História do São João Para educação infantil

4 Livros infantis que contam histórias juninas

Agora que vocês já sabem tudo sobre festa junina, além de se divertirem nas festas, que tal conhecer bons livros que contam histórias com temas relacionados? Aqui minha seleção especialmente pra vocês:

História do São João Para educação infantil

Maroca e Deolindo, – Um livro muito legal que descobri na Biblioteca Pública do Paraná. Traz 12 contos: um pra cada festa típica da cultura popular brasileira. A de festa junina fala da criançada que aprontou poucas e boas pra juntar um casal em plena festa de São João. A do carnaval conta a história do galo Joaquim, que coleciona mudas de sol e canta chuvas de confete. Pura poesia. De André Neves, editora Paulinas Brasil

História do São João Para educação infantil

Almanaque Ruth Rocha – Mais um livro que conheci explorando a Biblioteca Pública. Como um bom almanaque, traz curiosidades, histórias, brincadeiras, charadas, provérbios, adivinhas, piadas etc. Não só sobre festa junina mas sobre os mais diversos assuntos. Vale a pena ter na sua biblioteca pessoal pra sempre pesquisar e consultar. 🙂 Editora Salamandra

História do São João Para educação infantil

As aventuras de Pedro Malasartes – Uma das figuras mais tradicionais da cultura popular brasileira. Me lembro com carinho do meu vô que sempre tinha uma boa história pra contar do Malasartes. Esse livro reúne vários contos desse personagem. De Eraldo Miranda. Editora Elementar.
Mas existem vários livros que narram as aventuras dele também.

História do São João Para educação infantil

Bandeira de São João – Adivinhações, poesias e cantigas, tradicionalmente usadas nas festas juninas do Nordeste, são exploradas neste texto. A noiva, a boneca de milho, o Uanari, a Mãe da noite, todos se envolvem na procura do Sol, pois, sem ele, não haverá milho madurinho, casamento, nem mesmo a grande festa em homenagem a São João menino. De Assis Lima e Ronaldo Correia de Brito. Editora Companhia das Letras.

Aqui abaixo esses e outros livros pra vocês conferirem:

Nesse post eu falei um pouco mais sobre o livro Maroca e Deolindo.
Saiba a origem e o significado dos elementos típicos das festas juninas nesse post.

Ouça uma história!

Ano passado contei um causo de um dos caipiras mais famosos da nossa cultura popular: Pedro Malasartes. Confira:

Post Views: 48.898

Como explicar às crianças o significado da noite de São João

Todo ano, no dia 24 de junho se celebra a Noite de São João, uma festa pagã que leva um nome religioso porque se acredita que o apóstolo de Jesus nasceu por volta dessa data, que, além disso, se produz o solstício de verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul. 

Nesta data, quando o sol está no seu ponto mais alto, é o dia mais longo do ano nos países do hemisfério norte, e a partir de então, vai perdendo força e os dias se tornam mais curtos. É por isso que esta celebração é ligada a rituais como acender fogueiras e fogos para dar mais força ao sol. 

História do São João Para educação infantil

O fogo é o grande protagonista da Noite de São João, e tem duas simbologias: purificar os pecados das pessoas e render culto ao sol. Em muitos países do mundo se festeja esse dia acendendo fogueiras na praia. Algumas pessoas, inclusive, pulam por cima delas porque a tradição conta que os desejos que pedirmos durante este ritual poderão se cumprir.

Não é somente o fogo que é muito importante no São João, porque purifica e queima todo o mal, mas a água também é muito importante. Algumas pessoas entram no mar e pulam as ondas porque acreditam que isso lhes assegura saúde para todo o ano.

A festa de São João é celebrada em muitos países ao redor do mundo desde a Europa a América do Sul. Espanha, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela ou Brasil, a festa recebe o nome de Festa Junina e esta data se destaca no calendário anual desses países. 

Na Argentina, da mesma forma que na Espanha, celebram o solstício de inverno a noite de 21 de junho. Os argentinos organizam fogaréus em bairros ou praças, ao redor dos quais se reúnem muitos jovens. Na Bolívia, as fogueiras foram substituídas por churrasqueiras diante do perigo de incêndio e intoxicação da população. Em Camaguey, Cuba, se celebra um vistoso carnaval. Inclusive, em Porto Rico, onde é a ‘festa da capital’ e as pessoas têm a tradição de se jogar de costas na praia ou banhar-se com flores. 

No Brasil, principalmente no Nordeste brasileiro, as festas são grandiosas, como em Campina Grande (Paraíba), que é considerado o Maior São João do Mundo com a maior quadrilha junina de todo o mundo. Outros destinos muito procurados são: Caruaru (Pernambuco), São Luiz (Maranhão), Mossoró (Rio Grande do Norte) e Salvador (Bahia). Algumas cidades comemoram o Santo Antonio e o São Pedro. É festa o mês inteiro. 

Como nas Festas Juninas são vendidos muitos fogos de artifício, acontecem muitas queimaduras com crianças e adultos. É necessária uma vigilância grande por parte dos pais para evitar esses acidentes.

Puedes leer más artículos similares a Festa de São João. História e origem, en la categoría de São João en Guiainfantil.com Brasil.

Publicado: 6 de maio de 2016
Actualizado: 11 de janeiro de 2017

//loadScript('https://www.google-analytics.com/analytics.js', false); } function loadInterstitial(){ googletag.cmd.push(function() { googletag.display(googletag.enums.OutOfPageFormat.INTERSTITIAL); googletag.pubads().refresh([interstitialSlot]); }); }

Como explicar a origem da festa junina para educação infantil?

Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

Qual é a história da festa de São João?

A festa de São João teve origem na Idade Média, onde a igreja católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos. No dia 24 de Junho era celebrado o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza.

Como trabalhar o São João na educação infantil?

É sempre bom aproveitar a diversão da festa para ensinar conteúdos sobre esse tema..
1 – Pintando bandeirinhas. ... .
2 – Atividade de português. ... .
3 – Atividade de matemática. ... .
4 – Brincadeira de Adivinhação. ... .
5 – Atividade com colagem. ... .
6 – Atividades artísticas. ... .
7 – Painel Junino. ... .
8 – Atividades lúdicas para brincar..

Como explicar o São João?

A explicação é simples: em junho celebra-se o dia de quatro santos da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua (dia 13), São João Evangelista (dia 24), São Pedro e São Paulo (ambos celebrados no dia 29). Desse modo, as festas realizadas ao longo do mês giram em torno desses santos.