Em que lugar Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil?

A chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral ao Brasil está completando 518 anos neste dia 22 de abril, quando a frota comandada por ele se desviou da rota original que iria até a Índia. O objetivo era estabelecer relações diplomáticas e comerciais com o oriente, e instalar um entreposto comercial para levar mercadorias especiais a Portugal.

>> Cinco lugares para visitar em Londres e se sentir na realeza

Mas, mal imaginava ele que iria se perder na altura de Cabo Verde e chegar a uma terra até então desconhecida dos portugueses. A frota de dez naus e três caravelas chegou ao sul da Bahia 40 dias após zarpar do porto de Lisboa, e o Monte Pascoal foi o primeiro sinal de terra após tanto tempo navegando. “Terra à vista” disse Cabral, segundo os livros de história.

Dois dias depois ele aportou na região de Porto Seguro em busca de abrigo, e tomou posse da nova “Ilha de Vera Cruz” em nome da Coroa Portuguesa. Começava ali a história de um país rico em belezas naturais e recursos minerais que um dia viria a se tornar sede do Império e ter sua independência de uma simples colônia para uma grande nação.

Conheça a Rota do Descobrimento, um roteiro formado pelas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte que foi tombado como Patrimônio Natural Mundial da Unesco em 1999.

Monte Pascoal

Primeiro sinal de terra avistado por Cabral, o Monte Pascoal ganhou este nome por ter sido descoberto na época da Páscoa. Foto: Wikimedia Commons.Primeiro sinal de terra avistado por Cabral, o Monte Pascoal ganhou este nome por ter sido descoberto na época da Páscoa. Foto: Wikimedia Commons.

Primeiro ponto de terra avistado por Cabral em 1500, o Monte Pascoal é uma formação rochosa com 536 metros de altura localizada na cidade de Itamaraju. Fica a 62 quilômetros de distância de Porto Seguro, onde a armada do navegador português desembarcou para tomar posse da nova terra.

O monte faz parte atualmente do Parque Nacional do Monte Pascoal, e pode ser visitado diariamente. Para chegar lá é preciso pegar a BR-101 entre Vitória e Salvador, com uma distância rodoviária de 178 quilômetros de Porto Seguro. Aproveite também para conhecer o sítio arqueológico de Itamaraju, onde vivem índios da etnia Pataxó.

Porto Seguro

Com seu braço estendido, Cabral dá as boas-vindas e aponta na direção do casario colonial que forma a passarela do descobrimento, a poucos metros dali. Foto: divulgação.Com seu braço estendido, Cabral dá as boas-vindas e aponta na direção do casario colonial que forma a passarela do descobrimento, a poucos metros dali. Foto: divulgação.

Nos fundos da baía de Santa Cruz Cabrália, a cidade de Porto Seguro foi fundada como o primeiro abrigo dos portugueses após descobrirem as novas terras. Antigamente não existia quase nada, apenas comunidades de índios tupiniquins e pataxós.

Já hoje em dia, Porto Seguro é um destino de férias para quem busca conhecer mais da história do Brasil e praticar esportes de ecoturismo. A Rota do Descobrimento é um passeio de quatro horas em ônibus panorâmico pelo Centro Histórico, a Cidade Alta e o famoso farol.

>> Turismo rural em Portugal: muito o que fazer além de Lisboa e Porto 

O city tour passa, entre outros pontos, pelo Marco Zero do Brasil – um monumento com o brasão da Coroa Portuguesa talhado em pedra; o Memorial da Epopeia do Descobrimento, onde há uma réplica da nau usada por Cabral quando chegou ao país; a Coroa Vermelha, local em que foi celebrada a primeira missa do Brasil ao redor de uma cruz; e o Museu do Descobrimento de Porto Seguro, com peças e artefatos históricos.

A cidade possui, ainda, opções de ecoturismo como o parque marinho, o mergulho autônomo pelos recifes, a Praia do Espelho (considerada uma das mais belas do país), entre outros.

Arraial D’Ajuda e Trancoso

Bem ao fundo do Quadrado de Trancoso está a pitoresca Igreja São João Batista, erguida em 1656. Foto: divulgação. Bem ao fundo do Quadrado de Trancoso está a pitoresca Igreja São João Batista, erguida em 1656. Foto: divulgação.

Estes três distritos históricos de Porto Seguro são povoados que também foram ocupados por portugueses quando chegaram ao país. Cada um deles reserva belas paisagens: são praias com águas calmas, transparentes e muito ‘pé na areia’ procuradas principalmente por turistas aventureiros de mergulho, windsurfe, surfe, kitesurfe, trekking e cavalgada.

>> As praias brasileiras mais bonitas para quem quer unir paisagem paradisíaca e balada 

O distrito de Trancoso é um capítulo à parte da visita à Rota do Descobrimento. As praias facilmente lembram os paraísos caribenhos e a história está presente a cada esquina. O conhecido “Quadrado” corresponde ao centro antigo de Trancoso, com a igreja de São João Batista e diversas lojas e restaurantes instalados em imóveis construídos no século 17.

De lá saem passeios para a Praia dos Coqueiros e a badalada Praia dos Nativos.

É no distrito de Arraial d'Ajuda que está o primeiro santuário do Brasil: a Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda. Foto: divulgação.É no distrito de Arraial d'Ajuda que está o primeiro santuário do Brasil: a Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda. Foto: divulgação.

Em Arraial D’Ajuda, também está outro capítulo especial da história brasileira. Todo o centro da cidade é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Entre os imóveis estão a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, construída em 1551, e o mirante que dá vista para toda a região.

Um dos destaques do centro é o Beco das Cores, que fica no meio da Rua Mucugê. O local oferece boas opções gastronômicas, música ao vivo e bares. E na região estão as praias de Arraial, Apaga Fogo, Uiki Parracho (uma das mais badaladas) e a Pitinga, com suas falésias avermelhadas.

Índios pataxós

A Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, localizada a apenas 12 quilômetros do centro de Porto Seguro, preserva a história e os costumes dos índios que habitavam a região.
Foto: divulgação.A Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, localizada a apenas 12 quilômetros do centro de Porto Seguro, preserva a história e os costumes dos índios que habitavam a região. Foto: divulgação.

Além das cidades históricas da Rota do Descobrimento, os viajantes mais curiosos podem conhecer a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, que abriga uma tribo e ainda cultiva os mesmos hábitos e raízes das origens do Brasil. Os visitantes têm uma imersão completa na cultura e costumes dos índios pataxós, um dos povos mais tradicionais do país.

Entre as experiências de imersão está o ritual Awê, que é uma das festividades mais tradicionais da comunidade indígena. Os pataxós fazem performances de música e dança típicas com a participação dos visitantes, que podem receber as pinturas corporais tradicionais usadas nos rituais, que fazem parte da cultura deste povo.

De Porto Seguro para a reserva são apenas 12 quilômetros de distância, e o acesso é feito pela BR-367 sentido Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália. O ingresso custa R$ 40.

LEIA TAMBÉM:

Em que lugar Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil?

Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Qual foi a primeira cidade a ser descoberta no Brasil?

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN) — Onde o Brasil foi descoberto? A resposta está na ponta da língua de todo mundo: Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500.

Onde as caravelas chegaram no Brasil?

A frota de dez naus e três caravelas chegou ao sul da Bahia 40 dias após zarpar do porto de Lisboa, e o Monte Pascoal foi o primeiro sinal de terra após tanto tempo navegando.

Onde Pedro Álvares Cabral desembarcou em 1500?

Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral aportava com sua esquadra na Baía Cabrália. Considerada a terceira maior baía do Brasil, o local marca o ponto de chegada dos portugueses ao Brasil, dando origem a um período histórico que culminou com a colonização do nosso país.