A terapia cognitivo comportamental está associada a qual tipo de abordagem da história da Psicologia

A psicoterapia é um método cientificamente comprovado e eficaz. Seu objetivo principal, durante o tratamento, é contribuir na estruturação e organização psíquica do paciente com o intuito de aliviar e, não menos importante, proporcionar o desaparecimento dos sintomas, após um determinado período.

Atualmente, existem diversas abordagens terapêuticas reconhecidas. A Terapia Psicanalítica (ou Psicanálise) e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são duas delas e, hoje em dia, comumente utilizadas, principalmente como terapia auxiliar no tratamento de transtornos mentais como, por exemplo, depressão e ansiedade.

Terapia Psicanalítica

Surgida em 1901, é considerada a primeira escola de psicoterapia. A Terapia Psicanalítica (Psicanálise) tem como princípio a compreensão de que nossos comportamentos e sentimentos são regidos por desejos inconscientes, entendendo que questões inconscientes possam influenciar ou gerar sintomas atuais. E, para analisá-los, devemos acessar os instintos, anseios e impulsos que fornecem a energia para as ações. Para Sigmund Freud (1856-1939), médico neurologista e fundador dessa Teoria, o inconsciente é a fonte de energias, desejos reprimidos e depósito de velhas lembranças. O objeto de estudo da Psicanálise é este inconsciente e a maneira de análise é realizada por meio da associação livre. Freud realizou muitas descobertas de sua teoria fazendo auto-análise e, também, analisou rigorosamente seus sonhos e os de seus pacientes. O papel do psicanalista é ajudar o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar materiais inconscientes de forma que a vida atual seja mais satisfatória.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

Já a Terapia Cognitivo-Comportamental diverge da Psicanálise, por considerar que o ser humano é um resultado de aprendizagens. Surgida tempos depois da Psicanálise, em 1956, a TCC foi proposta e desenvolvida pelo Dr. Aaron Beck, professor de Psiquiatria da Universidade da Pennsylvania em Philadelphia e um eminente Psicanalista, que conduziu estudos empíricos para comprovar princípios psicanalíticos. A partir destes estudos, propôs um modelo de depressão, que, evoluindo em seus aspectos teórico e aplicado, constituiu-se em um novo sistema de psicoterapia.

A TCC foca nos processos cognitivos, nas formas de pensamento, entendendo que os pensamentos distorcidos é que geram os sintomas. Assim, o terapeuta busca auxiliar o cliente a fazer uma avaliação mais objetiva e realista das situações e também um treino de habilidades e de novos comportamentos, com técnicas direcionadas.

Definidos os dois conceitos das terapias, resta saber qual a abordagem mais eficaz ou que mais se aplica a cada indivíduo. NTerapia Psicanalítica é o terapeuta, que embora não dê orientação, único responsável pela terapia. Não se focando em indicadores verificáveis como os sintomas, o terapeuta detém o poder de saber quando a terapia está terminadaJá na TCC, uma das críticas mais acentuadas é a de não se focar a origem do problema, mas unicamente sobre os sintomas, o que pode caracterizá-la, muitas vezes, como superficial.

Qual delas você iria preferir?

Vale, ainda, ressaltar que nenhuma das linhas terapêuticas, destacadas aqui, é mais efetiva que a outra. Diversos estudos apontam que a eficácia terapêutica depende de inúmeros fatores como, por exemplo, a expertise do profissional, a forma de aplicação do método e, além disso, a dedicação do paciente no tratamento e a confiança em seu terapeuta.

Referencias:

1.Gomes, Pedro “Diferentes tipos de psicoterapia e suas indicações na prática psiquiátrica: de orientação psicanalítica, psicodinâmica, terapia cognitiva, psicodramática” Boletim Científico da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP – nº 8. Acessado em: novembro de 2016.

2.Tautonomia

3.Diferenças entre as abordagens psicoterapêuticas – Psicóloga Luciana Salvador
4.Terapia Psicanalítica x Terapia Cognitivo Comportamental – Psicologia Free

Qual a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental?

A Terapia Cognitiva-Comportamental é uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente. A técnica consiste em buscar uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente.

Como surgiu a abordagem Cognitiva

A Terapia Cognitivo Comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos.

Quais os tipos de abordagem da psicologia?

As principais abordagens da psicologia.
Psicanálise. ... .
Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ... .
Humanismo. ... .
Psicoterapia Corporal ou Reich. ... .
Cognitivo-Comportamental ou TCC. ... .
Gestalt-terapia..

Qual a técnica psicoterápica utilizada exclusivamente na abordagem Cognitiva

Dessensibilização sistemática Essa técnica de terapia cognitivo-comportamental também é bastante comum para tratar pacientes. Por meio dela, o paciente é exposto aos elementos que lhe causam medo, de maneira gradual, segura e guiada pelo terapeuta.