É a quantidade de calor necessária para alterar em 1 c a temperatura da massa total de um corpo?

O calor pode ser definido como a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura existente entre eles. Essa energia sempre flui do corpo de maior para o de menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido, isto é, as temperaturas dos corpos sejam iguais.

Na imagem a seguir, o corpo A possui inicialmente temperatura maior que a do corpo B (TA > TB), por isso, o calor passa de A para B.

É a quantidade de calor necessária para alterar em 1 c a temperatura da massa total de um corpo?

Tipos de calor

Dependendo do que ocorre com um corpo qualquer ao receber calor, essa grandeza poderá ser denominada de calor sensível ou latente.

→ Calor sensível: Quantidade de calor que é retirada ou fornecida a um corpo e é capaz apenas de gerar variação de temperatura. A determinação da quantidade de calor sensível é feita pela equação a seguir:

É a quantidade de calor necessária para alterar em 1 c a temperatura da massa total de um corpo?

  • QS= Quantidade de calor sensível;

  • m = Massa da substância aquecida ou resfriada;

  • c = Calor específico da substância, isto é, a grandeza que determina a quantidade de calor necessária para que 1 g da substância eleve a sua temperatura em 1°C;

  • Δt = Variação de temperatura.

→ Calor latente: Quantidade de calor que é fornecida ou retirada de um corpo e gera mudança de estado físico. Para que o calor seja denominado de latente, é necessário que o corpo esteja na temperatura exata da mudança de estado físico. A determinação da quantidade de calor latente é dada pela equação abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É a quantidade de calor necessária para alterar em 1 c a temperatura da massa total de um corpo?

  • QL= Quantidade de calor latente;

  • m = Massa da substância aquecida ou resfriada;

  • L = Calor latente da substância, isto é, grandeza que determina a quantidade de calor necessária para que 1 g da substância mude o seu estado físico.

Existe um comportamento característico das substâncias quando estão em aquecimento. Para entendermos isso, imagine uma determinada quantidade de gelo a uma temperatura inicial de -10°C. Ao iniciar o aquecimento, todo o calor fornecido é utilizado pela substância para elevar a sua temperatura e atingir o ponto de fusão (0°C).

Nesse processo, o calor fornecido é do tipo sensível. Ao atingir o ponto de fusão, a transformação de gelo em água é iniciada. Agora o calor recebido deixa de ser utilizado para o aquecimento do corpo e passa a ser usado para a mudança de fase. Durante esse processo, o calor é chamado de latente e a temperatura do elemento é mantida constante. Caso semelhante ocorre quando a água atinge o ponto de ebulição. Para saber mais, leia o texto Curvas de aquecimento.

É a quantidade de calor necessária para alterar em 1 C a temperatura da massa total de um corpo?

O calor específico (c) é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor que produz uma variação térmica, sendo uma característica de cada material. Dessa forma, ele determina a quantidade de calor necessária para a variação de 1 °C de 1g da substância.

É a quantidade de calor necessária para alterar o estado físico da unidade da massa de um corpo?

L = Calor latente da substância, isto é, grandeza que determina a quantidade de calor necessária para que 1 g da substância mude o seu estado físico.

Qual o nome dado a quantidade de calor necessária para alterar a temperatura de 1 g de uma substância em 1 grau Celsius?

A capacidade de calor específico ou calor específico é definido como a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 g de uma substância em 1 grau Celsius.

O que é o calor específico de um corpo?

Calor específico é um dos conceitos da calorimetria que estuda as trocas de energia e os fenômenos relacionados a transferência de calor entre os corpos. Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau.