Estou com 1 de dilatação o que fazer para aumentar?

As contrações no início do trabalho de parto fazem com que o canal de parto se dilate graduadamente para permitir a passagem da cabeça e do corpo do bebé. Sendo um processo natural, cuja duração e intensidade varia de mulher para mulher, há algumas medidas que pode tentar para acelerar a dilatação no parto normal. Conheça-as.

O tempo de dilatação da cérvix na última fase da gravidez varia de mulher para mulher. Não há uma receita que resulte para todas nem uma regra universal para acelerar a dilatação no início do trabalho de parto. No entanto, algumas estratégias podem ajudá-la a encurtar o tempo de espera.

Acelerar a dilatação no parto normal

Antes de falarmos sobre o que pode fazer para tentar acelerar a dilatação no parto normal, é interessante perceber como evoluem as contrações desde o momento em que começa a sentir os primeiros sintomas do início do trabalho de parto até ao nascimento do bebé, altura em que a dilação atinge o seu valor máximo.

A dilatação ocorre na primeira fase do parto, altura em que o canal de parto se dilata gradualmente para permitir a passagem do bebé e inclui três sub-fases:

  • Fase inicial ou latente: 3-4 cm de dilatação

Contrações irregulares, de fraca intensidade e pouco duradouras. Esta fase pode prolongar-se por 8 a 12 horas (média) e o colo do útero dilata até aos 3-4 centímetros.

  • Fase ativa: 7 cm  de dilatação

A dor intensifica-se, as contrações tornam-se mais regulares e menos espaçadas (com 2 a 3 minutos de intervalo entre si). Esta fase dura 6 a 8 horas (média) e o colo do útero dilata até aos 7 cm.

  • Fase de transição: 10 cm de dilatação

As contrações tornam-se menos espaçadas e duram 60 a 90 segundos. O colo do útero abre ao ritmo de 1 cm por hora (média) até atingir a dilatação completa (10 cm).

​Como acelerar a dilatação no parto normal?

1. Andar e passear

Andar e passear a um ritmo lento e sem esforço. Se o seu ritmo cardíaco acelerar, descanse. Lembre-se que o objetivo é ajudar a relaxar e a trabalhar os músculos essências para o trabalho de parto e não aumentar o seu desconforto e cansaço.

Se sentir dor no ventre ou no baixo-ventre e/ou contrações (indício de que o trabalho de parto está em curso) pare e pratique os exercícios de respiração que aprendeu durante a preparação para o parto, inspirando e expirando profunda e lentamente.

Caminhar também ajuda a aliviar as dores entre as contrações.

2. Relações sexuais

A estimulação é um método muito eficaz para facilitar a dilatação do útero. A estimulação pode limitar-se a mimos e carinhos ou à relação sexual. Quando se sente bem e em harmonia, o seu corpo liberta uma substância química que ajuda a suavizar o colo do útero o que, por sua vez, vai ajudar a acelerar a dilação. O esperma também ajuda a amaciar o colo do útero.

3. Relaxar

Relaxar e fazer os exercícios de respiração (exercícios de relaxamento) que a vão ajudar na terceira fase do parto, quando tiver que fazer força para ajudar a expulsão o bebé.

Mas também existe o outro lado da moeda. Apesar do desconforto associado aos dias iniciais do trabalho de parto (ver Os primeiros sinais do início do parto), algumas futuras mamãs preferem usar o tempo pré-parto para organizar os últimos detalhes e descansar.

O período pós-parto é exigente (física e emocionalmente) e estes dias podem ser preciosos para finalizar aqueles pequenos detalhes antes de receber o seu bebé com todo o conforto e disponibilidade em casa.

Cuide de si. Um tratamento facial, uma boa depilação, uma manicura são boas opções. Sentir-se bonita e cuidada ajudá-la-ão a descontrair quando estiver fisicamente mais exposta durante o trabalho de parto.

Se está ansiosa com o parto e com o início do processo de trabalho de parto, partilhe as suas preocupações com o seu médico assistente. Conhecer as fases do trabalho de parto, a gestão da dor no parto e o que vai acontecer nas próximas horas (ou mesmo dias) vão, decerto, ajudá-la a viver esta fase com mais segurança e tranquilidade.

Aliviar a dor e o desconforto

Algumas posições podem ser úteis para aliviar a dor e o desconforto das contrações o parto:

1. De pé, apoie as mãos nas costas de uma cadeira. Esta posição ajuda a aliviar o peso do corpo entre cada contração.

2. De pé, diante de outra pessoa, apoie-se no pescoço dela e peça-lhe para lhe massajar as costas com movimentos amplos e seguros.

3. Na fase de pausa entre cada contração, sente-se com os calcanhares debaixo das nádegas e com os joelhos afastados, levante os braços, una as mãos e respire lenta e profundamente.

4. Sente-se de pernas abertas, usando uma almofada para ficar mais confortável.

Fases do trabalho de parto

Conheça em detalhe as fases de cada uma das etapas do trabalho de parto, como aliviar o desconforto e como atuar:

  • 1ª Fase do trabalho de parto: dilatação do colo do útero
  • 2ª fase do trabalho de parto: fase de expulsão e nascimento do bebé
  • 3ª Fase do trabalho de parto: expulsão (ou dequitadura) da placenta

Preparar-se para o pós-parto antes do nascimento

Conheça as fases do leite materno e os sinais de alerta no pós-parto que não deve ignorar.

Estou com 1cm de dilatação o que fazer para aumentar?

​Como acelerar a dilatação no parto normal?.
Andar e passear. Andar e passear a um ritmo lento e sem esforço. ... .
Relações sexuais. A estimulação é um método muito eficaz para facilitar a dilatação do útero. ... .
Relaxar..

Quantos dias demora a partir de 1 cm de dilatação?

Mas a média é de um centímetro por hora, resultando em um trabalho de parto que demora, no mínimo, dez horas para acontecer. E para ficar mais fácil de entender o que significa cada centímetro da dilatação, fizemos uma comparação com os diâmetros de frutas popularmente conhecidas.

O que fazer para acelerar dilatação?

boa hora!.
Relações sexuais..
Tâmaras..
Alimentos “quentes”.
Caminhadas..
Estimulação dos mamilos. Massagear as aréolas dos seios ou aplicar beliscões (suaves, claro) na região podem incentivar as contrações uterinas. ... .
Exercícios com bola suíça..
Massagens. ... .
Você leu corretamente..

Qual o melhor exercício para dilatar?

Exercícios. Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.