Por que a energia eólica não é tão difundida no mundo?

Ao contrário das tradicionais fontes de energia, não há significativa utilização da energia solar no Brasil. O governo brasileiro ainda enxerga maior potencial em usinas hidrelétricas, visto que o país é rico em recursos hídricos.

Neste texto, explicaremos o porquê da energia solar ainda ser pouco utilizada no Brasil e como solucionar os desafios pelos quais ela ainda não é largamente explorada.

Por que a energia solar não é largamente explorada no Brasil?

Basicamente, a energia solar não é largamente explorada no Brasil por seu alto custo de aquisição, ainda que a Aneel tenha estabelecido uma Norma Resolutiva 482/2012 em 2013, muitos dos cidadãos não geram a própria energia por não enxergarem a prática como um investimento viável.

Em vista disso, sabemos por quais motivos a energia solar não é largamente explorada no país. Os escassos incentivos governamentais, falta de acesso à informação e a presença predominante de distribuidoras elétricas são os principais responsáveis por esse cenário.

Por que a energia eólica não é tão difundida no mundo?

Vantagens da utilização da energia solar

Com a baixa circulação de notícias sobre energia solar, é importante que você saiba que uma das principais vantagens da energia solar é a possibilidade de reduzir até 95% da sua conta de luz. Muito vantajoso, não é?

E o melhor de tudo é que você poderá retornar com o valor de seu investimento em poucos anos de uso, com uma instalação simples e manutenção mínima necessária!

Além disso, a estimativa é de que a energia solar cresça 44% no país este ano com o impulso de geração distribuída, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Soluções para o alto custo das placas solares

O principal determinante para a compra de sistemas de energia solar fotovoltaica é o financiamento. Sendo assim, muitos brasileiros encontram soluções em bancos como Banco do Brasil, BNDES, Bradesco e outros para a instalação dos equipamentos.

Ainda é possível utilizar o Financiamento para Energia Solar BV calculando o tamanho de seu sistema, de acordo com sua propriedade, e o valor de parcelas para financiá-lo.

Vale lembrar que o cliente deverá levar até seu financiador o orçamento com equipamentos e mão de obra descritos, além do seu comprovante de renda. Suas taxas e períodos de carência podem variar de acordo com cada instituição.

Encontre a solução mais próxima de você com o Portal Solar!

Navegue pelo nosso site e saiba mais sobre a energia solar fotovoltaica. Só aqui você encontra milhares de produtos e instaladores verificados, acesse o nosso mapa de fornecedores e encontre o mais perto de você.

Conheça nosso financiamento para energia solar

Por que a energia eólica não é tão difundida no mundo?

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia. A energia, por sua vez, é utilizada para propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins.

As fontes de energia também possuem relação com questões ambientais, pois, dependendo das formas de utilização dos recursos energéticos, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados.

As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água, podem acabar, dependendo da forma como são usadas pelo ser humano. Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

Por que a energia eólica não é tão difundida no mundo?

Energia eólica

O vento é um recurso energético renovável e, portanto, inesgotável. Em algumas regiões do planeta, sua frequência e intensidade são suficientes para geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, fazendo com que os geradores convertam a energia mecânica produzida em energia elétrica.

Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em razão do alto custo de seus equipamentos. Todavia, alguns países, como Estados Unidos, China e Alemanha, já vêm adotando esse recurso substancialmente. As principais vantagens dessa fonte de energia são a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.

Ainda sim, existem vantagens e desvantagens à esta escolha:

Fonte de energia Vantagem Desvantagem
Energia eólica É considerada uma fonte limpa por não emitir gases poluentes à atmosfera. A instalação de aerogeradores eólicos provoca modificação na paisagem e prejudica a rota imigratória de aves.

Em 2017,  o Departamento de Energia dos EUA (DOE) divulgou a última versão do Relatório Anual do Mercado de Tecnologias Eólicas, que reúne uma grande quantidade de dados para acompanhar as tendências do custo, desempenho e crescimento da energia eólica. O relatório descobriu que a energia eólica dos Estados Unidos continuaria a ser uma das tecnologias de geração de eletricidade de custo mais baixo disponíveis, com o seu preço de energia eólica a longo prazo disponível através de um contrato de compra de energia chegando em cerca de metade do custo esperado e em relação ao de gás natural.

A energia eólica é uma das fontes mais baratas de eletricidade nos Estados Unidos. Enquanto o preço total da energia eólica depende diretamente da velocidade do vento, o exame das tendências nacionais no custo instalado da energia eólica mostra definitivamente que a energia eólica se tornou uma fonte de energia extremamente barata.

Uma das principais barreiras que dificulta a popularização o crescimento da energia eólica é seu preço. As grandes turbinas que transformam a força do vento em eletricidade são caras e só podem ser instaladas em locais específicos, em que o relevo e o vento sejam extremamente favoráveis. Mas, pesquisas são realizadas para reverter isto, como pode-se ver, um grupo de estudantes de Universidade Cornell, nos EUA, desenvolveu o Vibro-Wind, um pequeno aparelho que conta com 25 pequenos painéis, chamados osciladores, que conseguem captar a vibração dos ventos e transformá-la em energia elétrica. O funcionamento é bastante simples: o vento faz com que os osciladores se movam, e esse movimento é transformado em energia por um transdutor, um dispositivo que torna, por meio de mecanismos internos, um tipo de energia em outro – nesse caso, a energia do movimento das turbinas em elétrica.

Você sabia?
A primeira turbina eólica comercial ligada à rede elétrica pública foi implantada na Dinamarca, em 1976. Hoje, existem mais de 30 mil turbinas eólicas em operação em todo o mundo. 

Fontes: Brasilescola | Fundacaoverde | Ecycle | Ccee

Por que a energia eólica não é tão difundida?

Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em razão do alto custo de seus equipamentos. Todavia, alguns países, como Estados Unidos, China e Alemanha, já vêm adotando esse recurso substancialmente.

Por que a energia eólica está se espalhando pelo planeta?

A ausência de emissão de poluentes atmosféricos, como no caso das fontes fósseis de energia, sendo assim uma fonte de energia não poluente. A contribuição para a diversificação da matriz energética mundial por meio da diminuição da dependência de combustíveis fósseis para a geração de energia.

Por que o Brasil não investe em energia eólica e solar?

"O Brasil, devido ao seu clima e à sua superfície, possui um enorme potencial em termos de energia eólica e solar, mas não explora de forma suficiente sua capacidade nessas áreas", afirmou.

Qual o problema da energia eólica?

Assim o aproveitamento dos ventos para geração de energia apresenta, como toda tecnologia energética, impactos ambientais desfavoráveis como, por exemplo: impacto visual, poluição sonora, interferência eletromagnética, mudanças no clima, aumento do efeito estufa, danos à fauna.