Mancha branca no rosto do bebê

Alguns bebês já nascem com manchinhas brancas, avermelhadas ou escuras na pele, ou estas surgem nos primeiros meses de vida e causam desconforto nos pais. Confira o que podem ser algumas delas e lembre-se de sempre procurar a orientação do seu pediatra e dermatopediatras para avaliação e acompanhamento.

O que é o HEMANGIOMA INFANTIL?

O hemangioma infantil, ou hemangioma da infância é uma marca de nascença ou que aparece até o final do primeiro mês de vida.
É uma lesão avermelhada que na maioria das vezes some com o tempo, então é necessário somente fazer o acompanhamento da lesão.
Alguns hemangiomas podem apresentar ulceração dolorosa, e pode resultar em sangramentos e infecções secundárias. As lesões com maior risco de ulceração são aquelas localizadas em áreas de atrito (área das fraldas, cotovelos, ombro e joelhos), nos lábios, e as lesões de grandes dimensões.
Hemangiomas grandes, que ulceram ou que prejudicam o funcionamento de um órgão deverão ser tratados e acompanhados.

E quando a manchinha é branca na pele? O que é o vitiligo?

O vitiligo é uma doença crônica e autoimune causada pela falta ou diminuição de melanina na pele, caracterizada por manchas brancas espalhadas pelo corpo e rosto, podendo causar perda de pigmentação também no cabelo, cílios ou sobrancelhas. O tratamento pode controlar e desacelerar o aparecimentos das manchas, porém depende da reação do organismo. O surgimento das manchas esbranquiçadas na criança deve ser avaliado por um dermatopediatra.

Manchas avermelhadas e ressecadas, podem ser alergia ou dermatite?

A dermatite de contato é caracterizada por áreas de vermelhidão, ressecamentos, fissuras, e rachaduras na pele, podendo arder e coçar. Ela é causada devido a uma irritação causada por alguma substância que venha tocar a pele. No caso dos bebês, por terem a pele mais fina é mais sensível, pode ser causada por substâncias ou objetos colocados nos bebês como fraldas descartáveis, cosméticos, perfumes, curativos e outros. Caso o bebê apresente esses sintomas, um médico deve ser consultado.

E se a irritação for constante e em vários locais do corpo do bebê?

Pele seca, coceira e feridas com casquinhas? A dermatite atópica é uma doença genética, crônica e não contagiosa. As irritações na pele podem aparecer por conta de contato com materiais ásperos, poeira, detergentes, pólen, o mofo, a ácaros ou a animais; produtos de limpeza em geral, roupas de lã e tecido sintético até variações de temperatura.

Para tratar a dermatite se busca o controle da coceira, reduzir a inflamação da pele e prevenir a recorrência da mesma. A base do tratamento acaba sendo com o uso de hidratantes no combate do ressecamento da pele causador das feridas e manchas avermelhadas.

Procure sempre orientação do seu dermatopediatra no surgimento de qualquer mancha, sinal ou irritação na pele do seu bebê.

Se você notou que estão aparecendo manchas brancas na pele do seu bebê, não precisa se apavorar, mesmo que ele tenha poucos meses de idade. Antes de tudo, é preciso entender que a pele das crianças está mais suscetível a doenças devido a vários fatores: ela é mais fina, frágil e possui muito menos pelos que a pele dos adultos.

As manchas brancas na pele são chamadas pelos especialistas de e podem ser causadas por determinados motivos, como as doenças de pele e a exposição prolongada ao sol. Elas aparecem em qualquer parte do corpo (costas, braços, pescoço, pernas, mãos e rosto) e são caracterizadas pela falta de melanina ou melanócitos (células da pele).

O que causa manchas brancas na pele

A seguir, conheça algumas causas das manchas brancas na pele das crianças.

  • Infecções fúngicas na pele
    Podem causar a formação de manchas brancas na camada mais externa da pele. É normal a presença dos fungos na pele, mas em certo limite. Muitos deles podem causar uma condição chamada tinea ou pitiríase versicolor. 

    A área do corpo afetada muda de cor e a descoloração manifesta-se com pequenas e irregulares manchas brancas que ocorrem no peito, nas costas, nos ombros e nos braços.

  • Nevo acrômico
    A doença é causada devido à produção insuficiente de melanina e provoca a formação de pequenas manchas brancas. Nas fases seguintes, as manchas próximas se unem e formam uma marca maior e irregular.As manchas causadas pelo nevo acrômico são bem localizadas e não se espalham para outras partes do corpo.
  • Pitiríase alba
    Caracterizada por pequenas manchas brancas na pele que são limitadas à área do rosto, braços e pescoço, ocorrem geralmente após exposição solar intensa. O problema é temporário e ocorre mais facilmente em crianças com idade entre seis e 12 anos.A pitiríase alba afeta, principalmente, as peles secas e desidratadas e pode causar coceiras. Normalmente, as manchas são arredondadas e ovais, e podem permanecer na pele por anos, caso não haja acompanhamento médico.
  • Vitiligo
    Doença de causa desconhecida, o vitiligo caracteriza-se pela presença de manchas acrômicas na pele. As lesões se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele) nos locais afetados.A causa do vitiligo ainda não é clara, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados à doença. Além disso, é comum a correlação com alterações ou traumas emocionais que poderiam atuar como fatores de desencadeamento do vitiligo.

Sempre que surgir uma mancha na pele dos bebês ou das crianças, um dermatopediatra deve ser consultado para garantir o correto diagnóstico e tratamento.

Para saber mais sobre cuidados com a pele na infância, acompanhe os posts também  no Facebook e Instagram.

O que pode ser uma mancha branca no rosto do bebê?

Existem algumas causas para manchas brancas no bebê, como, por exemplo, pitiríase alba, nevo acrômico, vitiligo, entre outras. O dermatologista é o médico especialista que poderá dar o diagnóstico dessa alteração na pele. Procure um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que é mancha branca na pele do bebê?

“Vitiligo é uma doença autoimune caracterizada pelo surgimento de manchas brancas na pele por ausência de melanina. Ela ocorre devido à destruição dos melanócitos, que são as células responsáveis pela síntese de melanina – substância que dá cor à pele”, explica o Dr.

O que pode ser mancha branca na bochecha do bebê?

Pode ser sapinho, uma infecção pelo fungo chamado Candida albicans. Aparecem manchas brancas na parte interna da bochecha, no céu da boca e às vezes na língua do bebê. É um problema mais comum em bebês de até 2 meses de idade, mas pode aparecer em crianças mais velhas também.

Como começa vitiligo em bebê?

Tudo começa com manchinhas brancas na pele que podem ir aumentando de tamanho, e isso já começa a causar preocupação nos pais. Segundo um estudo feito por dermatologistas, o vitiligo atinge apenas 1% da população e, dessa porcentagem, de 23% a 26% dos casos são em crianças com menos de 12 anos.