Festa do Morango Nova Friburgo 2022

Festa do Morango Nova Friburgo 2022
Fepro terá duas edições em 2022, a primeira será realizada entre os dias 6 e 10 de abril | Foto: Divulgação/Fepro

Com a melhora no cenário epidemiológico, o setor do turismo de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já está organizando as tradicionais atividades que foram suspensas por causa da pandemia da Covid-19. A realização de eventos está liberada na cidade, sem limite de público, conforme publicação em Diário Oficial. Com isso, as programações que fazem parte do calendário dos friburguenses já têm data marcada para este ano.

De acordo com o Convention Bureau de Nova Friburgo, o retorno das atividades irá gerar muitos postos de trabalho, emprego e renda para milhares de trabalhadores do setor, além de proporcionar momentos de lazer para os moradores.

“Um evento chega a movimentar mais de 50 outros setores de atividades para que ele aconteça. O evento também potencializa o destino onde ele acontece, valoriza os bens e serviços do local e eleva a autoestima da comunidade”, disse Edson Almeida, presidente do Convention Bureau de Nova Friburgo.

Calendário recheado

O primeiro evento tradicional a ser realizado em 2022 será a Feira de Promoções de Nova Friburgo. A Fepro reúne diversas lojas do município, com produtos com preço promocional, e está programada para acontecer entre os dias 6 e 10 de abril, no Nova Friburgo Country Clube.

No mesmo período e local, também será realizado o Salão Noivas e Festas. O evento conta com diversas empresas e profissionais do ramo que apresentam seus serviços e produtos para a realização de festividades, como: casamentos, bodas e batizados.

Festa do Morango Nova Friburgo 2022
Evento reúne empresas do setor de decoração e serviços para festas de casamento, bodas e batizados | Foto: Divulgação/Teia de Eventos

De 30 de abril a 31 de maio, será realizada a 3ª edição do Festival de Comida de Boteco. Neste ano, o evento será ainda maior, abrangendo pela primeira vez os bares e restaurantes de outros municípios.

A edição ‘Festival de Comida de Boteco – Serramar’ contará com estabelecimentos de cinco municípios da Região Serrana e três da Região dos Lagos, e cada um terá que apresentar um prato original combinando alimentos típicos da serra e do mar.

Em maio, haverá a Olimpíada da APAE e, em setembro, está prevista para acontecer uma edição especial da Fepro.

A Festa do Morango com Chocolate e a Festa da Flor de Nova Friburgo serão realizadas do dia 12 a 16 de outubro. Os eventos valorizam os produtos locais e reúnem uma grande quantidade de turistas no município.

Em novembro, o mês será marcado pelo Festival da Truta. O evento gastronômico envolve diversos restaurantes da cidade com pratos feitos com o peixe que tem grande produção em nossa cidade.

Festa do Morango Nova Friburgo 2022
Festival da truta será realizado entre os dias 1º e 30 de novembro em diversos restaurantes da cidade | Foto: Divulgação/Festival da Truta

Carnaval em maio

Além dos eventos tradicionais que fazem parte do calendário de Nova Friburgo, a cidade contará com um Carnaval fora de época.

Devido à alta de casos da Covid-19 nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a festa precisou ser adiada. A data escolhida pela prefeitura e os representantes das agremiações foi de 13 a 15 de maio, mês de aniversário da cidade.

Festa do Morango Nova Friburgo 2022
Desfiles serão realizados nos dias 13 e 14 de maio deste ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Os desfiles das Escolas de Samba do Grupo A serão realizados na sexta-feira, dia 13 de maio, já as agremiações do Grupo Especial passarão pela avenida Alberto Braune no sábado, 14 de maio.

“Nossas expectativas estão lá em cima para que ele (Carnaval), realmente, aconteça da melhor forma. Todo o processo administrativo já está tramitando em todas as secretarias para que aconteça legalmente, dentro da melhor forma possível. E a gente crê que vai ser um dos melhores carnavais que a gente teve. Mesmo fora de época, a gente acredita que vai ser um dos melhores”, afirmou Renan Alves, secretário de Turismo.

Ainda segundo a Secretaria de Turismo, no dia 16, aniversário de Nova Friburgo, o tradicional desfile cívico será realizado.

Shows

Com a liberação dos eventos, a cidade também voltou a receber grandes apresentações musicais.

Neste mês, Nova Friburgo já contou com shows da dupla sertaneja Maiara e Maraísa e do grupo de pagode Sorriso Maroto.

Em abril, dois eventos prometem movimentar a cidade. No dia 14, na Via Expressa, será realizado o show do cantor sertanejo João Gomes.

Já no dia 16 de abril, o Country Clube receberá o show do cantor Zé Ramalho. O evento era pra ter acontecido em abril de 2020, mas, com a pandemia, precisou ser remarcado, segundo a organização.

Em maio, o ‘Serra Sunset’ promete muito samba no pé na cidade. O evento terá como atração principal os cantores Dilsinho e Ferrugem, que subirão ao palco do Country Clube na véspera do aniversário da cidade.

Para os produtores de eventos do município, acompanhar essa retomada do setor é motivo de muita alegria. Afinal, ao longo da pandemia, foram grandes os prejuízos para as empresas do ramo. Muitas delas não resistiram diante da suspensão dos eventos.

"A gente tá muito feliz com o retorno dos eventos. O nosso setor foi, certamente, um dos mais atingidos pela pandemia. Ficamos quase dois anos parados, e é um setor que representa quase 4% do PIB nacional. Então, a gente está muito feliz de estar retornando as atividades," ressalta Elton Júnior, produtor de eventos na cidade.

Secretaria de Turismo também publicou calendário de eventos

A programação oficial conta a retomada do FriJazz, que será realizado no Lago de Lumiar e na quadra de esportes de São Pedro da Serra, no mês de maio.

O Festival Art & Bier, que reúne diversos produtores de cerveja artesanal da região, também tem data marcada. O evento vai ocorrer na Praça do Suspiro e está agendado para os dias 1º e 04 de setembro.

No total, são mais de 90 eventos programados para acontecer ao longo dos meses. Confira o calendário completo clicando aqui.

ERRATA: Diferentemente do que foi informado na reportagem, baseado em uma calendário divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo, a Fevest ainda não tem data para ser realizada. Por meio de nota, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), responsável pelo evento, afirma que "para o ano de 2022 ainda está sem a previsão de realização da Fevest, ainda não definimos o formato e se acontecerá ou não a Fevest, acreditamos que em breve teremos mais informações". A informação foi alterada no texto.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.

Quando é o Festival do Morango em Nova Friburgo?

A Festa do Morango com Chocolate está de volta em 2022! 🍓🍫 De 12 a 16 de outubro, no Nova Friburgo Country Clube.

Quando é a Festa do Morango em Domingos Martins 2022?

Domingos Martins – ES, 23 de maio de 2022.

Vai ter Festa do Morango Monte Alegre do Sul 2022?

O evento, um dos eventos mais esperados do ano para quem visita o Circuito das Águas Paulista, retorna em 2022 após dois anos de suspensão por conta da pandemia da covid-19. A festa ocorre das 10h às 22h e é realizada na Praça Bom Jesus e nos arredores do Centro Histórico.

Quando é a Festa do Morango em Atibaia 2022?

A Festa de Flores e Morangos 2022 começa nesta sexta-feira (2) em Atibaia (SP). Esta será a 40ª edição do tradicional evento, que volta a acontecer após dois anos suspensa por conta da pandemia. A festa acontece até 25 de setembro, sempre de sexta a domingo, e nos 7 e dia 8, das 9h às 18h.