É normal a menstruação ficar desregulada depois de parar o anticoncepcional?

  • Homepage
  • Serviços
  • Anticoncepção
  • A Menstruação Atrasa Ou Continua Regulada Após Parar De Tomar Anticoncepcional Oral Por Um Tempo?

2 respostas

A menstruação atrasa ou continua regulada após parar de tomar anticoncepcional oral por um tempo?

Olá. Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associada a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
A menstruação poderá retornar ao padrão habitual de antes do início do anticoncepcional.
Deseja uma gravidez? Faça os seus exames periódicos e de rotina. Use o ácido fólico.
Não deseja engravidar? Discuta a sua anticoncepção mesmo antes da menstruação normalizar. Não corra o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

É normal a menstruação ficar desregulada depois de parar o anticoncepcional?

Mesmo na ausência do anticoncepcional,a menstruação não é para atrasar.Porém,cada mulher têm um ciclo menstrual diferente.É importante investigar junto ao seu ginecologista se esse "atraso" é normal ou reflexo de alguma patologia.

  • Tomo Elani 28, ha 5 meses, pois tenho adenomiose e miomas que me causam intenso sangramento com muitos coagulos. O fato é que com 5 cartelas tomadas o sangramento ocorre diariamente, dias mais intensos outros com menor intensidade, mas sangro todos os dias. Sera que eu deveria mudar a medicação ou partir…
  • Falta 5 dias pra acabar a segunda cartela da ciclo 21 tive relação sem preservativo e meu esposo fez ejaculação dentro, tem chances de eu engravidar?
  • Boa noite já faz um quase dois meses que tô tomando anticoncepcional pérola, mais depois que comecei, tem um mês que tô menstruada, isso é normal ?
  • Eu usava o minulet, mas ele saiu de circulação, o iumi faz o mesmo efeito, com a mesma eficácia?
  • anticoncepcional pérola é eficaz para prevenir uma gravidez indesejada ou serve somente para o período de amamentação?
  • Esqueci de tomar o anticoncepcional de 24 dias no 21º dia. O que fazer ? Não deu 24h ainda
  • Tomo anticoncepcional há 5 meses e tive relação desprotegida no que seria meu período fértil. Minha menstruação não desceu durante a pausa (nunca aconteceu antes). Corro risco de gravidez?
  • Eu estava tomando a primeira cartela do anticoncepcional porém em horários diferentes e tive relaçao sem camisinha na pausa de 7 dias, posso estar grávida?
  • Tomei somente 3 dias de anticoncepcional e tive relação sexual, corro o risco de engravidar??
  • Fiz sexo um dia antes da ovulação,tomei a pílula com 12 horas depois no dia da ovulação posso está grávida? E tenho ovário policístico

Nossos especialistas responderam a 1005 perguntas sobre Anticoncepção

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem um ritmo semelhante todos os meses, dificultando a identificação do período fértil e do melhor período para engravidar. A menstruação irregular é mais comum de acontecer no início ou fim da vida reprodutiva devido às alterações hormonais comuns nesses períodos.

Além disso, a menstruação irregular pode acontecer também como consequência de transtornos alimentares, estresse, excesso de atividade física, doenças ginecológicas ou alterações na produção de hormônios.

Assim, caso sejam notadas alterações no ciclo menstrual, o que se deve fazer é marcar uma consulta com o ginecologista para que seja feita uma avaliação e sejam indicados exames que ajudem a identificar a causa da menstruação irregular e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado. Conheça os principais exames indicados pelo ginecologista.

Algumas das principais causas de menstruação irregular são:

1. Início ou fim da vida reprodutiva

Tanto no início quanto no final da vida reprodutiva é possível que a menstruação fique mais irregular, isso porque nesses períodos as variações hormonais são maiores, interferindo diretamente no ciclo e fluxo menstrual.

O que fazer: Nas duas situações é importante que o ginecologista seja consultado, no entanto quando a menstruação irregular acontece no início da vida reprodutiva é normalmente apenas recomendado que a adolescente observe o fluxo e período que o ciclo acontece com o objetivo de avaliar se há regularização ao longo do tempo, indicando ao ginecologista qualquer alteração que possa ter acontecido.

Por outro lado, no fim da vida reprodutiva, que corresponde ao período de pré-menopausa e menopausa, o ginecologista pode indicar a realização da terapia de reposição hormonal, pois nesse período é comum que surjam outros sintomas relacionados com a variação hormonal. Veja o que fazer para aliviar os sintomas da menopausa.

2. Mudanças na pílula anticoncepcional

O uso da pílula anticoncepcional é uma forma prática de tornar a menstruação regular, pois deixa os níveis hormonais estáveis e de acordo com o uso dos comprimidos. Ao trocar o tipo de anticoncepcional, a dose ou ao usá-lo de forma irregular podem haver variações nos níveis de hormônios, o que interfere na descida da menstruação. Entenda como funciona e como tomar corretamente a pílula.

Além disso, ao deixar de usar a pílula anticoncepcional, a menstruação passa a ser regulada pela produção de hormônios nos ovários, o que pode variar de mulher para mulher, e o ciclo pode não ser exatamente como era ao usar a pílula.

O que fazer: Como se trata de uma situação normal, não é necessário realizar qualquer tratamento, sendo apenas indicado esperar para que o organismo se adapte ao novo anticoncepcional. No entanto, caso surjam outros sintomas após a troca do anticoncepcional, é importante consultar o ginecologista para que seja reavaliado o seu uso.

3. Uso de contraceptivos hormonais

O uso de anticoncepcionais hormonais, como pílula anticoncepcional ou DIU, por exemplo, podem tornar a menstruação irregular, principalmente nos primeiros meses após o início do uso, isso porque o corpo precisa de um tempo para se adaptar às variações hormonais causadas por esses anticoncepcionais.

O que fazer: A menstruação irregular devido ao uso de anticoncepcionais hormonais é considerado normal, no entanto se surgirem outros sintomas como ausência de menstruação ou cólicas intensas, por exemplo, é importante consultar o ginecologista para que o método contraceptivo possa ser reavaliado, sendo indicadas medidas para aliviar os sintomas.

4. Gravidez e amamentação

A gravidez é uma das principais causas de alteração na menstruação, explicada pelas alterações hormonais que são intensas neste período, com o objetivo de gerar o bebê. Após o parto, durante a amamentação, a irregularidade da menstruação persiste, pois também são produzidos hormônios, como a prolactina, que inibe o funcionamento dos ovários e dificulta a fertilidade da mulher. 

O que fazer: Como se trata de uma situação normal, não é necessário iniciar qualquer tipo de tratamento, no entanto se surgirem outros sinais e sintomas é importante informar ao ginecologista para que seja avaliado.

5. Estresse

O estresse e a ansiedade, por exemplo, podem aumentar a produção de hormônios como adrenalina e cortisol, o que pode interferir na regularidade do ciclo menstrual.

O que fazer: É importante praticar atividades que promovam o relaxamento, pois assim é possível regular os níveis hormonais e fazer com que o ciclo menstrual volte a ser regular. Assim, pode ser interessante praticar atividade física ao ar livre, tomar chás com propriedades calmantes e relaxantes e ter uma alimentação rica em triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Veja mais dicas do que fazer para aumentar os níveis de serotonina e aliviar o estresse.

6. Exercício físico em excesso

O exercício físico em excesso, comum em atletas, pode provocar alterações ou até a suspensão do ciclo menstrual. Isto acontece, pois as atividades físicas intensas levam à produção de hormônios, como endorfinas ou ACTH, por exemplo, que interferem no ritmo da menstruação.

O que fazer: Para regular o ciclo menstrual, pode ser necessário diminuir a intensidade ou frequência com que a atividade física é praticada, sendo também importante que o ginecologista seja consultado para avaliar os níveis hormonais e se há alguma outra consequência para o organismo relacionada com a irregularidade da menstruação.

7. Doenças hormonais

Algumas doenças hormonais como Síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo e hiperprolactinemia, por exemplo, podem interferir diretamente nos níveis de estrogênio e progesterona, tornando a menstruação mais irregular.

Além da menstruação irregular, é comum que surjam outros sintomas dependendo da doença, como aumento de peso e dificuldade para perder peso, acne, dificuldade para engravidar e cansaço excessivo.

O que fazer: É importante consultar o ginecologista para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados exames de sangue e de imagem que ajudem a identificar a causa dos sintomas e da menstruação irregular, e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos para reposição hormonal e para regular o ciclo menstrual.

8. Transtornos alimentares

Alguns transtornos alimentares como anorexia ou bulimia podem também provocar alterações no ciclo menstrual devido à desnutrição, assim há uma alteração na produção dos hormônios ovarianos na tentativa do organismo de se adaptar à falta de energia.

O que fazer: Nesses casos é importante que a pessoa consulte um psicólogo e um nutricionista para que a relação com a própria imagem e com a alimentação possa ser melhorada de forma progressiva, além de ser possível indicar um plano alimentar de acordo com as necessidades da pessoa.

9. Doenças ginecológicas

Doenças ginecológicas como endometriose, mioma uterino, tumores ou síndrome de Asherman, em que se formam fibroses no útero, por exemplo, são doenças que provocam anormalidades no tecido do útero e podem provocar sangramentos fora de época ou mesmo ausência de menstruação.  

O que fazer: É importante que o ginecologista seja consultado para que possam ser realizados exames que ajudam a identificar a doença relacionada com a menstruação irregular para que possa ser iniciado o tratamento mais adequado. Assim, dependendo da causa, o médico pode indicar o uso de medicamentos hormonais para regularizar o ciclo menstrual ou cirurgia para remover as fibroses, por exemplo.

10. Efeito colateral de medicamentos

Alguns medicamentos, como antidepressivos e antipsicóticos, por exemplo, podem interferir nos níveis de estrogênio e progesterona circulantes no sangue, tendo como consequência a menstruação irregular.

O que fazer: É importante que o médico que indicou os medicamentos seja informado sobre a menstruação irregular, pois assim é possível reavaliar a necessidade do uso desse medicamento e a dose, podendo ser também indicada a troca ou a suspensão do uso do medicamento, principalmente quando são relatados outros efeitos colaterais.

É normal a menstruação desregulada após parar de tomar anticoncepcional?

É normal que com a interrupção da pílula anticoncepcional a menstruação fique irregular. A situação pode ocorrer por até dez meses, normalizando após esse período.

Como é a primeira menstruação após parar anticoncepcional?

Quando sua primeira menstruação virá após parar de tomar a pílula anticoncepcional? A maioria das mulheres terá seu primeiro período menstrual em torno de duas a quatro semanas depois caso suspenda o uso no meio de uma cartela. No entanto, isso pode variar de acordo com o seu ciclo mensal.

O que acontece com o corpo depois de parar de tomar anticoncepcional?

Por isso, quando você decide parar de tomar esse método contraceptivo, um dos primeiros efeitos é a perda de peso. Contudo, o aumento do apetite e desejo por doces, além da indisposição para se exercitar são outros fatores que também decorrem da falta do anticoncepcional.

Quanto tempo leva para regular a menstruação?

Isso faz com que a menstruação possa demorar 40 ou mais dias para voltar. Três anos após a menarca, cerca de 95% das mulheres já se encontram com o ciclo menstrual mais ou menos regularizado. Porém, variações ainda podem ocorrer até 5 ou 7 anos após o início da menstruação.