Modelo de carta de apresentacao para emprego

Ninguém gosta de perder tempo escrevendo uma carta de apresentação.

Se você está buscando um emprego, é claro que preferiria utilizar seu tempo se aperfeiçoando para avançar com sua carreira, mas em vez disso você tem que gastar horas fazendo não apenas um currículo, mas também uma carta de apresentação.

Por isso, montamos um modelo de carta de apresentação pronta para copiar que você pode preencher com seus dados e com a informação da vaga desejada. Claro que é importante mudar os detalhes de acordo com sua experiência.

Além disso, veja exemplos de cartas de apresentação feitas utilizando o nosso modelo.

Você quer fazer uma carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos? Use o nosso gerador de cartas de apresentação. Escolha um dos 18 modelos profissionais de carta de apresentação e adote o mesmo estilo no o seu currículo!

Criar minha carta de apresentação agora

carta de apresentacao pronta para copiar

carta de apresentacao pronta para copiar

Modelo de carta de apresentação feito com o nosso gerador de cartas de apresentação. Confira mais modelos de cartas de apresentação.

[Nome e Sobrenome]

[Vaga desejada]

[Telefone]

[e-mail]

[LinkedIn]

Estimado [Nome e Sobrenome],

Encantou-me encontrar esta vaga para [posição] na [Empresa], empresa que respeito muito devido à [valor compartilhado entre você e a empresa]. Como [posição atual] por [número de anos na área] anos, me desenvolvi em [habilidade relacionada à vaga] e fui capaz de [conquista quantificável relativa à vaga], entre outras conquistas profissionais. Eu adoraria utilizar essas habilidades para [como você pode ajudar a empresa se conseguir a vaga] como [nome da posição desejada] na [nome da empresa].

Além disso, [conquista profissional ou habilidade pessoal menos importante do que as do primeiro parágrafo, mas que merece ser incluída na carta por ser relevante à vaga].

Gostaria de ter a oportunidade de uma entrevista presencial para poder demonstrar como eu utilizaria [habilidade mencionada anteriormente] para [como você pode ajudar a empresa].

Atenciosamente,

[Nome e Sobrenome]

Se quiser ler mais sobre como fazer uma carta de apresentação, ou quiser entender como esse modelo foi construído, leia nosso artigo: Como fazer uma carta de apresentação profissional.

Veja abaixo quatro exemplos de cartas de apresentação criadas usando o modelo acima, com alguns ajustes para cada situação:

Modelo de carta de apresentação pronta para copiar: primeiro emprego (sem experiência)

Carla D. Fagundes

Atendente

(XX) 99999-9999

linkedin.com/in/carladfagundes

Aos cuidados do(a) recrutador(a) da loja Roupas e Cia.

Fiquei muito feliz ao encontrar essa vaga de atendente na loja Roupas e Cia. Não só a loja fica do lado da minha casa, como fiz compras nela por toda a minha vida. Por esse motivo, já conheço e me dou bem com os empregados, e também conheço e saberia lidar com os clientes e moradores da região.

Acredito que minha ótima comunicação verbal, organização, empatia, e proatividade serão ótimos para a loja, na qual estarei muito motivada a dar o meu melhor.

Espero poder participar de uma entrevista em pessoa para ter a chance de provar que sou a candidata certa para essa vaga.

Atenciosamente,

Carla D. Fagundes

Temos um artigo focado em como escrever uma carta de apresentação sem experiência: Como escrever uma carta de apresentação para primeiro emprego.

Uma carta de apresentação sem um bom currículo não tem chance. Nosso criador de currículos online foi desenvolvido para ajudá-lo a criar seu CV de maneira rápida e fácil. Faça seu curriculum vitae com apenas alguns cliques em um de nossos 18 modelos de currículos para preencher online e baixar em PDF.

criador de curriculos online

Criar meu currículo agora!

Modelo de carta de apresentação pronta para copiar: recepcionista

Pâmela Hannon

Recepcionista

(XX) 99999-9999

linkedin.com/in/pamelahannon

Estimado Marcelo Correia,

Me encantou encontrar a vaga de recepcionista bilíngue para a Shostners & Shostners LTDA. Além da empresa combinar perfeitamente com meu histórico profissional e habilidades, os valores da empresa são os mesmos que guiam minhas decisões.

Meu inglês e meu espanhol são fluentes e certificados pelo TOEFL e pelo Instituto Cervantes. Tenho mais de sete anos de experiência profissional, dos quais quatro foram como recepcionista de grandes multinacionais como a Shostners & Shostners LTDA.

Adoraria demonstrar minhas competências como recepcionista em uma entrevista em pessoa.

Atenciosamente,

Pâmela Hannon

P.S. — Gostaria também de discutir extensivamente como os valores da Correia & Correia são importantes para mim.

É preciso escolher que habilidades destacar. No caso acima, a candidata escolheu falar dos idiomas que domina, já que são relevantes para a vaga e cada vez mais importantes no mercado profissional.

Modelo de carta de apresentação pronta para copiar: estágio

Paulo T. Santos

Estágio em jornalismo

(XX) 99999-9999

linkedin.com/in/paulotsantos

Prezada Antônia da Silva Oliveira,

Seu editor, Marcelo Monteiro, sugeriu que eu me candidatasse para a vaga de estagiário em jornalismo. Venho escrevendo artigos e publicando-os na internet há 3 anos, e Marcelo acredita que meus textos seriam de grande valor para a Revista Política Sem Nome.

Meus artigos são lidos por cerca de mil pessoas todos os dias, um número impressionante para um blog amador. Fui ganhador do concurso Escrita Criativa no colegial e do concurso de textos políticos na faculdade.

Além disso, meus valores e opiniões políticas são não apenas compatíveis, mas perfeitamente alinhados aos da revista, como você pode conferir ao ler um dos meus textos, cujo link você encontrará no currículo anexo. 

Adoraria participar de uma entrevista de emprego e ter a chance de conversar sobre a vaga e sobre mim.

Atenciosamente,

Paulo T. Santos

Também temos um artigo focado em estágio: Como escrever uma carta de apresentação para estagiário ou estagiária.

O documento deve ser claramente personalizado para a vaga desejada. Uma carta de apresentação genérica é descartada na hora ou, no máximo, lida rapidamente e sem a devida atenção. Caso queira garantir que a carta combina com a empresa, pesquise a cultura da instituição.

Modelo de carta de apresentação pronta para copiar: vendedor

Augusto Ferrara

Vendedor

(XX) 99999-9999

linkedin.com/in/augferrara

Prezado Miguel Brent,

Creio ser o candidato perfeito para a vaga de vendedor na empresa Dunder Mifflin. Como representante de vendas por 3 anos, ganhei um conhecimento profundo de técnicas comerciais e de softwares utilizados para contabilizar vendas. Aumentei as vendas no meu atual emprego em 20%. Gostaria de ter a chance de utilizar minhas habilidades para aumentar as vendas da sua empresa também.

Acredito que meu inglês fluente e minha personalidade amigável trarão vantagens ao seu time ao se comunicar com as filiais da empresa nos Estados Unidos.

Gostaria de ter a oportunidade de uma entrevista presencial para poder demonstrar que tipos de técnicas de vendas eu utilizaria como vendedor da Dunder Mifflin.

Cordialmente,

Augusto Ferrara

P.S. — Também seria um prazer conversar sobre como aumentei em 20% as vendas no meu atual emprego.

Um “P.S.”, apesar de desnecessário em um documento digital, atrai os olhos do recrutador. Use-o com sabedoria para destacar algo que te fará ser chamado para a entrevista.

Há uma opção ainda mais fácil do que usar um modelo preenchido:

Gerador de cartas de apresentação

Uma outra opção, se você quiser ter sua carta de apresentação pronta ainda mais rapidamente, é usar um gerador de cartas de apresentação. O próprio site da Zety sugere o texto de acordo com algumas poucas perguntas que você responde, e você já baixa o arquivo formatado.

Os exemplos de cartas de apresentação abaixo foram feitos com o gerador da Zety:

1. Exemplo de carta de apresentação para professor infantil

carta de apresentacao pronta para copiar

2. Exemplo de carta de apresentação para auxiliar de produção

carta
de apresentacao pronta para copiar

3. Exemplo de carta de apresentação para mudança de carreira

carta de apresentacao pronta para copiar

Existem outros modelos de carta de apresentação, como a carta de apresentação comercial.

Depois que sua carta de apresentação estiver pronta, basta enviá-la com o currículo. Siga nossas dicas de como mandar um e-mail formal para não cometer nenhuma gafe.

Espero que o artigo e os exemplos tenham te ajudado! Agora eu que gostaria de ouvir de você:

  • Os modelos do artigo te ajudaram?
  • Qual exemplo de carta de apresentação você mais gostou?
  • Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!

O que as pessoas também perguntam sobre carta de apresentação pronta para copiar

Como escrever uma carta de apresentação?

Escolha um bom modelo de carta de apresentação. Depois, siga estes passos:

  1. Comece com os seus dados pessoais;
  2. Coloque as informações de contato do recrutador;
  3. Diga qual vaga você pretende;
  4. Informe o recrutador da sua experiência profissional;
  5. Mencione a sua formação acadêmica;
  6. Compartilhe as suas conquistas;
  7. Explique os seus objetivos profissionais.

Como escrever carta de apresentação para primeiro emprego?

Para fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego, destaque as suas habilidades e formação acadêmica, já que possui pouca experiência profissional. Escreva a carta em três passos:

  • Comece a carta informando a vaga desejada. 
  • Mencione a sua escolaridade mais alta e as suas principais conquistas. 
  • Termine a carta falando sobre os seus objetivos profissionais.

Como fazer uma carta de apresentação para estágio?

Para fazer uma carta de apresentação para estágio, foque nos seus objetivos profissionais e motivações. Mencione também a sua formação acadêmica, assim como qualquer coisa que tenha te ajudado a desenvolver habilidades relevantes para o cargo, como estágios e intercâmbios.

O que significa carta de apresentação?

A carta de apresentação é um documento no qual você deve apresentar-se para o recrutador. O objetivo dela é capturar o interesse dos leitores com a sua experiência profissional, formação acadêmica e habilidades para que eles tenham o interesse em ler o seu currículo profissional.

O que escrever na carta de apresentação?

Escreva no seu modelo de carta de apresentação: 

  • Dados pessoais;
  • Formação acadêmica;
  • Experiência profissional;
  • Habilidades;
  • Objetivos profissionais.

O que é uma carta de apresentação para estágio?

A carta de apresentação para estágio é um documento no qual você deve informar ao recrutador a vaga que busca e quais são as suas principais características pessoais e conquistas para que seja um bom candidato para a vaga de estágio.

Faça isso ao escrever sobre o seguinte:

  • Formação acadêmica;
  • Experiência profissional;
  • Habilidades;
  • Objetivos profissionais.

O que escrever na carta de apresentação de emprego?

Na carta de apresentação, você deve falar rapidamente sobre sua experiência, seu conhecimento e suas principais habilidades. Na hora de escrever, preste muita atenção ao anúncio. A ideia é mostrar, em poucas palavras, que você é o profissional perfeito para desempenhar a função a que está se candidatando.

Como iniciar uma carta de apresentação exemplo?

Exemplo: Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela FGV, inglês fluente e destacada experiência de 12 anos na área Financeira, atuando na... (Cite suas principais realizações na área). Busco novos desafios e acredito que sua empresa possa ter interesse em minhas qualificações.

Como fazer um texto de apresentação pessoal exemplo?

Como escrever uma boa apresentação pessoal?.
Destaque apenas uma ou duas habilidades relevantes para o cargo;.
Explique como tais habilidades ajudaram os seus empregadores passados;.
Aproveite este gancho para mencionar as empresas mais relevantes no seu currículo;.
Mencione o seu próximo objetivo profissional;.