É legal morar no Rio de Janeiro?

Eu sou gaúcha, nasci e morei quase toda minha vida em Porto Alegre. Em abril de 2014, me mudei para o Rio. Foi uma decisão bem pensada e planejada. O motivo da mudança? Eu queria muito morar no Rio, só isso! Era um sonho que, no início, parecia distante. Mas decidi ir em busca dele e hoje vivo a vida carioca há quase seis anos. Nesse post, eu divido um pouco das minhas percepções e sensações de morar no Rio. Não há verdades absolutas aqui, é apenas um texto sobre a minha relação com a cidade… 

É legal morar no Rio de Janeiro?

Morro da Urca – 2014

É legal morar no Rio de Janeiro?

Voo de parapente – 2015

A mudança

Quando decidi me mudar para o Rio, muitas pessoas diziam: “nossa, que coragem”. Eu não entendia bem o que elas queriam dizer, rs. Só depois eu percebi que foi preciso coragem sim… Pois eu vim sozinha, sem família, amigos ou namorado. Tinha alguns conhecidos, mas não tinha pessoas muito próximas e essa com certeza foi a parte mais difícil. Lembro de alguns dias que eu pensei “bem que alguém poderia me convidar para fazer alguma coisa, qualquer coisa”… Sou bastante independente, mas em algumas situações não é legal estar sozinha. Porém, foi justamente o fato de estar só que influenciou a minha trajetória no Rio. Já que eu tinha muito tempo disponível e conhecia pouco a cidade, comecei a pesquisar e fazer alguns passeios na minha própria companhia. Num domingo de sol, decidi conhecer a trilha Claudio Coutinho, que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca. Era final do inverno e o pôr do sol foi absurdamente lindo. Fiquei tão encantada… Tirei várias fotos e alguns dias depois decidi criar um perfil no Instagram para publicar minhas imagens e dicas do Rio, a primeira delas com certeza seria o entardecer no Morro da Urca, acompanhada do texto que falava do acesso por trilha – e foi assim que nasceu o Vida Carioca!

É legal morar no Rio de Janeiro?

Boteco pós praia – 2015

É legal morar no Rio de Janeiro?

Olimpíadas – 2016

Os cariocas

Aos poucos, as coisas foram se ajeitando. Conheci algumas pessoas, fui fazendo amizades e cada vez me sentia pertencendo mais ao Rio. Na minha percepção, os cariocas são bastante receptivos! Estão acostumados com pessoas de fora, já que o Rio é uma cidade turística e cosmopolita. Assim, todo grupo na beira da praia está disposto a receber alguém diferente. Depois da praia vem o barzinho (famoso pós praia) e entre um chope e outro, o povo carioca acolhe quem é novo na cidade. Só não vale ficar chateado quando você não recebe convites para ir na casa dos amigos, rs. Isso é algo bem diferente para mim, já que na minha cidade natal (Porto Alegre), a principal programação era frequentar casa de amigos e familiares e convidá-los para minha casa… No Rio, conto nos dedos as vezes que alguém me convidou para ir na sua casa. Mas acho que não se pode culpar os cariocas por isso. Com uma cidade linda, praia, mil opções de eventos, bares e restaurantes… Por que ficar em casa? Só se estiver chovendo. Nesse caso, nem convide cariocas para sair, você vai perder seu tempo. Outro conselho que dou é sobre a pontualidade. Isso raramente existe no Rio, rs. Se você ficar irritado a cada vez que uma pessoa se atrasar, só será ruim para você mesmo! Entenda o ritmo da cidade, não tente mudar as coisas.

É legal morar no Rio de Janeiro?

Praia do Leblon – 2015

É legal morar no Rio de Janeiro?

Morro Dois Irmãos – 2016

Os sotaques

Tem pessoas que me perguntam quais são as diferenças entre a vida no Rio e a vida em Porto Alegre… Tudo, absolutamente tudo é diferente! Na minha opinião, a cultura é tão diferente que parece quase outro país. Só que com a mesma língua. Quer dizer, mais ou menos… Porque muitas expressões gaúchas não são entendidas aqui – quem vier do Sul, nem pense em falar “atucanado”, “indiada”, “chavear a porta”. Os cariocas simplesmente não sabem o significado disso! Por outro lado,  esteja preparado para ouvir “cara” em todo o início de frase (mesmo que você seja mulher e a pessoa esteja se dirigindo exclusivamente a você). E é bom acostumar o ouvido para conseguir traduzir as gírias, porque carioca ama se comunicar com gírias, rs. Eu que sempre gostei do sotaque carioca, continuo ainda achando o máximo o jeitinho chiado de falar. Porém, não perdi absolutamente nada do meu sotaque gaúcho. Isso faz com que 99% das pessoas que me conhecem digam nos primeiros cinco minutos: “você é gáucha, né?”. Logo depois, é comum que elas tentem imitar o sotaque, acham que estão fazendo uma piada super original (me desculpe quem faz isso, mas é que a piada já tá meio batida, rs) e em seguida dizem “adoro esse sotaque”. Confesso que no início eu me incomodava um pouco, mas hoje eu acho graça! Também acho que essa questão do sotaque é muito pessoal, alguns “pegam no ar” o jeito de falar, outros não… Mas o fato é que isso sempre acaba sendo assunto por aqui.

É legal morar no Rio de Janeiro?

Pedra da Gávea – 2017

É legal morar no Rio de Janeiro?

Samba com amigas – 2017

O bairro

No Rio, as pessoas costumam fazer a pergunta “onde você mora?” no início de uma conversa. Eu moro em Copacabana, desde que cheguei aqui (embora tenha mudado de apartamento algumas vezes, sempre fiquei pelo bairro).  Vim para o Rio com a expectativa de viver perto da praia e isso realmente é maravilhoso! Poder correr no calçadão ou aproveitar uma brecha no dia para um mergulho rápido é algo que me faz agradecer constantemente. Também acho o bairro muito bem servido de transporte público – eu não tenho carro e uso táxi/uber quase só à noite. Durante o dia, ando de metrô e ônibus. Acho bem fácil, tranquilo e me sinto segura, nunca tive problema algum. Apesar de saber que a violência aumentou desde que cheguei aqui, eu nunca fui assaltada. Faço muitas coisas sozinha, inclusive vou e volto caminhando da praia à noite (costumo correr nesse horário). Novamente comparando com Porto Alegre, diria que tenho mais liberdade e me sinto mais segura no Rio. Lá, eu não poderia caminhar à noite em lugar algum. Aqui, tenho basicamente dois cuidados: evito estar com o celular na mão e não uso correntinhas que possam parecer joias. Também preciso dizer que amo o clima de Copacabana, que muitas vezes lembra uma cidade de interior: senhoras na rua de roupão, feira durante a semana, pessoas jogando cartas na praça ou tomando uma cerveja no boteco a qualquer hora do dia. Copa é o meu bairro do coração! Mas conheço pessoas que moram na Tijuca, no Leblon, em Botafogo, no Flamengo, em Vila Isabel, no Jardim Botânico, no Grajaú e em muitos outros lugares – e não trocam por nada. Numa cidade tão grande, cada bairro tem seus encantos e particularidades, tem bastante lugar legal para morar no Rio.

É legal morar no Rio de Janeiro?

Maratona do Rio – 2018

É legal morar no Rio de Janeiro?

MAC Niterói – 2018

Os prós e os contras

Acho que o Rio de Janeiro é uma cidade diferente de todas as outras que já conheci… É uma cidade muito grande, uma metrópole. Mas, ao mesmo tempo, possui inúmeros pontos de beleza natural que poderiam estar escondidos num lugar de difícil acesso e estão logo ali! Isso me deixa, de fato, muito encantada. Eu sou apaixonada pelo Rio, o que não significa que eu não enxergue o seu lado negativo. Pelo contrário, eu sempre coloco tudo na balança e o lado positivo é o que sobressai para mim. Eu vejo diariamente a desigualdade social (ela salta aos nossos olhos e dá uma dor no coração), a segurança é cada vez mais precária, o trânsito é infernal, o calor do verão é capaz de desanimar. Só que a praia está ao alcance de todos, a natureza acalenta o coração, a música e a cultura aparecem em todos os lugares… E, acima de tudo, acho que existe uma vibe carioca, algo meio inexplicável, que faz a gente valorizar a vida. Pelo menos é assim que eu me sinto a cada dia vivendo no Rio! Já são quase seis anos e não deixo de vivenciar uma sensação boa por morar nessa cidade de contrastes, que me deixa sem fôlego por vários motivos… Seja pelo pôr do sol de cinema, pela vida corrida demais (ô lugar agitado, nunca dá tempo de fazer tudo!), pelo aperto de ver pessoas em situação de pobreza extrema, pelo receio de ser uma vítima da falta de segurança. Pois é, esse Rio de Janeiro é um turbilhão de emoções!

É legal morar no Rio de Janeiro?

Rapel na Floresta da Tijuca – 2018

É legal morar no Rio de Janeiro?

Mureta da Urca – 2019

Enfim, acho que morar no Rio é incrível… Constantemente (para não dizer diariamente) me pego pensando o quanto foi bom ter vindo em busca desse sonho. Mas também entendo que não é para qualquer um, há várias pessoas que não gostam. Por isso, uma mudança tem que ser bem pensada. E a realidade é que cada um só saberá como vai se sentir quando estiver vivendo o dia-a-dia carioca. Estar no Rio de férias é bem diferente de morar no Rio. Morando aqui, eu não vou à praia nem assisto ao pôr do sol todos os dias. Não dá para jogar conversa fora no boteco ou curtir a intensa vida noturna da cidade sete dias por semana. Mas ter ao alcance tudo que essa cidade oferece me faz feliz!

Além disso, me parece que gaúchos e cariocas tem uma boa conexão… Costumo ser muito bem tratada pelo povo carioca (tanto os cariocas de nascença como os cariocas de coração, que assim como eu adotaram o Rio como sua cidade), o que certamente colabora para que eu me sinta tão bem por aqui. Então, termino o texto com um sincero MUITO OBRIGADA ao Rio e a todas as pessoas de bem que cruzaram meu caminho na minha vida carioca. Que venham mais muitos anos morando nessa cidade maravilhosa! ❤️

É legal morar no Rio de Janeiro?

Desfile da Mangueira – 2019

É legal morar no Rio de Janeiro?

Surfe no Arpoador – 2019

  • Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart. Publicado em 25/01/18 e atualizado em 01/03/20.

__________________________________________________

  • Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

É bom viver no Rio de Janeiro?

O morar no Rio de Janeiro é sonho de muita gente. A cidade é o maior destino internacional do Brasil, com o segundo maior PIB. A Cidade Maravilhosa é dinâmica, com belas praias, repleta de passeios inesquecíveis e um maravilhoso clima tropical, mas também há cerca de 6 milhões de pessoas em busca de moradia!

Quanto é necessário para viver no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é bem caro. Uma das cidades mais caras que já morei. Isso inclui aluguel – prepare-se para pagar cerca de 3000 reais (aluguel + Condomínio) num apartamento pequeno e sem vaga de garagem na Zona Sul. Mercado, restaurantes, isso também costuma ficar acima da média do custo de outras cidades no Brasil.

Quais as vantagens e desvantagens de morar no Rio de Janeiro?

Além disso, por ser um dos principais destinos internacionais no Brasil, a cidade apresenta um ar cosmopolita, com atrações e entretenimento para os mais variados gostos e um grande complexo hoteleiro. Já na parte das desvantagens, não tem como deixar de lado o problema da segurança pública que afeta o estado.

Quais os pontos negativos do Rio de Janeiro?

O patrimônio histórico-cultural, a beleza das paisagens e o charme da cultura popular foram considerados as qualidades do Rio de Janeiro. A falta de saneamento ambiental, as deficiências da rede de transporte e as desigualdades sociais e espaciais foram apontados como os aspectos negativos.