Exemplo de endocitose mediada por receptores

A endocitose e a exocitose são dois processos de transporte de substâncias, que envolvem a entrada e a saída de grandes partículas da célula.

  • Endocitose: é o processo de entrada de partículas na célula por meio de vesículas chamadas endossomos. Pode ocorrer de três formas: fagocitose, endocitose mediada e pinocitose.
  • Exocitose: é o processo de eliminação das partículas digeridas para fora da célula.

A endocitose e a exocitose são dois tipos de transporte ativo, ou seja, há gasto de energia durante os processos.

O lisossomo é a organela envolvida nesses processos, pois é a responsável pela digestão intracelular.

Endocitose

A endocitose é um processo de absorção de partículas na célula por meio de vesículas, chamadas de endossomos.

Os endossomos são formados a partir da invaginação da membrana plasmática, que posteriormente se separam e ficam livres no interior da célula.

Estas são formadas por invaginação da membrana plasmática, seguida de fusão e separação de um segmento da mesma.

A endocitose pode ocorrer de três formas:

  • Fagocitose: Englobamento de partículas maiores e sólidas, como bactérias ou protozoários.
  • Endocitose mediada: Funciona como a fagocitose, porém, as partículas ligam-se com proteínas receptoras específicas presentes na membrana plasmática.
  • Pinocitose: Englobamento de partículas líquidas.

Fagocitose

Poucas células humanas são capazes de realizar fagocitose. Entre as que realizam estão os macrófagos e linfócitos, células do sistema imunitário.

Essas células detectam um antígeno ou agente estranho no organismo, como uma bactéria. Dessa forma, o macrófago se aproxima da bactéria, emite os pseudópodes e a engloba.

Com isso, parte da membrana que envolve a bactéria se desprende formando uma vesícula, que recebe o nome de fagossomo.

Dentro da célula, o fagossomo se movimenta pelo citoplasma até encontrar a organela lisossomos.

O fagossomo funde-se com o lisossomo que irá realizar a digestão. Assim, a bactéria será quebrada em partes menores e os restos liberados.

Exemplo de endocitose mediada por receptores
Processo de fagocitose ocorrendo em uma célula de defesa humana

A fagocitose também é responsável pela alimentação das amebas. Para isso, elas modificam sua forma e emitem projeções de citoplasma chamados pseudópodes.

Quando o alimento estiver envolvido pelos pseudópodes, parte da membrana da ameba formará o fagossomo.

Dentro da ameba, a vesícula irá se fundir com um lisossomo formando o vacúolo digestivo. No interior desse vacúolo acontecerá a digestão, graças às enzimas contidas no lisossomo. Depois de finalizada a digestão, os restos serão liberados.

Exemplo de endocitose mediada por receptores
Fagocitose na ameba

Endocitose Mediada

A endocitose mediada é semelhante ao processo de fagocitose. Porém, conta com o auxílio de proteínas receptoras na membrana plasmática.

Quando as proteínas receptoras entram em contato com a substância da qual possui especificidade, a região da membrana sofre invaginação e forma-se a vesícula no interior da célula. A vesícula também irá se fundir com o lisossomos.

Esse tipo de endocitose é considerado mais rápido e eficiente, pois ocorre apenas com substâncias que possuem afinidade.

O vírus HIV é um exemplo de substância que entra na célula por endocitose mediada.

Pinocitose

A pinocitose consiste no englobamento de partículas líquidas.

Nesse caso, a célula se aproxima da partícula mas não emite pseudópodes para englobá-la.

Na pinocitose, a célula modifica sua forma e sofre invaginação. No espaço formado estarão contidas as partículas líquidas.

A membrana que envolve a partícula solta-se da célula e forma uma vesícula, chamada de pinossomo. O pinossomo se funde aos lisossomos.

O mecanismo de digestão e eliminação dos restos é o mesmo da fagocitose.

Exemplo de endocitose mediada por receptores

Processo de pinocitose

Uma semelhança entre a fagocitose e a pinocitose é o fato de provocarem alterações morfológicas nas células. Destacam-se a emissão dos pseudópodes, durante a fagocitose, e as invaginações, na pinocitose.

Leia também sobre Transporte Ativo.

Diferenças entre Fagocitose e Pinocitose

Agora que você já conhece os processos de fagocitose e pinocitose, saiba a diferença entre eles:

  • A fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes.
  • A pinocitose é o englobamento de líquidos. Além disso, não se formam pseudópodes. Para englobar as partículas, a membrana plasmática sofre invaginações, aprofundando-se em direção ao seu citoplasma e formando um canal que se estrangula nas bordas.

Exocitose

A exocitose consiste na eliminação dos restos das partículas digeridas para fora da célula. Ao final do processo de digestão das partículas, a célula precisa eliminar os seus restos.

Esse processo de eliminação dos restos da digestão celular é chamado de clasmocitose.

Os restos, que estão contidos na vesícula, serão encaminhados até a membrana e se fundirá com ela. Por conseguinte, ela se abrirá para o exterior e eliminará o conteúdo. A membrana da vesícula irá se reintegrar à membrana da célula que realizou a endocitose.

A exocitose também pode ocorrer em células secretoras, sendo a forma pela qual a célula irá secretar as substâncias que produz. Por exemplo, as células de glândulas que liberam hormônios.

Exemplo de endocitose mediada por receptores

Eliminação dos restos para fora da célula por exocitose

A exocitose pode ocorrer de duas formas:

  • Exocitose constitutiva: liberação de substâncias de forma contínua.
  • Exocitose regulada: a eliminação de substâncias só ocorre na presença de um estímulo.

Saiba mais sobre o assunto, leia também:

Membrana Plasmática
Permeabilidade Seletiva

Exemplo de endocitose mediada por receptores

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

O que é endocitose por receptores da membrana Cite um exemplo?

A vesícula formada pela membrana que contém a molécula absorvida desprende-se e leva a molécula para o meio intracelular. Um exemplo de endocitose no corpo humano é a absorção de colesterol para a síntese de membrana e outros esteroides.

O que é endocitose mediada por receptores?

Endocitose mediada por receptor: ocorre a captura de macromoléculas em virtude da presença de receptores nas membranas. Nas membranas existem áreas específicas, denominadas de fossetas cobertas, que possuem receptores. Na região voltada para o citoplasma, há também uma variedade de proteínas, principalmente clatrina.

O que é endocitose mediada?

Endocitose Mediada: absorção de partículas que se ligam em receptores presentes na membrana externa. Assim que a partícula se liga nos receptores, a membrana plasmática se deforma para absorver a substância.

Quais são os tipos de endocitose explique cada uma?

Endocitose: é o processo de entrada de partículas na célula por meio de vesículas chamadas endossomos. Pode ocorrer de três formas: fagocitose, endocitose mediada e pinocitose. Exocitose: é o processo de eliminação das partículas digeridas para fora da célula.