Qual e a importância dos protocolos de comunicação no esquema funcional das redes de computadores?

Na comunicação entre computadores, existem as chamadas redes de computadores. São os que permitem que cada um dos processos de uma rede seja executado de forma ordenada, permitindo a troca de informações entre sistemas de computadores.

O mundo dos protocolos de rede é realmente interessante, porque aprender com ele envolve sujar as mãos com os conceitos mais essenciais de comunicação digital no nível técnico, é claro.

Neste artigo, ensinaremos as coisas mais importantes sobre protocolos de rede, para que você possa usá-los para estudar para o exame do ensino médio ou apenas para expandir seus conhecimentos sobre o assunto. Portanto, preste atenção e salve esta entrada como favorita .

O que é um protocolo de rede e para que é usado em um sistema de computador?

Um protocolo de rede é um conjunto de padrões definidos em um sistema de computador que dita diretrizes a observar para conseguir uma comunicação eficaz entre os nós que constituem o referido sistema. É de certa forma as regras do trânsito para a informação que circula na forma de bits de um computador para outro.

Qual e a importância dos protocolos de comunicação no esquema funcional das redes de computadores?

Isso é muito importante, pois sem eles as informações transmitidas não seriam verificadas, o que não garantiria que chegasse sem erros. Portanto, torna-se algo como um meio de comunicação; cheio de informações especulativas e providência duvidosa . Mas, o mais importante, os comandos nele seriam aplicados incorretamente, levando a um colapso completo dos aplicativos que os executam.

De certa forma, os protocolos são como monitores: um filtro de controle de qualidade para os dados transmitidos pela rede. Graças a eles, harmonia perfeita pode ser alcançada em todo o sistema de computador , em que tudo funciona como deveria.

Quais são os principais protocolos de rede existentes em TI?

Na mesma rede de computadores existe uma grande quantidade de protocolos, nomear todos eles nos traria aqui muito mais do que um artigo. Mas o mais importante e conhecido será nomeado a seguir:

protocolo de internet

Talvez o mais famoso. É um protocolo de transporte de dados não confiável. O que ele faz é enviar pacotes de dados (datagramas) de um ponto de origem para outro de destino. , limitando-se a isso e não garantindo a entrega dos pacotes.

Este conceito básico é a base das comunicações pela Internet. Uma vez que estabelece um endereço para o seu computador (endereço IP) e dá a possibilidade de enviar dados (download) e recebê-los (download) . Existem duas versões conhecidas desse protocolo, IPv4 e IPv6, e a principal diferença entre elas é o número de endereços que ele pode atribuir.

ARP

Menos conhecido, mas muito importante. Ele funciona em conjunto com a versão 4 do Protocolo de Internet e se encarrega de atribuir endereços IPv4 aos computadores correspondentes. É uma tarefa simples, mas torna as coisas muito mais fáceis. Suas iniciais correspondem ao protocolo de resolução de endereço ou ao protocolo de resolução de endereço .

No entanto, um de seus pontos fracos é não verificar se os endereços que atribui estão corretos, o que deixa margem para erros.

Protocolo ND

Este protocolo tem exatamente a mesma função do anterior, mas neste caso é o responsável pela atribuição dos endereços IPv6. Desta forma, permite que um computador se conecte à rede local , sendo um link para datagramas para acessá-lo.

ICMP

É outro protocolo que funciona em conjunto com o protocolo da Internet. É conhecido como Internet Message Control Protocol ou Internet Control Message Protocol, e é responsável por enviar notificações e mensagens de erro , relatórios de cenários como o host não podem ser localizados ou que um serviço não está mais disponível no momento de sua solicitação.

TCP

Esse protocolo é montado sobre o IP, o que geralmente faz com que os dois sejam conhecidos como TCP / IP. Este tem exatamente a mesma função, já que é responsável por transportar dados de um ponto a outro, com a diferença de que em cada dado adiciona uma soma de verificação ou soma de contrôle para garantir a confiabilidade dos dados transmitidos.

Suas iniciais correspondem ao protocolo de controle de transmissão ou ao protocolo de controle de transmissão.

UDP

Este é um protocolo muito semelhante ao anterior, mas é responsável pela transmissão de dados nas redes locais de um mesmo usuário, sem depender de uma conexão com a Internet. Como IP, não garante que os dados serão recebidos, mas isso, por sua vez, acelera as comunicações na rede.

Qual é a classificação OSI? Quais são todas as camadas que compõem este protocolo de comunicação?

No mundo dos protocolos de rede, existe um modelo de referência conhecido como classificação OSI, que é um padrão criado pela Organização Mundial de Padronização (ISO) na década de 80, que determina um esquema básico no qual os diferentes devem ser regulamentados. protocolos existentes. Este não é o único, a IBM também criou sua própria System Network Architecture (SNA), mas OSI ainda é o mais popular .

Qual e a importância dos protocolos de comunicação no esquema funcional das redes de computadores?

“ATUALIZAÇÃO ✅ Quer saber o que é um protocolo de comunicação e para que serve na computação? ⭐ ENTRE AQUI ⭐ e aprenda tudo ✅ RÁPIDO E FÁCIL »

Este modelo é composto por 7 camadas com diferentes funções que permitem que a comunicação em rede seja 100% eficiente. O usuário interage apenas com 2 deles: o primeiro e o último respectivamente, uma vez que os outros ocorrem no nível do sistema.

Aqui apresentamos cada um deles:

Camada 1 (nível físico)

A camada física é aquela que vale a redundância, ela é composto por todos os elementos físicos da rede, desde máquinas ou computadores a cabos e roteadores . Também engloba o conceito de topologia de rede, que nada mais é do que como uma rede é estruturada para facilitar as comunicações.

Esta é a camada com a qual o usuário tem mais interação , e até se diz que é o único visto que a sétima camada, a camada de aplicação, não é executada por ela, mas sim pelo software que utiliza nesta primeira camada física.

Camada 2 (camada de amarração)

Conhecida como camada de enlace de dados. Funciona entre os componentes físicos e a rede (camada 3). É responsável por processar, verificar e confirmar os dados enviados no nível 1 do modelo OSI. e, em seguida, envie-os para o nível 3, onde realmente começa o processo de envio e recebimento de informações entre computadores.

Esta camada é essencial porque este é um filtro para garantir que os dados que entram na rede estão corretos , porque os protocolos da camada de rede, na maioria dos casos, não serão capazes de fazer isso, pois isso reduzirá a suavidade do transporte.

Camada 3 (camada de rede)

Essa camada é onde a maioria dos protocolos mencionados acima coexiste. É responsável por enviar os dados de uma origem ao seu destino se os dois pontos estão diretamente conectados ou se há um dispositivo "intermediário" entre eles.

O elemento mais importante disso é o Protocolo de Internet (IP) que já explicamos no ponto anterior, e funciona em conjunto com centenas de outros protocolos.

Camada 4 (nível de transporte)

Muitas vezes é confundido com o anterior, porque tem quase a mesma função ao transportar dados de um endereço IP para outro dentro de uma rede com ou sem conexão Internet . Para isso, utiliza os protocolos TCP (com conexão) e UDP (sem conexão), que funcionam na Internet ou no protocolo IP. Isso torna os dados independentes da camada de rede, para tornar sua transmissão da origem ao destino muito mais rápida.

Camada 5 (nível de sessão)

Sempre que uma troca de informações entre computadores é iniciada, o que é chamado de "sessão" é aberto. Este nível é responsável por manter a sessão aberta enquanto ocorre a troca de dados. , caso contrário, não poderia ser encerrado e a comunicação pela rede seria totalmente impossível.

Também é capaz de retomar uma sessão no caso de uma interrupção inesperada, recuperando-a do ponto exato em que foi interrompida.

Camada 6 (nível de apresentação)

É uma das camadas mais importantes. Todos os dados ou datagramas que viajam em uma rede são números binários simples, impossíveis de serem compreendidos por uma pessoa normal. O que é feito nesse nível é que esses dados sejam interpretados e reescritos para que os aplicativos e usuários possam entendê-los.

Basicamente, é isso que permite ver uma imagem que você baixa enquanto navega na Internet, apesar de que para a rede era um punhado de zeros e uns. É basicamente um tradutor de dados .

Camada 7 (nível de aplicativo)

Por fim, há o nível de aplicativo, que permite aos programas utilizar as informações geradas na rede para posterior execução.

Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, entraremos em contato o mais rápido possível e será uma grande ajuda para mais membros da comunidade também. Obrigado!

Qual e a importância dos protocolos de comunicação no esquema funcional das redes de computadores?

Qual e a importância dos protocolos de comunicação no esquema funcional das redes de computadores?

Os protocolos de comunicação possuem várias características. Eles podem estar orientados para conexão ou sem conexão, eles podem usar o modo de circuito ou a troca de pacotes, e eles podem usar o endereçamento hierárquico ou o endereçamento plano.

Qual a importâncias da definição de protocolos padronizados nas redes de computadores?

A definição de protocolos é apenas o primeiro passo para a intercomunicação de sistemas. Se não existir um acordo a respeito da especificação utilizada será mais difícil estabelecer a comunicação entre serviços. A padronização garante o estabelecimento deste acordo.

Qual a importância dos sistemas de redes de comunicação?

Ela atua disponibilizando a informação, interna à empresa e oriunda do ambiente, através de uma malha que cobre todas as áreas envolvidas com a formulação e execução das políticas direta ou indiretamente ligadas ao sistema de produção.

Qual a importância dos protocolos na internet?

Os protocolos são responsáveis por coletar os dados transmitidos pela rede e dividi-los em pacotes, sendo que cada um carrega informações de origem e destino.