Em qual continente e em que países ocorrem as densidades demográficas mais altas?

Densidade demográfica, também chamada de densidade populacional ou população relativa, é um termo usado na geografia para apontar quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado.

É pela densidade demográfica que podemos saber se uma área é muito ou pouco povoada.

Densidade Demográfica no Brasil

Segundo estimativa do IBGE de 2020, o país apresenta aproximadamente 211,8 milhões de habitantes e a maior parte da população brasileira está concentrada nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Em qual continente e em que países ocorrem as densidades demográficas mais altas?
Densidade demográfica por estados da federação

No mapa, é possível observar que a maior concentração da população ocorre em regiões litorâneas. A maior densidade populacional do país é encontrada em Rio de Janeiro (365,23 habitantes por km2) e São Paulo (166,25 habitantes por km2), segundo dados de 2010.

A maior densidade da população, segundo o IBGE, está em Paraisópolis, no Estado de São Paulo. São 45 mil pessoas dividindo 1 km2.

Em segundo lugar está a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, com 39 mil pessoas por km2. Também no Rio de Janeiro ficam Parque União e Nova Holanda, onde 35 mil pessoas compartilham 1 km2.

Dados do IBGE em 2020 estimam que a população brasileira é de 211 755 692 pessoas e o território do Brasil corresponde a 8 510 345,538 km². Sendo assim, a densidade demográfica seria de 24,88 habitantes por quilômetro quadrado ou 24,88 hab/km2.

Logo, distribuindo igualmente a população pelo território teríamos aproximadamente 25 pessoas por quilômetro quadrado. Entretanto, sabemos que na realidade existe uma grande concentração de pessoas no litoral e o interior é menos povoado.

Como calcular a densidade demográfica?

Para encontrar a densidade demográfica de uma área, utilizamos a seguinte fórmula:

Onde,

DD = Densidade populacional

PT = população total

A = área total da região/país

Exemplo:

A população brasileira é de aproximadamente 211,8 milhões de habitantes e o território do Brasil é cerca de 8,5 milhões de km2. Logo, a densidade demográfica é igual a 24,88.

Uma área pode apresentar taxas altas ou baixas de densidade demográfica pelos seguintes fatores:

  • Clima
  • Urbanização
  • Oferta de terras férteis
  • Regime de distribuição de chuvas
  • Oferta de postos de trabalho
  • Guerras, epidemias, etc.

Densidade Demográfica no Mundo

Conforme dados do Banco Mundial, a densidade demográfica no mundo é de 50,79 pessoas por km2. O resultado considera a área do planeta, de 510 milhões de km2 e a população, estimada em 7,3 bilhões de habitantes.

Veja na tabela abaixo a densidade demográfica dos cinco continentes:

ContinenteDensidade Demográfica
Ásia 137,3 hab./km2
África 38,4 hab./km2
Europa 32,24 hab./km2
América 23,5 hab./km2
Oceania 4,6 hab./km2

Observe no mapa abaixo a densidade demográfica mundial:

Em qual continente e em que países ocorrem as densidades demográficas mais altas?
Densidade demográfica onde estão destacados os países com maior concentração populacional

Percebemos claramente que o continente asiático concentra a taxa mais elevada de densidade demográfica.

Não podemos esquecer que a densidade demográfica não tem a ver com o tamanho da população e sim com o do território.

A China que tem a maior número de habitantes não é o país que possui a maior taxa de densidade demográfica porque seu território é imenso.

Desta maneira, o país com a maior taxa de densidade demográfica é Mônaco, sendo seu território de 2,2 km2 para uma população de 38 499 habitantes, segundo dados de 2016. Assim, sua densidade demográfica é 15.102,97 hab./km2.

Leia mais:

  • Demografia
  • Teorias Demográficas
  • Crescimento populacional

Atualmente, o número de habitantes do continente Europeu soma-se 730 milhões de pessoas, isso deriva uma densidade demográfica de 32 habitantes por cada quilômetro quadrado, o resultado demonstra que a área é bastante povoada.

Em algumas áreas onde há maior concentração de pessoas a densidade demográfica supera 100 habitantes por quilômetro quadrado, geralmente essas aglomerações estão estabelecidas em áreas próximas aos principais mananciais (rios), um exemplo disso é o rio Reno (Alemanha e Países Baixos), Sena, Tâmisa e Pó.

Apesar de ser um continente bastante povoado, existem regiões com baixa densidade demográfica, podemos destacar as áreas influenciadas pelo clima ártico, onde é registrado menos de dois habitantes por quilômetro quadrado, isso é provocado pelas adversidades impostas pelo frio rigoroso que impede que o homem possa desenvolver todas as suas atividades.

Como a Europa é um continente extremamente urbanizado, há uma grande parcela da população que habita áreas urbanas, principalmente no Centro-Ocidental do continente, isso acontece por causa da concentração de importantes parques industriais e, além disso, as duas maiores cidades (Paris e Londres) de todo a região se encontram nessa porção européia. Paris é habitada por aproximadamente 9 milhões de pessoas e Londres abriga cerca de 7 milhões de habitantes.

Abaixo a lista dos países mais populosos e povoados do continente Europeu:

Países mais populosos

Rússia: 141 milhões de habitantes.

Alemanha: 82 milhões de habitantes.

França: 62 milhões de habitantes.

Reino Unido: 60 milhões de habitantes.

Itália: 58 milhões de habitantes.

Países mais povoados, salvo os micropaíses.

Países Baixos: 489,1 habitantes por quilômetro quadrado.

Bélgica: 343,2 habitantes por quilômetro quadrado.

Reino Unido: 251,6 habitantes por quilômetro quadrado.

Alemanha: 236 habitantes por quilômetro quadrado.

Itália: 197,8 habitantes por quilômetro quadrado.

Estrutura etária e População economicamente ativa

A população européia é formada segundo a estrutura etária por pessoas adultas e idosas em sua maioria, os níveis apresentados superam as médias internacionais.

Estrutura etária da Europa em relação ao mundo:

0 a 14 anos de idade Europa: 15,4% Mundo: 27,4%

15 a 64 anos de idade Europa: 68,3% Mundo: 65,1%

Acima de 65 anos Europa: 16,3% Mundo: 7,5%

A população européia que integra o PEA (População Economicamente Ativa) geralmente desenvolve suas atividades nos centros urbanos e atuam principalmente nos setores secundários e terciários.

Esse fator é resultado do alto nível de industrialização no qual a maioria dos países europeus se encontra, além de possuir uma atividade rural ligada à modernização, dessa forma produz poucos postos de trabalho nesse segmento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em qual continente e em quais países ocorrem as densidades demográficas mais altas?

Dentre os continentes com maiores densidades demográficas, a Ásia é o mais povoado, inclusive porque no continente estão localizados os dois países mais populosos do mundo, a China e a Índia, porém sua densidade demográfica é de aproximadamente 95 habitantes por km², esse número aparentemente baixo se dá pela grande ...

Qual o continente com a maior densidade demográfica?

Em 2019, a população mundial alcançou a marca de 7,7 bilhões de habitantes distribuídos em uma área de aproximadamente 134.940.000 km2, portanto com uma densidade demográfica de aproximadamente 50,79 hab/km2. Os continentes mais populosos são Ásia e Europa.

Onde se localizam as maiores densidades demográficas do país?

Densidade demográfica do Brasil A região Nordeste (36,49 hab/Km²), Sul (51,38 hab/km²) e Sudeste (94,63 hab/ Km²) apresentam as maiores taxas de densidade, diferentemente da região Norte (4,70 hab/ Km²).