Em condições de repouso o músculo diafragma é o único músculo a se contrair para gerar a respiração

No corpo humano, são encontrados três tipos diferentes de tecido muscular. O único músculo que apresenta contração voluntária é o tipo:

a) estriado cardíaco.

b) estriado esquelético.

c) estriado visceral.

d) não estriado.

e) não estriado cardíaco.

Os músculos estriados esqueléticos podem ser classificados de diferentes formas, sendo uma delas a classificação segundo a sua ação. Aqueles músculos que garantem que um membro seja levado em direção à linha mediana do corpo recebem o nome de:

a) extensores.

b) flexores.

c) adutores.

d) abdutores.

e) supinadores.

(UEA) Na parede do estômago, no bíceps e nas paredes das artérias, encontramos tecidos musculares, respectivamente:

a) dos tipos liso, estriado esquelético e liso.

b) dos tipos estriado esquelético, liso e liso.

c) dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e liso.

d) dos tipos estriado esquelético, estriado esquelético e estriado esquelético.

e) dos tipos liso, liso e liso.

(Uncisal) Uma pessoa que faz academia fica “inchada” porque a atividade física estimula as células já existentes a aumentarem o seu volume e, consequentemente, vemos o crescimento do bíceps, gastrocnêmio e outros.

(S. Lopes, Bio, volume único. Adaptado)

O trecho citado refere-se ao tecido:

a) muscular liso.

b) muscular estriado esquelético.

c) conjuntivo propriamente dito.

d) conjuntivo cartilaginoso.

e) conjuntivo denso.

Sobre os músculos, marque a alternativa incorreta:

a) O músculo estriado esquelético, como seu nome sugere, está associado ao sistema esquelético.

b) O músculo estriado cardíaco apresenta contração involuntária e é encontrado no coração.

c) Os músculos que flexionam um membro são chamados de flexores.

d) O bíceps é um músculo que apresenta três cabeças.

e) Os músculos que estiram um membro são chamados de extensores.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome de um músculo relacionado com a nossa respiração:

a) Trapézio

b) Tríceps

c) Deltoide

d) Diafragma

e) Geniohioideo

Os músculos esqueléticos podem ser agrupados de acordo com sua função. O músculo masseter, por exemplo, faz parte do grupo dos músculos

a) que movem o antebraço.

b) da mastigação.

c) da parede abdominal.

d) que movem o polegar.

e) que movem o punho.

Os músculos exercem diferentes funções no nosso organismo, as quais são fundamentais para a nossa sobrevivência. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não representa uma função dos músculos.

a) Transmissão de impulsos nervosos

b) Estabilização das posições corporais

c) Movimentação do corpo

d) Movimentação do bolo alimentar pelo sistema digestório

e) Respiração

De acordo com a ação que desempenham, os músculos podem ser classificados como extensores, flexores, adutores, abdutores, rotadores, supinadores e pronadores. Um músculo que move o membro para fora da linha mediana do corpo é chamado de:

a) extensor.

b) flexor.

c) adutor.

d) abdutor.

e) rotador.

As células do músculo estriado esquelético possuem filamentos de proteínas com capacidade de contração chamados de:

a) quitina e miosina.

b) heparina e albumina.

c) actina e miosina.

d) colágeno e elastina.

e) quitina e elastina.

(IFSul) O tecido muscular permite os movimentos do esqueleto e de órgãos internos como coração, estômago, útero, artérias e outros, ao converter energia química em energia mecânica. Entre os tipos de tecido muscular, encontra-se o tecido muscular estriado esquelético, que apresenta como características:

a) Possuir um único núcleo, ter contração involuntária lenta, ser encontrado nos vasos sanguíneos e em órgãos do sistema digestório.

b) Possuir muitos núcleos, ter contração voluntária, ser encontrado ligado aos ossos por meio de tendões.

c) Possuir quase sempre um só núcleo, ter contração involuntária, apresentar discos intercalares, ser encontrado somente no coração.

d) Possuir muitos núcleos, ter contração voluntária, apresentar discos intercalares, ser encontrado em órgãos do sistema digestório.

(PUC-PR) Os músculos são encontrados ao longo do corpo, desde membros superiores, inferiores, até em órgãos como estômago, coração, pulmão, entre outros. Sobre a estrutura desses tecidos e suas características, marque a alternativa correta.

a) As células musculares lisas apresentam uma contração voluntária e rápida, comum nos sistemas digestório e respiratório.

b) As altas concentrações de ácido lático no músculo acontecem devido ao repouso intenso de um indivíduo.

c) O coração possui células musculares plurinucleadas, de contração voluntária e rápida.

d) Toda célula muscular é multinucleada, possui um alto gasto energético, é rica em microfilamentos e, na ausência de oxigênio, produz ácido lático.

e) Durante uma contração muscular, os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, contexto em que o cálcio desempenha um importante papel.

Alternativa “b”. O músculo estriado esquelético está associado aos ossos e sua contração só ocorre de maneira voluntária, ou seja, de acordo com a nossa vontade.

Alternativa “c”. Os músculos que garantem que um membro seja movido para fora da linha mediana do corpo são chamados de abdutores. Já aqueles que garantem que o membro seja trazido para a linha mediana são chamados de adutores.

Alternativa “a”. No estômago e nas paredes das artérias, é possível observar a presença de tecido muscular liso ou não estriado, um tecido de contração involuntária. Já no bíceps, observa-se a presença de tecido muscular estriado esquelético, um tecido de contração voluntária.

Alternativa “b”. O tecido muscular ligado aos nossos ossos e que se desenvolve no treino da academia é o tecido estriado esquelético, um tecido de contração voluntária.

Alternativa “d”. O bíceps apresenta duas cabeças, e o tríceps apresenta três. A cabeça corresponde à origem, ou seja, à fixação proximal do músculo.

Alternativa “d”. O diafragma e os músculos intercostais são chamados de músculos respiratórios e são essenciais para o processo de inspiração e expiração.

Alternativa “b”. Os músculos da mastigação são importantes por garantirem que a degradação mecânica dos alimentos ocorra. São exemplos de músculos da mastigação: masseter e pterigoideo medial.

Alternativa “a”. A transmissão do impulso nervoso ocorre graças à ação do tecido nervoso.

Alternativa “d”. Os músculos abdutores movem o membro para fora da linha mediana do corpo.

Alternativa “c”. As células do músculo estriado esquelético são ricas em filamentos de actina e miosina, os quais estão relacionados com a contração muscular.

Alternativa “b”. O tecido muscular estriado esquelético caracteriza-se por possuir células cilíndricas longas, multinucleadas e com estriações. A contração desse músculo é voluntária, e ele está ligado ao osso pelo tendão.

Alternativa “e”. Na contração muscular, observa-se o encurtamento dos sarcômeros. Durante esse processo, ocorre a sobreposição dos filamentos de actina aos de miosina.

Qual é a função do músculo diafragma?

Quando o diafragma se contrai e se move para baixo, a cavidade torácica se expande, reduzindo a pressão dentro dos pulmões. Para equilibrar a pressão, o ar entra nos pulmões. Quando o diafragma relaxa e volta para o lugar, a elasticidade dos pulmões e da parede torácica empurra o ar para fora dos pulmões.

Quando o diafragma se contrai?

Na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa e as costelas se contraem e se elevam. Isso aumenta a caixa torácica, diminui a pressão interna e força a entrada do ar nos pulmões. Já na expiração, a musculatura relaxa e o processo é inverso.

Qual o movimento do músculo diafragma?

O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.

Qual é o músculo responsável pelo movimento respiratório?

O diafragma está localizado entre o tórax e o abdômen, e sua movimentação permite que os pulmões se expandam durante a inspiração.