, girava e adquiria sempre uma posição fixa. Por esse motivo a bússola é um instrumento extremamente confiável pois ela sempre aponta para a direção norte, podendo assim sempre descobrir os outros pontos cardeais através da localização exata do norte.

2

Colégio Einstein®

A evolução do conhecimento

Orientação pelo GPS Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) são pequenos instrumentos que pelo contato com satélites artificiais podem determinar as coordenadas geográficas, altitude e orientação de qualquer ponto na superfície da Terra.

Coordenadas Geográficas Importância e Aplicação As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Suas coordenadas são a latitude e a longitude e o princípio utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos). Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) equivale a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau por sua vez divídi-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos. Os paralelos são linhas paralelas ao Equador, sendo que a própria linha imaginária do Equador é um paralelo. O 0º corresponde ao equador, o 90º ao polo norte e o -90º ao polo sul.

Os meridianos são linhas perpendiculares ao Equador que vão do Polo Norte ao Polo Sul e cruzam com os paralelos. Todos os meridianos possuem o mesmo tamanho e o ponto de partida para a numeração dos meridianos é o meridiano que passa pelo observatório de Greenwich, na Inglaterra. Logo, o meridiano de Greenwich é o meridiano principal (0°). A leste de Greenwich os meridianos são medidos por valores crescentes até 180º e, a oeste, suas medidas são decrescentes até o limite de -180º.

3

A evolução do conhecimento

Colégio Einstein®

A partir dos meridianos e paralelos, foram estabelecidas as coordenadas geográficas que são medidas em graus e, a partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto da superfície da Terra.

Latitude Latitude é o ângulo formado entre o Equador e um ponto estimado. Todos os pontos do Equador possuem latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador têm latitudes maiores que 0º variando até 90º que é a latitude do pólo geográfico norte. Da mesma forma variam as latitudes ao sul do equador terrestre, desde 0º a 90º, latitude do pólo geográfico sul. Para se diferenciar os valores, atribui-se sinal positivo para as latitudes norte e negativo para as latitudes sul.

Longitude O ângulo formado entre o meridiano que passa por determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A longitude medida de 0 a 180, para leste ou para oeste de Greenwich. Por convênio, atribui-se também sinais para as longitudes: negativo para oeste e positivo para leste.

4

Colégio Einstein®

A evolução do conhecimento

Latitude e Longitude Ao termos os valores da latitude e da longitude de um local desejado, teremos determinado as coordenadas geográficas do mesmo.

5

A evolução do conhecimento

Colégio Einstein®

Malha de referência de coordenadas geográficas

As Zonas da Terra

Para regionalizar as áreas similares quanto ao recebimento de luz solar, o globo terrestre foi classificado em cinco zonas térmicas, que são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas, essa apresenta no norte e no sul, que ocorre também nas zonas polares

. 6

A evolução do conhecimento

Colégio Einstein®

Zonas Polares: os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto, as temperaturas são as mais baixas da Terra. Zonas temperadas: os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas. Zona tropical: áreas que recebem luz solar de forma praticamente vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas, conhecida como zona tórrida do planeta.

Atividades QUESTÃO 01 Sabendo-se que, a oeste do Meridiano de Greenwich, ocorre a diminuição de uma hora a cada 15º de longitude e, a leste dessa linha, ocorre o aumento de uma hora a cada 15º de longitude. Portanto, se em Londres (Inglaterra) são 12 horas, qual a hora em Brasília localizada no 3º fuso a Oeste e em Tóquio (Japão) localizado no 9º fuso a leste.

a) b) c) d) e)

Brasília 11h 10h 9h 15h 9h

Tóquio 19h 21h 21h 3h 20h

QUESTÃO 02 Sendo em Londres a 0º de longitude 20 horas que horas serão em 90º Oeste e 75º Leste? a) b) c) d) e)

13 horas em 90º oeste e 5 horas em 75º Leste. 6 horas em 90º Oeste e 1 hora em 75º Leste. 12 horas em 90º Oeste e 15 horas em 75º Leste. 14 horas em 90º Oeste e 1 hora do dia seguinte em 75º Leste. 10 horas em 90º oeste e 23 horas em 75º Leste.

QUESTÃO 03 Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relógios permaneceram adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa a) incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde, horário em que os bares e restaurantes são mais frequentados. b) diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma melhor distribuição da demanda entre o período da manhã e tarde. c) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época. d) responder a uma exigência das industrias, possibilitando que elas realizem um melhor escalonamento das férias de seus funcionários. e) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de chuvas, abundante nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário. QUESTÃO 04

7

Colégio Einstein® A evolução do conhecimento Os fusos horários são uma consequência do movimento de rotação do nosso planeta. Em relação a esse fenômeno analise as informações abaixo:

I. Todos os lugares localizados a Oeste do meridiano de Greenwich tem suas horas adiantadas em uma hora em relação a Londres meridiano inicial. II. Todos os lugares situados em um mesmo meridiano possuem a mesma hora. III. O Brasil apresenta atualmente 3 fusos horários. IV. O meridiano de 180º é chamado de Linha internacional de Data. É, por convenção internacional, o meridiano que determina a mudança de data. V. Todos os lugares situados a Leste de um determinado ponto veem o Sol nascer mais cedo. Pela análise realizada são verdadeiras apenas: a) b) c) d) e)

II-IV-V I-II II-IV I-III-V III-V

QUESTÃO 05 A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que não indica um dos fenômenos de movimentação terrestre: a) rotação b) nutação c) precessão dos equinócios d) inclinação e) revolução QUESTÃO 06 Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente, a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias. e) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes. QUESTÃO 07

O deslocamento do periélio é registrado como um dos movimentos da Terra, mas não é tão lembrado por dois motivos: não exerce uma influência tão grande sobre a vida no planeta e também por apresentar um ciclo muito longo, que totaliza os 21 mil anos. Mas, afinal, o que é o periélio? a) é a forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio eixo. b) é o movimento aparente da Terra ao longo do universo. c) é o eixo da translação terrestre. 8

Colégio Einstein® d) é a distância mínima da órbita terrestre em relação ao sol. e) é a distância máxima da órbita terrestre em relação ao sol.

A evolução do conhecimento

QUESTÃO 08

Marque a alternativa correta sobre as quatro estações do ano. a) As estações do ano são bem definidas em todo o planeta. b) O outono é a estação do ano que recebe maior quantidade de radiação solar. c) O verão é a estação do ano que começa com o término do outono e antecede a primavera. d) O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital, é responsável pelas estações do ano. e) As estações do ano não alteram a dinâmica natural de um determinado local. QUESTÃO 09

Analise as afirmativas e marque a alternativa que NÃO corresponde a uma característica do inverno. a) O inverno é a estação que registra as menores temperaturas. b) O inverno é a estação do ano que antecede a primavera. c) As noites são mais longas que os dias durante o inverno. d) o inverno não ocorre ao mesmo tempo em todos os lugares da terra. e) O inverno tem início com o término do verão. QUESTÃO 10

“Sucessão dos dias e das noites, interfere na circulação atmosférica e nas correntes marítimas, achatamento dos polos e levou a criação dos Fusos Horários.” Este importante movimento é conhecido por: a) Translação b) Gravitacional c) Rotação d) Solstício e) Equinócios QUESTÃO 11

São chamados de equinócios: a) Período do ano em que os hemisférios Norte e Sul são iluminados pelo sol de forma desigual, correspondendo ao início do inverno e ao verão. b) Período do ano em que os hemisférios Norte e Sul são igualmente iluminados pelo sol e nos quais acontece a primavera e o outono. c) Dia em que o sol está em zênite e as temperaturas são mais elevadas. Marca também dias e noites iguais. d) Ocorre no Hemisfério Sul nas seguintes datas correspondentes ao outono e primavera: 23/09 e 21/03 e) A forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio eixo. QUESTÃO 12 Devido à inclinação do eixo terrestre e ao movimento de translação, a Terra ocupa durante o ano, diferentes posições em relação ao Sol, ocorrendo os:

9

Colégio Einstein® a) Solstícios e Equinócios b) Verão e Inverno c) Outono e Primavera d) Luz e Calor e) Temperatura e Luz Solar

A evolução do conhecimento

QUESTÃO 13

I - Rotação: é o movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo e tem duração de 23 horas 56 minutos e 4 segundos. II – Translação: é o movimento que a Terra faz em torno do sol e tem duração de 366 dias e seis horas. III – Como existe diferença entre a duração do ano e o movimento de rotação, a cada 4 (quatro) anos é feita uma correção no calendário, ocorrendo assim o ano bissexto, que tem 365 (trezentos e sessenta e seis) dias, com 29 (vinte e nove) dias no mês de janeiro. Com base nas informações acima, analise as alternativas e marque a ÚNICA CORRETA: a) A alternativa II é falsa devido ao movimento ter uma duração de 366 dias 6 horas e 48 minutos. b) O único erro que existe na alternativa III é que a correção é feita no mês de fevereiro. c) Todas as alternativas acima contêm informações equivocadas. d) A alternativa I é verdadeira porque ao final das 23h, 56m e 4s faz-se uma correção dos minutos em relação ao giro da terra para dar as 24 horas. e) todas estão corretas QUESTÃO 14 Assinale a alternativa que não representa uma função das coordenadas geográficas: a) localizar os hemisférios de uma determinada área b) estabelecer noções relativas de distância c) empreender a proporção entre uma área territorial e sua representação cartográfica d) encontrar a exata posição de um determinado ponto no mapa. e) localizar qualquer ponto na superfície da terra. QUESTÃO 15 Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas. O texto acima faz referência: a) à Linha do Equador b) à Linha Internacional de Data c) ao Trópico de Câncer d) à Linha Internacional dos Fusos Horários

e) ao Meridiano de Greenwich QUESTÃO 16 Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: 10

Colégio Einstein® A evolução do conhecimento I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo irrelevante para se precisar os graus de latitude. II. ( ) As longitudes são equivalentes aos meridianos e as latitudes são equivalentes ao paralelos. III. ( ) O ponto situado nas coordenadas Latitude -15º e Longitude -20ºencontra-se nos hemisférios austral e ocidental. IV. ( ) O território brasileiro encontra-se em dois hemisférios diferentes. O ordenamento correto das questões acima é: a) F-V-V-F b) V-F-F-V c) F-V-F-V d) V-V-V-F e) F-F-V-F QUESTÃO 17 As coordenadas geográficas são extremamente importantes no sentido de apontar a localização precisa de qualquer ponto existente sobre a superfície terrestre. Elas constituem-se a partir da combinação de uma série de elementos que envolvem linhas imaginárias e sistemas de medidas. Assinale, a seguir, a alternativa que NÃO apresenta um desses elementos. a) Latitude b) Meridianos c) Amplitudes d) Paralelos e) Longitudes QUESTÃO 18 Observe as coordenadas geográficas apontadas no mapa a seguir e julgue as afirmativas:

Mapa das coordenadas geográficas mundiais I. Os pontos A e B encontram-se nos mesmos hemisférios. II. As coordenadas do ponto D são 60º e -120º. III. As coordenadas do ponto C são -20º e -30º. IV. O ponto B possui 0º de latitude. V. O ponto D encontra-se apenas no Hemisfério Norte. Sobre as afirmativas acima: a) Todas estão corretas b) Apenas II e III estão corretas c) Apenas a V está incorreta d) Apenas I e IV estão incorretas 11

A evolução do conhecimento

Colégio Einstein® e) Todas estão incorretas QUESTÃO 19

As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico sobre a superfície do nosso planeta. Observe a malha de referência:

1. 2. 3. 4. 5.

O ponto A e está a 45º de latitude Sul e 15º de longitude Oeste. Os pontos G e D estão no mesmo paralelo obtendo a mesma latitude 30º Norte. O ponto B está a 60º de latitude Sul e 15º de longitude Oeste. O ponto C está a 30ºº latitude Norte e 30º de longitude Oeste. O ponto E está a 45º de latitude Sul e 75º de longitude Oeste.

Pela análise realizada está correto o que se afirma em: a)

I, IV, V b)

I, II c)

III, IV

d)

I, III, IV

e)

II, III, V

QUESTÃO 20 ______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, principal ______________________ da Terra. Além disso, ______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich, estabelecido como o principal ______________________ do planeta. A alternativa que melhor completa as lacunas acima é: a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de localização. b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de localização. c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano. d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo. e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo. QUESTÃO 21 Analise dois mapas do Brasil, sendo que o mapa “A” tem escala de 1/10.000.000 e o mapa “B”, escala de 1/50.000.000. Assinale a alternativa correta. a) Ambos os mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes. b) O mapa “A” apresenta menor riqueza de detalhes que o mapa “B”. c) O mapa “A apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa “B”. d) O mapa “B” é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa “A”. e) Os dois mapas possuem o mesmo tamanho 12

O que é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich?

Assim, longitude é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. A longitude pode ser Leste (L) ou Oeste (O) e vai de 0º a 180º.

É a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich estabelecido como o principal ______________________ do planeta?

Longitude: é a distância em graus medida entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich, estabelecido como o meridiano de 0º.

É a distância em graus em relação ao Meridiano de Greenwich?

A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W).

Qual é a distância em graus de qualquer ponto da Terra?

A latitude é sempre a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Essa linha imaginária é importante porque se encontra em exata distância entre os dois polos do nosso planeta.