Em Geografia da população, qual o termo que designa corretamente o movimento de entrada

Qual a diferença entre migração, imigração e emigração?

Imigração e emigração ocorrem quando uma pessoa ou grupo se muda de seu país para outro. O termo imigração é usado para a entrada de pessoas em um país estrangeiro. Já emigração significa o movimento de saída de pessoas de um país para morar em outro.

Já a migração também significa um movimento, mas pode ser utilizada para mudança entre regiões.

MigraçãoImigraçãoEmigração
Definição Movimento que uma pessoa, grupo ou animal realiza de um determinado local para outro. Entrada de uma pessoa em um país estrangeiro, para estabelecer nova residência. O indivíduo que imigra é chamado imigrante. Saída da pessoa de seu país de origem para viver em outro. O indivíduo que emigra é chamado emigrante.
Nível País ou região. País. País.
Aplicação Pode-se aplicar à pessoas ou animais. Pessoas. Pessoas.
Tempo Permanente ou temporário. Permanente. Permanente.
Origem Do latim migro, que significa "ir de um lugar para outro". Do latim immigratus, que significa “se mudar para".

Do latim emigratus, que significa "se afastar".

Imigrar e emigrar são duas visões sobre um mesmo movimento. Por exemplo, se você nasceu no Brasil e foi viver nos Estados Unidos, isso quer dizer você emigrou do Brasil e imigrou para os EUA.

O que é imigração?

Imigração é usando quando uma pessoa entra em um país estrangeiro para viver, deixando seu país de origem. Por exemplo:

  • Meus avós imigraram para o Chile na década de 1950.

Imigrar implica um movimento permanente e aplica-se apenas a pessoas.

Embora existam leis específicas para imigração e emigração, a imigração costuma ser rigorosamente controlada pelas nações anfitriãs.

Em Geografia da população, qual o termo que designa corretamente o movimento de entrada
Manifestação a favor dos imigrantes nos EUA

O que é emigração?

A emigração ocorre quando uma pessoa ou grupo deixa seu país para se instalar em outro. Por exemplo:

  • Meus avós emigraram de Portugal.

A emigração implica um movimento permanente e também apenas aplica-se a pessoas.

A emigração é consagrada na lei fundamental, do princípio nº 2 do artigo 13º da Declaração Universal dos Direitos do Homem:

Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.

Imigrar x Migrar

O termo imigrar geralmente se refere ao cruzamento de um limite político, como ir de um país para outro. Já migrar pode ser usado quando alguém se muda para uma nova região, não sendo necessário a ida para terras estrangeiras. Por exemplo:

  • Muitas pessoas estão migrando do interior do país para as capitais.

Neste caso, as pessoas não estão se mudando para uma terra estrangeira, mas apenas migrando de uma região para outra.

Além disso, as migrações podem ser permanentes ou temporárias, por exemplo:

  • Movimento permanente:
    Muitos nordestinos migraram para São Paulo em busca de trabalho.
  • Realocação temporária:
    Muitos trabalhadores migram para o norte para a época agrícola.

Quando migrar se aplica a animais como pássaros, geralmente significa uma mudança sazonal ou temporária de habitat. Por exemplo, quando pássaros das regiões frias do norte do planeta migram para o sul durante o inverno.

Veja também a diferença entre:

  • Nacionalidade e naturalidade
  • Raça e etnia
  • Preconceito, racismo e discriminação
  • Nissei e sansei
  • Xiitas e Sunitas
  • Israel e Palestina
  • Conceitos geográficos

Em Geografia da população, qual o termo que designa corretamente o movimento de entrada

Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.

Índice

Introdução

O termo Migração refere-se ao deslocamento de pessoas de um lugar para outro. Migrar é trocar de país, estado, região ou até mesmo de domicílio.

O processo de migrar faz da pessoa um imigrante ou emigrante. Emigrante é o indivíduo que sai de seu local de origem com destino a outro lugar. O imigrante por sua vez, é o indivíduo que entra em um determinado local para viver nele.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Fatores migratórios

Os fluxos migratórios estão associados a diferentes aspectos vivenciados no local de origem do indivíduo e sua expectativa de melhoria no local de destino, sob a influência de fatores de atração e repulsão agindo conjuntamente.

Os fatores de atração estão associados ao potencial que as características que o lugar de destino possui, criando no pensamento das pessoas a ideia que a vida em determinada localidade seria melhor, mais fácil ou de maior qualidade. Boas oportunidades de emprego, estudo e tratamentos de saúde são exemplos de fatores de atração.

Os fatores de repulsão estão associados ao local de origem e são criados a partir de um grupo de acontecimentos ou características dominantes nesta localidade que tornam a vida mais difícil, conduzindo a população à decisão de migrar. Má remuneração, desastres naturais, guerras, fome, perseguição religiosa, étnica e cultural são exemplos de fatores de repulsão.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Tipos de migração

Além de ocorrer por inúmeros motivos, as migrações podem ter diferentes características. A partir dessa premissa, é possível dividir a migração em tipos de acordo com a variável que está sendo analisada.

 três variáveis para se classificar os tipos de migração:

  • O espaço de deslocamento;
  • O tempo de permanência do migrante;
  • Como se deu a forma de migração.

Considerando o espaço de deslocamento do migrante tem-se:

Migração Internacional

Ocorre quando o migrante se desloca de seu país de origem para outro país.

Migração Interna

Ocorre quando o migrante se desloca dentro do mesmo país. Pode ser subdividida em:

  • Migração inter-regional: Quando ocorre deslocamento do migrante de uma região para outra;
  • Migração intra-regional: Quando ocorre deslocamento do indivíduo dentro da mesma região.

Considerando o tempo de duração da migração, tem-se:

Migração Permanente

Ocorre quando o indivíduo não tem planos de retornar à região da qual saiu, pelo menos não em curto prazo.

Migração Temporária

Ocorre quando o migrante já sabe que sua estadia no local de destino é temporária e seu retorno é certo e tem data marcada. Esse tipo de migração pode ser subdividida em:

  • Migração Pendular: Ocorre em um curtíssimo prazo, quando o migrante retorna no mesmo dia para sua residência. Esse tipo de migração costuma ocorrer entre os núcleos urbanos principais e as cidades-dormitório localizadas em torno;
  • Migração Sazonal: Ocorre em uma época específica do ano. Pode estar atrelada a atividades turísticas ou estudantis, mas a maior parcela está relacionada às atividades agrárias, como a colheita de produtos resultantes do agronegócio.

De acordo com a forma como seu deu a migração, tem-se:

Migração Espontânea

Ocorre quando o migrante planeja, espontaneamente, migrar do seu local de origem para outra região, seja por motivos de diversas naturezas.

Migração Forçada

Quando o migrante ou a população migrante não tem escolha e precisa se mudar para garantir a sobrevivência.

Esse é o caso dos refugiados, pessoas que saíram de seu país de origem por medo de serem perseguidas por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que por isso, não podem retornar para suas casas.

Desafios encontrados pelos migrantes

Ao chegar em seu local de destino, muitas vezes, o migrante terá que passar por diversos desafios para se integrar a uma nova comunidade. Saudade de sua terra e das pessoas queridas, adaptação ao local e cultura novos, costumes distintos e, em muitos casos, uma língua diferente.

Em muitos casos, os migrantes ainda são obrigados a lidar com a hostilidade dos indivíduos que vivem ali. Muitos migrantes sofrem com o racismo, a xenofobia e diversas outras formas de discriminação, principalmente se forem pobres e com baixa qualificação.

Vistos pela sociedade local com desconfiança, os migrantes recebem a culpa por todo o tipo de problema que possa acontecer como: crises econômicas, desemprego e aumento da criminalidade.

Dessa forma, muitas vezes os migrantes são criminalizados e são vítimas do abuso por parte das autoridades locais.

Exercício de fixação

UNIOESTE/2011

Sobre o fenômeno migratório, leia as afirmativas abaixo: 

I - Os movimentos migratórios podem ser espontâneos ou forçados; um exemplo deste último tipo de migração é a dos refugiados de guerra.

II - Pode-se chamar de refugiados ambientais aos migrantes que deixam lugares por problemas ambientais que dificultam as condições de vida, como a seca, a desertificação, enchentes, etc

III - O fator trabalho é uma das razões centrais para os movimentos migratórios. É motivo, por exemplo, para a emigração de brasileiros para os EUA.

IV - A Europa foi um importante foco de imigração a partir do século XV até aproximadamente a metade do século XX, recebendo imigrantes das colônias e ex-colônias, que buscavam as boas condições de vida nas cidades européias. Atualmente, este continente transformou-se em área de emigração, com pessoas que se dirigem em busca de novas oportunidades em outros continentes, como o americano, o africano e o asiático.

V - O Brasil, no século XIX, foi área de atração de imigrantes que buscavam novas oportunidades, sendo o maior grupo o de origem latino-americana (paraguaios, argentinos, bolivianos, etc.).

 Assinale a opção que contém as afirmações corretas.

A I, II e III.

B II, III e IV.

C III, IV e V.

D IV e V.

E V e I.

Qual o termo que designa corretamente o movimento de entrada?

O movimento de entrada de uma população em um determinado território para estabelecer moradia, sendo esse território diferente de sua origem, é chamado de imigração.

Qual é o termo que designa corretamente a pessoa que faz um movimento de saída ou seja sai do seu lugar de origem em busca de um outro lugar para moradia?

O termo correto para designar uma pessoa que sai de um lugar para se fixar em outro é emigrante.

Qual nome do tipo de migração realizado?

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Qual é o nome dado ao movimento populacional citado no trecho acima?

a) Que nome é dilo ao movimento populacional citado no trecho acima? Maremne um X na resposta correta. Imigração. (Emigração.