Exame holter o que não pode fazer

11 min. de leitura

O exame Holter é um eletrocardiograma com maior tempo de duração – de no mínimo 24 horas. O objetivo é caracterizar e diagnosticar ocorrências de comportamento elétrico anormal do coração durante atividades diárias (sono, trabalho, exercícios, estresse emocional, repouso e etc.). Ele detecta, classifica e quantifica os vários tipos de arritmias, além de calcular a variação da frequência cardíaca.

Para realização deste procedimento não invasivo, um monitor leve e portátil é acoplado à cintura do paciente. Este equipamento é ligado por fios e eletrodos que são grudados em pontos estratégicos do tórax. A intenção é monitorar a arritmia do paciente durante um dia rotineiro. Médicos de qualquer especialidade podem solicitar este exame, mas somente um cardiologista com conhecimento técnico em arritmia pode emitir o laudo.

Confira a seguir em que casos o exame Holter deve ser solicitado, como a telemedicina tem contribuído e reduzido o custo de clínicas com a emissão de laudos, quais parâmetros médicos devem ser avaliados, entre outros fatores importantes para a realização do procedimento.

Você vai ver neste texto:

  • 1 Indicações do exame Holter
  • 2 Tipos de aparelhos usados para fazer o exame Holter
  • 3 Como funciona a realização do exame holter com telemedicina?
  • 4 Preparo e orientações ao paciente
  • 5 Contraindicações ao exame Holter
  • 6 Passo a passo para a realização do exame
  • 7 Parâmetros médicos do exame Holter
  • 8 Laudo Holter via telemedicina

Indicações do exame Holter

Exame holter o que não pode fazer

O Holter é um exame complementar, por isso normalmente acompanha outros testes ou é pedido na sequência de um resultado de eletrocardiograma (ECG) que não acusou nenhum problema, já que permite uma investigação mais profunda.

Os principais sintomas que levam o médico a solicitar o exame são:

  • Tonturas;
  • Desmaios;
  • Palpitações.

O Holter calcula a frequência cardíaca média, máxima e mínima a cada hora, a distribuição de eventos arrítmicos e isquêmicos e os traçados eletrocardiográficos selecionados.

O médico cardiologista Marco Aurelyo Sanches destaca que este procedimento é fundamental para diagnosticar problemas como Distúrbios de condução atrioventricular e intraventricular, Canalopatias, Isquemia silenciosa, Apneia do sono e arritmias.

Além disso, o exame Holter é muito utilizado para acompanhar o tratamento de pacientes que usam marcapasso. A Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere a utilização deste método nas seguintes situações:

  • Confirmação de arritmias como causa de sintomas ocorridos durante as atividades diárias;
  • Detecção de isquemia miocárdica;
  • Documentação da eficácia terapêutica de agentes antiarrítmicos e anti-isquêmicos;
  • Predição de eventos cardíacos futuros.

Exame holter o que não pode fazer

Tipos de aparelhos usados para fazer o exame Holter

Os gravadores do sistema Holter devem seguir os padrões exigidos pela American Heart Association e ter capacidade de gravar sem distorções sinais de alta e de baixa frequência, entre 0,05 e 100Hz.

Inicialmente grandes e pesados, os equipamentos chegaram a usar sistemas de gravação em fita cassete para armazenar os dados e pesavam mais de 30 quilos. Hoje já é possível encontrar no mercado aparelhos com menos de 100 gramas que cabem no bolso.

Os dados são gravados por meio de softwares e armazenados em pequenos cartões de memória. Esta digitalização permite que os gráficos e cálculos sejam enviados por internet para análise de um médico em qualquer lugar do mundo.

Na hora de escolher qual equipamento de Holter comprar, o médico ou clínica interessada deve procurar por marcas com registro da Anvisa.

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), o sistema de registro é feito através de eletrodos bipolares em três canais (derivações). Mas o mercado hoje já tem gravadores digitais com opção de aquisição de dados em 12 derivações.

Além disso, o gravador precisa de um botão marcador de eventos que o paciente em condições especiais deve ativar quando sentir um sintoma.

Também são detalhes importantes na hora de pesquisar sobre os equipamentos avaliar os tipos de recursos que oferecem. Existem hoje no mercado, por exemplo, aparelhos com o exame MAPA, para monitoramento da pressão arterial durante 24 horas, acoplado, permitindo assim a realização dos dois exames simultaneamente.

Outro ponto que merece atenção é que alguns sistemas permitem análises mais aprofundadas, como a identificação e ampliação das espículas de marcapasso, variabilidade dos intervalos RR normais, alternância de onda T, gravadores de registro descontínuos, entre outros.

Exame holter o que não pode fazer

Como funciona a realização do exame holter com telemedicina?

A telemedicina tem sido utilizada por serviços de saúde para otimizar recursos e facilitar o acesso a profissionais especializados em emitir laudo para este tipo de exame. Caso o profissional ou clínica interessada esteja pensando em usar a telemedicina para emissão de laudos, é indicado primeiro entrar em contato com a empresa que fará esta operação e conversar sobre os tipos de equipamentos utilizados.

A Portal Telemedicina pode passar estas orientações e esclarecer qualquer tipo de dúvida em relação a este procedimento. O sistema da Portal conecta-se diretamente via IoT a mais de 90% dos equipamentos existentes no mercado. Isso quer dizer que para implementar a telemedicina, a clínica precisa apenas contar com uma boa conexão com internet. 

Além disso, a empresa conta com uma equipe de médicos cardiologistas renomados para laudar este tipo de exame.  No exame holter com telemedicina, os dados coletados no exame são enviados a uma plataforma com uma central com médicos disponíveis 24 horas por dia e a qualquer dia da semana para laudar o exame. O laudo é entregue de volta para a clínica em até 24 horas. 

Isso permite que a unidade de saúde aumente a sua produtividade sem precisar contar com número maior de especialistas em seu quadro de funcionários. O pagamento do serviço de telemedicina na Portal é por demanda, o que permite que clínicas de qualquer tamanho possam contar com essa tecnologia.

Preparo e orientações ao paciente

Exame holter o que não pode fazer

Um resultado satisfatório no exame Holter depende da qualidade do equipamento, manutenção dos cabos, do posicionamento correto dos eletrodos e da preparação da pele e dedicação do paciente.

O profissional de saúde deve orientá-lo a tomar banho antes de iniciar o procedimento, já que não é permitido molhar o equipamento. O paciente também precisa ser aconselhado a evitar o uso de cremes ou pomadas, pois isso pode prejudicar a fixação dos eletrodos.

Homens com pelo no peito devem fazer tricotomia (retirada dos pêlos) antes do exame. É recomendado que este procedimento seja realizado por um profissional da clínica devido ao risco de ferimento.

Colchões e travesseiros magnéticos podem gerar oscilações nos resultados e, portanto, o contato com este material precisa ser evitado. Para um bom resultado também é importante que o paciente anote os horários em que sentiu qualquer tipo de sintomas, como falta de ar, dor no peito, tonturas, palpitações, desconforto torácico ou náuseas, além de especificar o que estava fazendo naquele momento.

Essas observações devem ser repassadas pelo técnico ou médico que realizou o exame ao especiista que for emitir o laudo.

Leia também: Exame Holter 24 horas: ferramenta essencial para o cardiologista

Contraindicações ao exame Holter

Não há contraindicações para o exame Holter, já que ele não é invasivo.

Passo a passo para a realização do exame

O exame Holter não requer uma preparação prévia do paciente, apenas é recomendado que ele siga as orientações acima para garantir que a pele esteja nas condições ideais.

O número de eletrodos colocados no tórax do paciente varia de acordo com o equipamento. O período de instalação, colocação dos fios nos eletrodos e no Holter, demora em média 15 minutos.

Concluída esta etapa, o paciente é liberado para seguir com as atividades rotineiras pelo período estabelecido pelo médico (normalmente 24 horas). Após, ele deve retornar à clínica para retirar o aparelho e repassar as anotações. O material registrado é passado para o computador para posterior análise.

Leia também: Telemedicina cardiológica: conheça os benefícios para clínicas e hospitais

Parâmetros médicos do exame Holter

No laudo do exame Holter é fornecido o ritmo cardíaco, a variabilidade de frequência cardíaca, intervalos PR e QT, padrão de condução intraventricular, análise do segmento ST, frequência de extrassístoles e/ou arritmias.

O médico cardiologista Marco Aurelyo Sanches destaca que “todos os parâmetros fornecidos no laudo são de suma importância e devem ser analisados de forma individual, conjunta e correlacionados aos sintomas do paciente”.

Laudo Holter via telemedicina

A vantagem da utilização da telemedicina para as clínicas é que elas não precisam investir em software de laudo, mas somente em equipamentos, além de não ser necessário ter um médico cardiologista presente para realização do parecer. O cardiologista via telemedicina lauda o exame em curto período de tempo. No caso da Portal Telemedicina em até 24 horas após a realização do exame.

Além disso, este método facilita o acesso a profissionais qualificados e especializados neste tipo de laudo de qualquer lugar do país. O cardiologista Marco Aurelyo Sanches ainda destaca que a utilização da telemedicina para emissão de laudos do exame Holter também proporciona ganho de tempo, pois permite que os médicos das clínicas aumentem as demandas em consultas e exames no período que passariam executando laudo.

Uma das formas de otimizar recursos é com a contratação dos serviços da Portal Telemedicina, que lauda exames para clínicas e hospitais de todo o Brasil via internet e os emite no mesmo dia. Todas as imagens e laudos são armazenados por cinco anos, seguindo a Anvisa, e todos os dados são criptografados, garantindo a segurança de dados.

Quer ampliar e qualificar o atendimento na sua clínica? Solicite já um orçamento e veja como é simples fazer a implementação deste serviço.

O que não pode fazer quando estiver com Holter?

Durante as 24 horas do exame, orienta-se não tomar banho, para não molhar o aparelho, nem desconectá-lo precocemente. Solicitamos que se tenha cuidado com o aparelho, em especial não puxar os cabos, não deixar cair, não molhar ou sujar o gravador.

O que pode interferir no resultado do Holter?

É permitido usar celular e aparelhos eletrodomésticos durante o exame, mas colchões magnéticos interferem nos resultados. Medicamentos tomados para males cardiovasculares, como betabloqueadores e antiarrítmicos, podem ser suspensos, de acordo com orientação do cardiologista.

Quem coloca holter pode fazer caminhada?

Evite a realização de exercícios físicos durante o exame (o teste específico para avaliar o traçado eletrocardiográfico durante o exercício físico é o teste de esforço).

Pode trabalhar com o holter?

Sim. Durante a realização do exame Holter de 24 horas o ideal é que o paciente permaneça realizando suas funções habituais do dia a dia.