Liga mundial de volei feminino 2022

olympic-channel

Carolana, Carol Gattaz, Wallace e Lucão estão entre as estrelas em ação no campeonato brasileiro. Saiba em quais times eles jogam, onde encontrar a tabela e como assistir às partidas.

Carol Gattaz e Carol comemoram no Mundial de Vôlei.
(Foto: Volleyball World)

Os fãs de vôlei brasileiros não ficarão órfãos por muito tempo. Nesta sexta-feira, de 21 de outubro, começa a Superliga masculina, enquanto os primeiros jogos da feminina acontecem em 28 de outubro.

Antes disso, no dia 23, será disputada a Supercopa feminina de 2022, entre o Minas Tênis Clube e o Sesi Bauru.

Nove das vice-campeãs mundiais em 2022 estarão na competição, assim como sete jogadores que conquistaram a medalha de bronze no masculino.

A temporada 2022/2023 terá uma novidade importante: o título será decidido em um jogo único, em vez de uma disputa de melhor de três partidas, com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) sendo responsável pela escolha da sede.

Na última temporada, o Sada Cruzeiro voltou a conquistar o troféu masculino após quatro anos, enquanto o Minas Tênis Clube foi tricampeão consecutivo nacional no feminino.

Confira quais são os principais jogadores em ação e onde assistir às Superligas de vôlei.

MAIS | Veja as seleções femininas dos Pré-Olímpicos de Paris 2024

Carol Gattaz e Pri Daroit tentam conter o ataque do Japão durante partida entre as duas seleções, válida pelo Mundial Feminino de Vôlei, nos Países Baixos, em setembro de 2022.
Carol Gattaz e Pri Daroit tentam conter o ataque do Japão durante partida entre as duas seleções, válida pelo Mundial Feminino de Vôlei, nos Países Baixos, em setembro de 2022. (FIVB)

Superliga feminina: Carolana e Carol Gattaz em lados opostos

O Minas Tênis Clube e o Praia Clube fizeram as últimas três finais da Superliga feminina. Não por acaso, as duas equipes contam com a maioria das atletas da seleção que jogam em clubes do Brasil.

Uma delas é Ana Carolina da Silva, Carolana, Carol, ou melhor bloqueadora do mundo, como quiser chamar. No Mundial dos Países Baixos e da Polônia, a central liderou as estatísticas do fundamento, com 59 bloqueios bem-sucedidos, 17 a mais que a segunda colocada, a italiana Anna Danesi.

Carol compete pelo Praia Clube, assim como a ponteira Tainara, que foi decisiva para o Brasil em diversos jogos do Mundial.

Já o Minas tem um quarteto da seleção brasileira: a experiente central Carol Gattaz, a ponteira Pri Daroit, a central Júlia Kudiess e a oposta Kisy. A equipe, no entanto, perdeu a levantadora Macris, que foi transferida para o Fenerbahçe, da Turquia.

O Sesi Vôlei Bauru contará com o reforço da central Lorena, que estava se destacando no Barueri, e também com a líbero Nyeme, que se tornou titular da seleção brasileira durante o Mundial. A outra líbero da seleção, Natinha, joga pelo Osasco.

MAIS | Carol ressalta a força do grupo brasileiro

Wallace em ação contra Cuba, na partida de abertura do Brasil no Mundial masculino de Vôlei 2022, na Eslovênia.
Wallace em ação contra Cuba, na partida de abertura do Brasil no Mundial masculino de Vôlei 2022, na Eslovênia. (FIVB)

Superliga masculina: Wallace e Rodriguinho lideram Sada Cruzeiro

No Mundial deste ano, Wallace retornou com sucesso à seleção brasileira em um momento de instabilidade da equipe. No entanto, o oposto já afirmou que não pretende continuar no time nacional. Seu foco é o Sada Cruzeiro, atual campeão brasileiro e da Supercopa.

Tão importante quanto Wallace para a equipe é o ponteiro Rodriguinho, que foi eleito o melhor jogador da final da Superliga após marcar 16 pontos na última partida.

Um importante reforço para o Cruzeiro na temporada 2022-2023 será o campeão Olímpico e hexacampeão da Superliga Lucão, que estava anteriormente no Vôlei Renata.

“É uma equipe que está sempre disputando títulos, que tem um grande apelo internacional também, que está sempre jogando e conquistando mundial. Para mim, é um sonho que eu consegui realizar. Conheço bastante o grupo, tenho grandes amigos no time, grandes jogadores com quem já conquistei muito na seleção brasileira, e eu tenho certeza que vai ser uma adaptação tranquila”, afirmou Lucão sobre sua nova equipe.

Atual vice-campeão brasileiro, o Minas Tênis Clube conta com o líbero reserva da seleção Maique. Já o ponteiro Adriano e o oposto Felipe Roque atuam no Vôlei Renata, de Campinas, enquanto o Sesi-SP possui o oposto Darlan no elenco.

A situação do central Isac é mais complicada. Após se lesionar na Liga das Nações e pedir dispensa do Mundial com uma lesão nas costas, o jogador viu a sua transferência do Sada Cruzeiro para o italiano Citanova se tornar incerta.

Aposentado da seleção brasileira, o campeão Olímpico Douglas Souza também é um dos destaques da Superliga, jogando pelo São José.

MAIS | As equipes masculinas que disputam os Pré-Olímpicos

Onde encontrar a tabela e jogos da Superliga de vôlei 2022-23

A Superliga masculina começa em 21 de outubro, enquanto a feminina tem início no dia 28.

  • Tabela de jogos do masculino
  • Tabela de jogos do feminino

Onde assistir à Superliga de vôlei 2022-23

Os direitos de transmissão da competição no Brasil são dos canais Sportv.

MAIS | Sistema de classificação do vôlei para Paris 2024

Adicione esses aos seus favoritos

Ana Carolina DA SILVAAna Carolina DA SILVA

Caroline GATTAZCaroline GATTAZ

Wallace DE SOUZAWallace DE SOUZA

VôleiVôlei

BrasilBRA

Conteúdo relacionado

Mais de

You May Like

Quando será o Mundial de vôlei 2022 feminino?

23 de setembro de 2022Campeonato Mundial de Voleibol Feminino de 2022 / Data de inícionull

Onde será o Mundial de Vôlei Feminino 2022?

O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino 2022 tem como sede a Turquia, país do maior e atual campeão do torneio VakıfBank - clube turco também é onde joga a grande atleta brasileira da atualidade, Gabi.

Quem foi campeão da Liga Feminina de vôlei 2022?

Com uma grande apresentação na final, a Sérvia é bicampeã mundial feminina de vôlei ao derrotar o Brasil na final neste sábado, 15 de outubro de 2022, na final em Apeldoorn, nos Países Baixos.

Qual o próximo jogo de vôlei feminino?

Seguindo o calendário, a Superliga feminina começa no próximo dia 28 e outubro e vai até maio de 2023. O formato é simples: todos jogam contra todos em turno e returno. Após o fim das rodadas, as oito primeiras classificadas passam para os playoffs.