É permitido andar de sunga na rua?

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Homem

Ao contrário do que muitos homens acreditam, ir para praia não significa apenas ter uma prancha e um protetor solar. Alguns cuidados com a moda masculina podem auxiliá-lo a evitar possíveis micos e se dar melhor em sua viagem para o litoral.

Veja abaixo os dez erros mais cometidos pelos homens na opinião de Arlindo Grund, apresentador de televisão e consultor de moda e de Valeska Nakad, coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, e saiba como se preparar para este verão e o que incluir ou não em sua mala e em seu comportamento.

É permitido andar de sunga na rua?

Foto: iStock

1. Desleixo no visual

Não é porque a praia é um ambiente informal que é preciso descuidar do visual. Opte por um visual mais despojado, até porque você precisa estar à altura das mulheres que geralmente se produzem mesmo que seja para tomar sol e ver o mar. Lembre-se: a praia é um ambiente social, então não perca essa oportunidade. 

2. Sunga inapropriada ao tipo de corpo

A tendência deste verão é o sungão. Mas o modelo não é apropriado para qualquer tipo de homem. Para usá-lo é preciso estar com o corpo em cima, caso contrário poderá evidenciar as 'gorduras'. Enquanto os magrinhos podem optar pelos mais variados modelos - exceto as decotadas -, os gordinhos devem recorrer aos modelos maiores, mais quadrados e com recortes geométricos. 

3. Sungas muito apertadas ou cavadas

As sungas cavadas não são indicadas nem para magros nem para gordos. Vale ficar atento ainda se o tamanho está adequado ao seu corpo. Nada de modelitos apertados. Priorize o conforto e opte sempre pelas sungas mais larguinhas para não marcar tanto.

4. Sunga transparente

Se você quer uma sunga branca que opte ao menos por uma que não seja transparente. Certifique-se se a sunga tem o forro reforçado e não corra o risco de passar vergonha ao sair da água. As cores claras são mais indicadas para morenos. Homens magros podem abusar das estampas, mas os mais gordinhos devem sempre optar por cores sólidas - o que não inclui o branco.

5. Shorts de banho muito compridos

A dica é: se você não está seguro com a sunga, escolha o tradicional e clássico shorts de banho. Se for sarado e tiver um pernão, pode escolher um na altura da coxa. Já os gordinhos podem usar shorts mais compridos. Mas nada de bermudas longas até a canela, principalmente para os baixinhos.

6. Shorts de banho com cueca

O ideal é usar por de baixo do short de banho a sunga. Mas, caso você tenha sido pego de surpresa, pode usar a cueca, desde que não apareça.

7. Sunga fora da praia

Nada de ficar desfilando pelas ruas do litoral brasileiro de sunga. O acessório é exclusivo para praias e piscinas. Ao ir ao shopping, restaurantes, supermercados e bancos - mesmo no litoral - coloque ao menos um shorts e uma camiseta. 

8. Acessórios desnecessários

Deixe as correntes e as pulseiras em casa ao ir para a praia. Caso o relógio seja esportivo e a prova d'água é bem-vindo, assim como os óculos, bonés e chinelos. Todo os demais acessórios devem ser guardados para outra ocasião. 

9. Pochetes

Ainda que as pochetes tenham voltado a integrar a moda masculina em versões bem diferentes daqueles acessórios de assustar que costumavam fazer parte dos looks dos anos 1980, elas não devem ser levadas para a praia. Opte por uma bolsa masculina bacana para que possa levar um protetor solar e uma toalha de praia e não de banho.

10. Óculos inadequados

Cada rosto tem um formato de óculos específico para ele. Ao mesmo tempo em que não pode ser muito pequeno em relação ao rosto, não pode ser muito grande. Os óculos aviadores sempre são muito charmosos. Também estão em alta os mais esportivos de acrílico.

Veja também

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Especial para Terra

O banho de sol de um morador provocou polêmica em um edifício do Guará (DF). O incidente  aconteceu na segunda-feira (24). O morador estava de sunga no gramado do estacionamento da unidade quando foi interpelado por uma vizinha. Posteriormente, foi notificado com uma ameaça de multa.

O R7 teve acesso à notificação. O documento é direcionado à proprietária do apartamento onde o homem reside. O texto descreve o ocorrido e informa também que a mulher que interpelou o morador é conselheira do Condomínio Residencial Istambul.

"(...) Foi verificado que o morador da unidade em questão estava de roupa de banho (sunga) no gramado do estacionamento tomando sol. Ao ser abordado pela conselheira, o mesmo alegou que faz isso com frequência e que não vê qual o problema", relata a notificação.

A justificativa para constranger o morador é o artigo 4º do regimento do condomínio, que afirma que "deve-se observar dentro do condomínio a mais rigorosa moralidade, decência e respeito". O documento lista ainda outros artigos do regimento.

Segundo o artigo 19, por exemplo, é proibido "tomar atitudes que deponham contra o decoro, os costumes ou o bom nome do edifício". Nesse caso, há uma série de exemplos, mas nenhum envolve tomar banho de sol de sunga no gramado do estacionamento.

"Fica vossa senhoria notificada, sob pena de ser multada conforme o regimento interno", conclui a notificação. A reportagem tentou falar com a síndica, que disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Pode ficar de sunga na rua?

Portaria 28/02, artigo 5º, inciso 17: é proibido "tomar sol de biquíni ou sunga". A norma faz parte de apostila de treinamento entregue a todos os vigilantes do parque que, em última instância, decidem quem está infringindo uma regra ou não.

Pode sair de biquíni na rua?

"Artigo 233 — Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público: Pena — detenção, de três meses a um ano, ou multa".

Pode usar biquíni na cidade?

Acredite, até o top de bíquini tem potencial para passear em um contexto urbano – o segredo é combinar com as peças mais sérias possíveis (colete de alfaiataria, bermuda de couro, mocassim masculino) e deixar o mínimo de barriga à mostra. Um ótimo jeito de refrescar o guarda-roupa no verão.

Pode usar biquíni no Ibirapuera?

A prefeitura diz, porém, que não há uma proibição expressa ao uso de roupas de banho no Ibirapuera, por exemplo.