É possível fazer esporte e ter uma imunidade alta e uma vida saudável?

8 de junho de 2021 (1 ano atrás)

Não tem para onde correr, o sistema imunológico está em pauta e pesquisas do tipo “como aumentar a imunidade” se tornaram cada vez mais frequentes a partir de março de 2020 nos celulares e computadores dos brasileiros – e da população mundial. Mas afinal, é possível aumentar a imunidade? Existe relação entre a atividade física e a imunidade? Confira a resposta para essas e outras perguntas nesse artigo aqui do blog.

O que é imunidade e o que faz baixar a imunidade?

De forma bem simples e didática, podemos definir a imunidade como um mecanismo de defesa do nosso corpo. O sistema imunológico é composto por um conjunto de células de defesa e tecidos especiais, responsável por proteger nosso organismo contra agentes infecciosos, que podem ser bactérias, vírus e outros microrganismos.

A alimentação é um dos fatores que mais influenciam na imunidade, podendo aumenta-la ou diminuí-la, uma vez que nosso organismo precisa de vitaminas e minerais para seu bom funcionamento e esses nutrientes são encontrados nos alimentos.

Outro fator que influencia – e muito na imunidade é o estresse. Isso porque situações de estresse fazem com que o nosso corpo produza constantemente elementos como o cortisol, que desequilibra o sistema imunológico, e uma das formas de combater o estresse é através da atividade física.

Então praticar atividade física fortalece o sistema imunológico?

A resposta é: sim! A atividade física combate promove a diminuição do estresse e faz com que o organismo se fortaleça, ou seja, a atividade física e a imunidade estão diretamente relacionadas.

Quando permanecemos ativos fisicamente, impulsionamos o nosso sistema imunológico, o que aumenta a quantidade de glóbulos brancos que ajudam no combate de doenças. Alguns estudos indicam que a efetividade de vacinas em idosos é maior quando eles têm uma vida ativa e uma rotina de exercícios, podendo chegar à 90% quando comparados com pessoas sedentárias.

Exercícios físicos podem aumentar a imunidade e o sedentarismo aumenta o risco de casos graves de COVID-19

Algumas atividades físicas contribuem especialmente com a imunidade aparelho respiratório, principal forma de contágio com o novo coronavírus. Isso acontece por conta do fortalecimento dessa musculatura.

Alguns exercícios para isso são:
● Caminhada
● Corrida
● Pedalada
● Natação

Dica para os iniciantes: é mais importante do que a intensidade, é a constância. Melhor que você treine 30 minutos por dia, 5 vezes por semana, do que 60 minutos, apenas 3 vezes por semana.

Falando especificamente sobre a caminhada e a corrida, o ideal é conseguir realizar a atividade sem ficar ofegante. Se está difícil de conversar enquanto se exercita, é um sinal que você passou da conta.

Como saber que minha imunidade está baixa?

Provavelmente você já ouviu a clássica frase o corpo fala, certo? E viemos aqui pra confirmar que ela é real. O nosso corpo nos dá sinais quando o sistema imunológico está enfraquecido e a defesa do organismo está baixa:

● Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
● Doenças simples, mas que demoram a passar, como gripe;
● Febre frequente e calafrios;
● Olhos frequentemente secos;
● Cansaço excessivo;
● Náuseas e vômitos;
● Diarreia por mais de 2 semanas;
● Manchas vermelhas ou brancas na pele;
● Queda acentuada de cabelo;

Alimentos para aumentar a imunidade

Se a gente é o que a gente come, devemos procurar sempre manter uma alimentação balanceada. Quando falamos de imunidade, alguns alimentos merecem um destaque, já que eles possuem nutrientes e vitaminas que fortalecem o nosso sistema imunológico e, consequentemente, diminuem as chances de ficarmos doentes.

Confira alguns alimentos para aumentar a imunidade:

Frutas cítricas – são ricas em vitamina C, que auxiliam na produção de células de defesa e possuem ação antioxidante.
Vegetais verdes escuros – também são ricos em vitamina C e também possuem vitamina A, que age diretamente no sistema imunológico.
Temperos naturais – Alho, cebola, cúrcuma e gengibre são exemplos de temperos que além de deixar a comida mais gostosa, fazem bem ao nosso corpo graças aos antioxidantes que ajudam no correto funcionamento do sistema imunológico.
Água – por mais óbvio que possa parecer, a água possui sais minerais importantes ao nosso corpo e o mantém hidratado. A hidratação é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo, inclusive o sistema imunológico.

Gostou do conteúdo? Continue com a gente e veja aqui no blog mais artigos sobre saúde e qualidade de vida. E por falar em saúde, conheça Extima, o suplemento alimentar que auxilia na formação e manutenção da sua saúde muscular.

Fontes
https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-o-estresse-afeta-a-imunidade/
https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/exercicios-fisicos-imunidade-e-o-combate-a-covid-19
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-imunidade-baixa/
https://www.unimed.coop.br/web/santabarbara/noticias-unimed/-/asset_publisher/0odaoOAXWeGr/content/4-dicas-para-aumentar-a-imunidade-e-fortalecer-seu-organismo
https://www.hospitalproncor.com.br/post/baixa-imunidade
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/02/atividade-fisica-fortalece-imunidade-e-ajuda-combater-estresse-e-doencas.html

Saiba como aumentar a imunidade através da alimentação

Quem treina tem mais imunidade?

Exercício físico faz bem, mas será que atividade física intensa baixa imunidade? De fato, o exercício intenso pode provocar uma baixa pontual da resposta imunológica, mas em geral não há grandes repercussões. Vale sempre praticar com planejamento e racionalidade.

Qual a relação entre imunidade e a atividade física?

Relação entre exercícios físicos e imunidade Em uma abordagem simplificada, todo exercício provoca uma carga controlada de estresse no corpo humano, como uma espécie de inflamação que, por sua vez, demanda uma resposta do metabolismo, do sistema nervoso e do sistema imunológico para lidar com esse evento.

Faz mal treinar com imunidade baixa?

Faça exercícios. Se exercitar com um resfriado pode até mesmo ajudar a aliviar a congestão nasal e abrir os canais do nariz. Ao invés de fazer um treino de alta intensidade, tente fazer um de baixo impacto, voltado para o treinamento de força. Ou ao invés de sair para correr, faça uma caminhada tranquila.

Como o exercício físico pode deixar o sistema imunológico mais fraco?

O esforço excessivo destrói as células brancas, que têm a capacidade de neutralizar invasores maléficos. Ou seja, o organismo diminui sua resistência e fica mais suscetível a gripes e resfriados. Exigir demais do corpo nos treinos também aumenta a concentração de radicais livres que atacam o sistema imunológico.