É dever do condutor dar passagem pela esquerda?

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?

Marcelo 25 de novembro de 2022

O artigo não cita que é necessário dar passagem imediatamente (essa situação só com veículos oficiais com luzes e sirene ligados), se estou na esquerda no limite da via posso esperar a pista da direita ficar livre para dar passagem na esquerda.

O que acontece é que as vezes fico na esquerda no limite da via pois a pista da direita está toda ruim ou com fluxo de caminhões. Do nada surge um elemento a 200kmh colocando em risco a segurança de todos, eu não abro imediatamente para quem está a 200kmh passar. Espero a pista ficar livre pra não precisar reduzir a velocidade ou assumir risco (o veículo a 200 pode rodar adiante e você ficar na direita atrás de um caminhão é um sério risco). Recebi essa orientação em curso da PRF.

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?

Rodrigo MARTINIANO 3 de outubro de 2022

>> OS “NAVALHAS” <<
Pois é!
Se tem algo bastante aborrecido no trânsito são os “navalhas”, insistentes em desocupar a faixa da esquerda, na maioria das vezes “dirigindo” abaixo da velocidade máxima permitida, e atente, pois os “navalhas” são perigosos, primeiro por não saber dirigir de verdade, segundo porque pensam ter razão, sempre e SEMPRE na sua rematada imbecilidade!
Aliás, existe outro vício de direção comum aos “navalhas”, qual seja, o de não respeitar o poste-imaginário nas conversões para a esquerda nas ruas de mão dupla: eles avançam sobre a faixa da direita (da rua de mão dupla) sem qualquer cuidado, havendo “totó” entre os carros eles fogem do local.
Eu acredito ser necessário um modo mais eficaz de conceder carteira-de-motorista, por exemplo, examinando a sanidade mental do candidato no lidar com o Código de Trânsito.
. . . . .

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?

Fabio Felix de Melo 1 de outubro de 2022

Já estou fora de SP faz tempo, na minha época andávamos por aí no limite da via, mas tem tanto radar em sp que o povo prefere fazer trânsito a tomar um assalto do Detran. Mas deixa lembrar uma coisa, quem movimenta o comércio aí na sua cidade é o dinheiro suado do Paulista, senão vocês não teriam metade do que tem de cidade….

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?

Anderson 30 de setembro de 2022

Importante ressaltar nessa reportagem o porque de sempre dar a preferência a quem pede ultrapassagem, a possibilidade do motorista estar levando alguém com urgência para o pronto-socorro… Então por mais que o da frente esteja a 200km/h, e alguém pedir ultrapassagem, sempre conceda, você não sabe o que esta acontecendo no carro de trás

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?

Fabio Felix de Melo 1 de outubro de 2022

Assim como pode ser um marginal que vai te jogar pra fora da estrada ou até atirar em ti por não dar passagem. Já passei de ver um veículo na av. Do estado fazendo barbaridades, dei a passagem e liguei pra polícia, a descrição do carro não batia com a placa, resumo, a polícia ficou esperando ele na próxima esquina….

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?

Uberlan Coelho 30 de setembro de 2022

Infelizmente o motorista brasileiro é mal educado e também desconhecem o CNT, fazendo com que a “SETA” se torne um acessório de luxo para o veículo ou algo que ferirá a masculinidade do homem ou a honra feminina se derem ao mudar de faixa.
Não tendo a intenção de atenuar o mal, lamentavelmente nossas estradas sofrem com a falta de manutenção e a faixa da direita é uma das mais prejudicadas (ao menos na minha região, a saber, Itaboraí/RJ) o que obriga o motorista a insistir na permanência, errônea, na faixa de rolagem.

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?

paulo 30 de setembro de 2022

tem um longo trecho onde eu moro que eu uso a faixa da esquerda pois a da direita está em pessimo estado !

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?
Ultrapassagem em local proibido

No trânsito, dar a passagem no momento certo garante não apenas a boa fluidez, mas também a segurança de todos.

Não apenas uma questão de gentileza e educação, dar a passagem também está previsto em nosso Código Brasileiro de Trânsito (CTB) como obrigação do motorista em diversos momentos.

De quem é a Faixa da Esquerda

             O uso da faixa da esquerda, infelizmente, causa inúmeras discussões no trânsito. Alguns motoristas insistem em não dar passagem pela faixa, causando stress nos demais motoristas.

            Segundo o inciso IV do artigo 29 do CTB “quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade”.

            Desta forma, é passível de autuação o motorista que não tomar a pista da direita quando um veículo mais rápido pedir ultrapassagem pela pista da esquerda.

            Aqui cabe uma observação: Muitos motoristas acreditam que se estiver trafegando pela pista da esquerda na velocidade máxima da via, e outro veículo se aproximar pedindo passagem em velocidade superior a via, não é obrigado a dar passagem. Este é um engano, já que nesta situação a regra não muda. O motorista deve permitir a ultrapassagem mesmo assim, e caberá aos órgãos competentes fiscalizar a infração de velocidade do outro veículo. Isto fica claro no artigo 30 do CTB:

Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:
I – se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a da direita, sem acelerar a marcha;
II – se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.
Parágrafo único. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

Ouviu a sirene? Dê passagem!

É dever do condutor dar passagem pela esquerda?
Veículo de socorro sinalizado

Segundo o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro, deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima.

Não seguir a conduta adequada neste caso pode não apenas gerar a penalidade de multa, como também comprometer a vida da pessoa envolvida naquela ocorrência que será atendida, como por exemplo, quem está sendo levado naquela ambulância, ou a pessoa ferida que aguarda socorro.

Para dar passagens a estes veículos, pegue a faixa da direita. Em casos extremos, o motorista pode acessar a calçada momentaneamente ou mesmo ultrapassar o sinal vermelho, desde que não cause risco aos pedestres ou comprometa a segurança da via. Na impossibilidade de levar o veículo para a direita, deverá ser liberado o corredor entre os veículos, ou seja, o meio da pista.

Vale lembrar que além da obrigação de facilitar a passagem dos veículos de emergência, o condutor não pode aproveitar o espaço deixado por eles, e seguir logo atrás. Se aproveitar desta situação é infração grave de trânsito, prevista no artigo 190 do CTB.

Acostamento liberado

 Muitas vezes os veículos de socorro utilizam o acostamento para chegar às ocorrências, podendo se deslocar com mais agilidade em um congestionamento em rodovia, por exemplo.

Por isso, dirigir seu veículo pelo acostamento é considerado infração gravíssima e prevê a perda de 7 pontos na carteira.

Prioridade aos pedestres

O pedestre é a parte mais frágil do trânsito. Por isso o artigo 70 do nosso Código de Trânsito afirma que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica. Neste último caso, será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

Além disso, o Código também prevê uma punição ainda mais rigorosa para aquele que dirige ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública. O motorista pratica infração gravíssima e tem a suspensão do direito de dirigir. 

Relembrar é preciso

Mais informações sobre nossa legislação, normas e boa conduta no trânsito são abordadas em nosso Curso de Reciclagem de Condutores, dedicado àqueles motoristas que atingiram mais de 20 pontos acumulados em sua Carteira Nacional de Habilitação.

O condutor que faz este cursos relembra conceitos importantes de direção e, após a conclusão dos estudos, poderá eliminar os pontos atribuídos.

Neste curso se podem concluir os estudos em apenas 03 dias. Isto significa que  o aluno  pode participar das aulas online diretamente da sua casa.

Acesse o site www.cursosdetransito.com.br para mais informações.

Por: Amanda Silva

O que é considerado deslocamento lateral?

Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

Quem se aproxima pela direita?

c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor. Ou seja, o veículo que se aproximar pela direita, sempre terá preferência. E no caso das rotárias ou rodovias, a preferência é sempre de quem já está circulando (quem chegou primeiro). É importante ressaltar que a avenida não define preferencia de passagem.

O que fazer ao se aproximar de um cruzamento?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve ter atenção especial, transitando em velocidade moderada, de forma que, caso seja necessário, possa parar seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o ...

Quando existirem duas ou mais faixas de circulação no mesmo sentido?

Quando existirem duas ou mais faixas de circulação no mesmo sentido, ficarão as da direita destinadas aos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a ele destinada, e as da esquerda ficarão destinadas ao deslocamento dos veículos em maior velocidade e ultrapassagens.