Qual É importância dos protocolos de comunicação em redes de computadores?

Nas comunicações entre computadores, existe o que é conhecido como redes de computadores. São esses que permitem que cada um dos processos dentro de uma rede seja executado em ordem, possibilitando a troca de informações entre sistemas de computadores.

O mundo dos protocolos de rede é realmente interessante, pois aprender com ele envolve sujar as mãos com os conceitos mais essenciais da comunicação digital  em um nível técnico claro.

Neste artigo, ensinaremos o mais importante sobre protocolos de rede, para que você possa usá-lo para estudar para o exame do ensino médio ou simplesmente para expandir seu conhecimento sobre ele. Portanto, preste atenção e salve esta entrada entre seus favoritos .

O que é um protocolo de rede e para que serve em um sistema de computador?

Um protocolo de rede é um conjunto de regras estabelecidas em um sistema de computador que determina as diretrizes a serem cumpridas, para alcançar uma comunicação eficaz entre os nós que compõem esse sistema. É como as regras de trânsito de informações que fluem na forma de mordidas de uma equipe para outra.

Qual É importância dos protocolos de comunicação em redes de computadores?

Isso é muito importante, pois sem eles as informações transmitidas não seriam verificadas, o que não garantiria que elas chegassem sem erros. Então, isso se torna algo como um meio de comunicação; cheio de informações especulativas e providências duvidosas . Mas o mais importante é que as ordens que ele contém seriam mal aplicadas, fazendo com que os aplicativos que os executam entrassem em colapso completamente.

De certa forma, os protocolos são como supervisores: um filtro de controle de qualidade dos dados transmitidos na rede. Graças a eles, você pode alcançar perfeita harmonia em todo o sistema de computadores , no qual tudo funciona como deveria.

Quais são os principais protocolos de rede existentes na computação?

Na mesma rede de computadores, há um número tremendo de protocolos, nomear todos eles nos levaria aqui muito mais do que um artigo. Mas o mais importante e conhecido será nomeado abaixo:

Protocolo da Internet

Possivelmente o mais conhecido. Este é um protocolo de transporte de dados não confiável. O que ele faz é enviar pacotes de dados (datagramas) de um ponto de origem para outro destino , limitando-se a isso e não garantindo que os pacotes sejam entregues.

Este conceito elementar é a base das comunicações na Internet. Como ele estabelece um endereço para o seu computador (endereço IP) e permite enviar dados (fazer upload) e receber (fazer download) . Existem duas versões conhecidas desse protocolo, IPv4 e IPv6, e a principal diferença entre um e outro é o número de endereços que você pode atribuir.

ARP

Menos conhecido, mas muito importante. Ele trabalha em conjunto com o protocolo da Internet versão 4 e é responsável por atribuir endereços IPv4 ao equipamento correspondente. É uma tarefa simples, mas facilita muito as coisas. Suas iniciais correspondem ao Protocolo de resolução de endereços ou ao protocolo de resolução de endereços .

No entanto, uma de suas fraquezas é que não verifica se os endereços atribuídos estão corretos, o que permite erros.

Protocolo ND

Este protocolo tem exatamente a mesma função que o anterior, mas, neste caso, é responsável por atribuir endereços IPv6. Isso permite que uma equipe se integre à rede local , sendo um link para os datagramas alcançarem isso.

ICMP

Este é outro protocolo que funciona em conjunto com o protocolo da Internet. É conhecido como Protocolo de Controle de Mensagens da Internet ou Protocolo de Mensagens de Controle da Internet e é responsável por enviar notificações e mensagens de erro , reportando cenários como impossibilidade de localização do host ou que um serviço não está mais disponível no momento de sua instalação. pedido.

TCP

Este protocolo é montado no IP, o que geralmente torna os dois conhecidos pelo nome TCP / IP. Isso tem exatamente a mesma função, pois o responsável é transportar dados de um ponto para outro, com a diferença de que em cada dado você adiciona uma soma de verificação ou soma  de verificação para garantir a confiabilidade dos dados transmitidos.

Suas iniciais correspondem ao Protocolo de Controle de Transmissão ou protocolo de controle de transmissão.

UDP

Este é um protocolo muito semelhante ao anterior, mas é responsável pela transmissão de dados em redes locais do mesmo usuário, sem depender da conexão com a Internet. Como o IP, ele não garante que os dados sejam recebidos, mas isso, por sua vez, acelera as comunicações na rede.

Qual é a classificação OSI? Quais são todas as camadas que compõem esse protocolo de comunicação?

No mundo dos protocolos de rede, existe um modelo de referência conhecido como classificação OSI, que é um padrão criado pela Organização Mundial de Normalização (ISO) na década de 1980, que determina um esquema básico no qual as diferentes regras devem ser regidas. protocolos existentes. Esse não é o único que existe, a IBM também criou seu próprio System Network Architectura (SNA), mas o OSI continua sendo o mais popular .

Qual É importância dos protocolos de comunicação em redes de computadores?

“ATUALIZADO ✅ Deseja saber o que é um Protocolo de Comunicações e o que é para a ciência da computação? ⭐ ENTRE AQUI ⭐ e aprenda tudo ✅ FÁCIL e RÁPIDO”

Este modelo consiste em 7 camadas com diferentes funções que permitem que a comunicação em uma rede seja 100% eficaz. O usuário interage apenas com 2 deles: o primeiro e o último, respectivamente,  uma vez que os outros ocorrem no nível do sistema.

Aqui estão cada um deles:

Camada 1 (nível físico)

A camada física é a que vale a redundância, é composta por todos os elementos físicos da rede, das máquinas ou computadores, aos cabos e roteadores . Isso também abrange o conceito de topologia de rede, que nada mais é do que o modo como uma rede é estruturada para facilitar as comunicações nela.

Essa é a camada com a qual o usuário tem mais interação , e até se diz que é a única, já que a sétima camada, a camada de aplicação, não é executada por essa, mas pelos softwares que utiliza nesta primeira camada física.

Conhecida como a camada de link de dados. Funciona entre os componentes físicos e a rede (camada 3). Ele é responsável por processar, verificar e confirmar os dados emitidos no nível 1 do modelo OSI e enviá-los para o nível 3, onde é realmente o processo de envio e recebimento de informações entre computadores.

Essa camada é essencial, pois é um filtro para garantir que os dados que entram na rede estejam corretos , uma vez que os protocolos da camada de rede, na maioria dos casos, eles não serão capazes de fazê-lo, pois reduziriam a fluidez de transporte da rede. o mesmo.

Camada 3 (nível de rede)

Essa camada é onde a maioria dos protocolos mencionados acima coexiste. É responsável por enviar os dados de uma origem para o seu destino , independentemente de ambos os pontos em que estão diretamente conectados ou se houver um dispositivo “intermediário” entre eles.

O elemento mais importante disso é o IP (Internet Protocol) que já explicamos no ponto anterior e trabalha em conjunto com centenas de outros protocolos.

Camada 4 (nível de transporte)

Geralmente é confundido com o anterior, pois possui quase a mesma função ao transportar dados de um endereço IP para outro dentro de uma rede com ou sem conexão à  Internet . Para isso, utiliza os protocolos TCP (com conexão) e UDP (sem conexão), que funcionam na Internet ou no protocolo IP. O que isso faz é tornar os dados da camada de rede independentes, para tornar sua transmissão da origem ao destino muito mais rápida.

Camada 5 (nível da sessão)

Sempre que uma troca de informações entre computadores é iniciada, o que é conhecido como “sessão” é aberto. Esse nível é responsável por manter esta sessão aberta enquanto a troca de dados ocorre , caso contrário, ela não poderá ser concluída e a comunicação na rede seria completamente impossível.

Também é possível retomar uma sessão no caso de uma interrupção inesperada, retomando-a do ponto exato em que foi interrompida.

Camada 6 (nível de apresentação)

Essa é uma das camadas mais importantes. Todos os dados ou datagramas que viajam em uma rede são números binários simples, impossíveis de serem entendidos por uma pessoa normal. O que é feito nesse nível é que esses dados são interpretados e reescritos para que aplicativos e usuários possam entendê-los.

Basicamente, é a única que permite ver uma imagem que você baixa enquanto navega na Internet, embora para a rede fosse um punhado de zeros e uns. Em essência, é um tradutor de dados .

Camada 7 (nível de aplicativo)

Por fim, existe o nível do aplicativo, que permite aos programas usar as informações geradas na rede para execução posterior.

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários, responderemos o mais breve possível, e certamente será de grande ajuda para mais membros da comunidade. Obrigado!

O que são os protocolos qual a sua importância para as redes de computadores?

Os protocolos tornam essas funções de rede possíveis. Por exemplo, o Protocolo de Internet (IP) é responsável por encaminhar dados indicando de onde os pacotes de dados* vêm e qual é o seu destino. O IP torna possível a comunicação entre redes. Portanto, o IP é considerado um protocolo da camada de rede (camada 3).

Qual a importância dos protocolos na internet?

Os protocolos são responsáveis por coletar os dados transmitidos pela rede e dividi-los em pacotes, sendo que cada um carrega informações de origem e destino.

Qual e a importância dos protocolos de comunicação no esquema funcional das redes de computadores?

Os protocolos de comunicação possuem várias características. Eles podem estar orientados para conexão ou sem conexão, eles podem usar o modo de circuito ou a troca de pacotes, e eles podem usar o endereçamento hierárquico ou o endereçamento plano.

Para que servem os protocolos de comunicação?

Os protocolos de comunicação são, exatamente, essa “ponte” que liga os parâmetros às ações dos equipamentos de automação. São eles que permitem que os sistemas realizem os movimentos desejados e que garantem uma análise completa do desempenho.