Morte de professores em santa catarina

Seis professores morreram e outros três estão internados após um grave acidente na BR 376, ocorrido no fim da noite desta quinta-feira (11), na região na região dos Campos Gerais do Paraná.

Eles estavam a caminho de Curitiba onde participariam da 8ª Conferência Estadual de Educação da APP Sindicato, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, cujo tema é Educação Humanizada.

A direção da APP Sindicato manifestou profundo pesar e solidariedade aos colegas vitimados no acidente e informou que o evento será suspenso. A conferência seria realizada nesta sexta-feira (12) e sábado (13).

A van em que professores das cidades de Cambará, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Barra do Jacaré estavam bateu na traseira de um caminhão carregado com leite, no km 545 da Rodovia do Café.

A 8ª Conferência Estadual de Educação e é o ponto culminante do ciclo de debates, iniciado pelos professores do Paraná em março deste ano, com o acolhimento de propostas da categoria para a educação pública, passando por questões pedagógicas, educacionais e de carreira. O evento reuniria cerca de 500 delegados de todas as regiões do Paraná.

Segundo a APP Sindicato morreram no acidente os professores e professoras

Andreia Lemes Santana - Barra do Jacaré

Aparecida Lucia da Cunha - Barra do Jacaré

Ederson Camiloti – Santo Antônio da Platina

Joana Darc Franco Bertoni - Santo Antônio da Platina

Lucilene Prates Tomas Saidler - Santo Antônio da Platina

Silvia Regina Gomes - Santo Antônio da Platina.

Também morreu o motorista da van, Miguel Mello, de Jacarezinho.

Estão internados Juliano Cesar Teixeira, Maria das Graças de Oliveira, Fernanda S. Nogueira Teixeira – todos de Cambará.

Getúlio Dornelles Larratéa, de 71 anos, morreu no começo de junho após ser encontrado desorientado em frente de casa

A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Florianópolis concluiu que a morte de Getúlio Dornelles Larratéa, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi causada por um acidente. As informações são do NSC Total.

De acordo com Ênio Matos, delegado responsável pela investigação do caso, o ex-servidor caiu de um muro no interior de sua propriedade. A queda provocou ferimentos e levou à morte de Getúlio. Segundo o delegado, o inquérito já foi encaminhado ao juízo.

Seguindo o rito processual, a Justiça deve encaminhar a investigação ao Ministério Público. Caso o órgão considere necessário, poderá solicitar mais diligências sobre a morte acidental ou encaminhar o processo para arquivamento.

Durante a apuração inicial do caso, uma das linhas de investigação era de que Getúlio teria sido vítima de agressões. Entretanto, a suspeita não foi confirmada pela polícia. 

A Polícia Civil de Florianópolis investiga a morte do professor aposentando Getúlio Dornelles Larratéa, de 71 anos, do Departamento de Nutrição da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O docente morreu na última quinta-feira (2), três dias após dar entrada em um hospital da Capital.

Leia mais

  • Morte de professores em santa catarina

    2 min

    Em dois meses, prefeitura de Araquari registra quatro atos de vandalismo e furto em escolas

  • Morte de professores em santa catarina

    2 min

    Mulher morre em acidente entre carro e três caminhões na BR-116, em Itaiópolis, no Norte de SC

  • Morte de professores em santa catarina

    2 min

    Polícia Federal investiga desvio de até R$ 3 milhões em recursos destinados à saúde em SC

  • Morte de professores em santa catarina

    5 min

    Santa Catarina tem queda nos homicídios, mas crescimento nos casos de feminício no mês de maio

Morte de professores em santa catarina
Professor Getúlio Dornelles Larratéa – Foto: PPGN-UFSC/Divulgação/ND

Ele foi encontrado andando desorientado na frente da casa onde morava, no bairro Pântano do Sul, no Sul da Ilha de Santa Catarina, no início da tarde do dia 30 de maio. Vizinhos acionaram o Samu e o professor foi encaminhado ao hospital, onde entrou em coma e morreu.

Um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia de Homicídios da Capital. Segundo o delegado responsável pelo caso, Ênio Mattos, múltiplas lesões causaram a morte do professor.

A polícia trabalha com a possibilidade de lesão corporal seguida de morte, em função de agressões, ou de que uma queda teria provocado os ferimentos. Ainda conforme a polícia, pessoas já foram ouvidas a respeito do caso.

Nota emitida pelo PPGN-UFSC (Programa de Pós-graduação em Nutrição) diz que “Getúlio foi vítima de um ato de violência em sua própria casa na Costa de Cima” e que a família registrou a ocorrência. A Polícia Militar informou que não foi acionada para atender o caso.

PPGN-UFSC e Apufsc lamentam morte

O Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFSC divulgou nota de pesar nesta terça-feira (7) lamentando a morte do professor.

Conforme o texto, Getúlio lutou com os demais professores pelo fortalecimento e estruturação do Departamento e do Curso de Nutrição, que mais tarde, estruturou e concebeu o PPGN-UFSC.

A nota diz que o professor, que entrou na UFSC em 1986 e aposentou-se em 1995, foi um grande estudioso dos alimentos e da Ciência da Nutrição e um precursor de novas metodologias para o ensino da Nutrição.

O texto segue dizendo que Getúlio foi um defensor do consumo consciente, sustentabilidade e agroecologia e recebia com entusiasmo e carinho os estudantes apoiando-os em suas manifestações.  Ainda, foi um dos líderes do movimento docente da década de 1980 dentro da UFSC.

“Que o professor Getúlio siga em paz, e que fique a lembrança do seu espírito irreverente, crítico e sorridente. Nossa gratidão por toda sua contribuição à ciência e ao ensino da Nutrição e nossos sentimentos aos familiares e demais amigos”, conclui.

A Apufsc (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina) emitiu nota afirmando que Getúlio era filiado à entidade e que lamenta profundamente a morte do professor.

Vários ex-alunos e colegas de trabalho do professor Getúlio se manifestaram, destacando a alegria e o entusiasmo com que desempenhava suas atividades de docência e no laboratório de técnica dietética.