No contexto da publicidade de visualização, o que é uma rede de publicidade?

A Rede de Display da Google é utilizada por milhares de anunciantes como meio de alcançar utilizadores em centenas de milhares de Websites e aplicações, em todas as categorias de publicadores, dos sites de grandes dimensões e bem conhecidos aos sites e públicos-alvo de nicho. Dito de uma forma simples, a Rede de Display da Google (GDN) colocará os seus anúncios de display em contextos de conteúdos e públicos-alvo relacionados em milhares de sites.

A função da Google consiste em assegurar que os profissionais e as agências de marketing dispõem das melhores ferramentas para ajudar a planear, criar, comprar e segmentar, medir o desempenho e otimizar as suas campanhas.

  • Grande escala: devido à significativa cobertura global, a sua mensagem alcançará um maior número de pessoas do seu público-alvo, em mais locais e com maior frequência. A Rede de Display da Google inclui centenas de sites de grandes dimensões e centenas de milhares de sites de nicho.
  • Desempenho mensurável e resultados maximizados: a Rede de Display proporciona um desempenho mensurável para clientes de branding e de visualização direta, maximizando os respetivos resultados. Por exemplo, a nossa pesquisa demonstra que, quando os anunciantes utilizaram a Rede de Display em combinação com a de Pesquisa, o anunciante mediano obteve um custo por ação (CPA) da Rede de Display de sensivelmente 2% do respetivo CPA da Rede de Pesquisa. A Rede de Display da Google origina igualmente quase 20% do total de conversões para o anunciante mediano.*
  • Motor contextual: um dos fatores primordiais de sucesso é a capacidade de a Google tirar partido do melhor motor contextual à escala mundial, de modo a apresentar anúncios de acordo com o conteúdo mais relevante. Este facto permite ao utilizador encontrar e estabelecer uma ligação com os públicos-alvo mais apropriados. A pesquisa mostra que a evocação da marca aumenta significativamente quando os anúncios são segmentados de acordo com o contexto, versus a relevância não contextual.
  • Redes personalizadas através de segmentação eficiente: a segmentação por contexto através de palavras-chave, juntamente com outras tecnologias de segmentação disponíveis na Rede de Display da Google, como a segmentação por posicionamento e a segmentação por público-alvo, permite construir e segmentar as suas próprias redes personalizadas e encontrar e estabelecer ligação com os clientes certos, de uma forma mais eficaz e mais frequente.
  • Transparência, informações acionáveis e valor através do leilão: em termos da gestão da campanha, ferramentas como o relatório do desempenho do posicionamento, o Otimizador de conversões e o acompanhamento de conversões proporcionam total transparência em relação ao que está a funcionar ou não. Este facto proporciona as informações acionáveis de que necessita para otimizar as suas campanhas de uma forma eficaz.


Com os seus modelos de preços flexíveis (CPM, CPC, CPA), além dos formatos de anúncios de display mais populares e transparência no desempenho, a Rede de Display da Google apresenta os melhores resultados, todos os dias, para milhares de anunciantes em todo o mundo.

A informação foi útil?

Como podemos melhorá-la?

Guia oficial para anúncios de visualização adaptáveis e anúncios gráficos padrão.


Os três elementos essenciais de um anúncio de visualização são a imagem, a mensagem e o design. Esta lista de verificação descreve como criar anúncios de visualização adaptáveis e anúncios gráficos padrão eficazes para poder melhorar o desempenho com as suas campanhas da Rede de Display.

1. Determinar se está a otimizar para maior eficiência ou controlo

  • Se pretender gerar uma maior eficiência com os seus anúncios de visualização, utilize anúncios de visualização adaptáveis.

Porquê: os anúncios de visualização adaptáveis utilizam a aprendizagem automática para criar anúncios relevantes que se adaptam a qualquer local na Web.

Começar a utilizar: crie um anúncio de visualização adaptável.

  • Se pretende ter o controlo criativo total sobre os seus anúncios de visualização, utilize anúncios gráficos padrão.

Porquê: pode personalizar as cores, os tipos de letra e os esquemas utilizados nos anúncios.

Começar a utilizar: crie um anúncio gráfico padrão.

2. Criar uma mensagem relevante e apelativa

  • Adapte os seus anúncios de visualização às diferentes etapas do funil de compra.

Porquê: apresentar a mensagem certa no momento certo pode motivar uma resposta e ajudar a guiar os clientes até à compra.

  • Inclua vantagens exclusivas, preços e promoções.

Porquê: isto permite que as pessoas diferenciem facilmente o seu serviço ou os seus produtos dos da concorrência. Também existe maior probabilidade de as pessoas interagirem com anúncios que fornecem informações apelativas e úteis.

Começar a utilizar: atualize os seus anúncios de visualização.

3. Tirar o máximo partido dos anúncios de visualização adaptáveis

  • Forneça o maior número possível de títulos, descrições e imagens distintivos.

Comece com, pelo menos, 5 imagens, 5 títulos curtos e 5 descrições.

Porquê: em média, os anunciantes observam um aumento de 10% nas conversões a um CPA semelhante quando utilizam vários títulos, descrições e imagens com anúncios de visualização adaptáveis (em comparação com um único conjunto de recursos).1

Começar a utilizar: atualize o título no anúncio de visualização adaptável.

  • Escreva o seu título longo para que funcione de forma autónoma e aproveite ao máximo o limite de carateres.

Porquê: os títulos longos podem ser apresentados sem a descrição. Os títulos de 90 carateres muitas vezes têm um melhor desempenho quando são apresentados no contexto do site de um publicador.

  • Utilize um texto de descrição diferente do título mais longo.

Porquê: não é garantido que as descrições e os títulos sejam apresentados na sua totalidade, mas convém evitar a duplicação de mensagens nos posicionamentos que permitem mais texto.

Começar a utilizar: atualize a descrição no anúncio de visualização adaptável.

  • Carregue imagens com um grande impacto visual e uma sobreposição de texto mínima ou faça uma escolha na nossa biblioteca gratuita de banco de imagens.

Porquê: as imagens relevantes que suportam o ponto principal dos anúncios tendem a ter o melhor desempenho. 

Começar a utilizar: consulte a nossa galeria de anúncios multimédia para obter ideias criativas.

  • Inclua o seu logótipo.

Porquê: a adição de um logótipo aumenta o número de posicionamentos para o qual é elegível.

Começar a utilizar: adicione um logótipo ao anúncio de visualização adaptável.

  • Adicione um feed dinâmico. 

Porquê: desta forma, são apresentados anúncios mais personalizados às pessoas que visitaram anteriormente o seu site ou aplicação.

4. Criar anúncios gráficos padrão apelativos e com elevado desempenho

  • Carregue os anúncios gráficos padrão em tamanhos de alta definição (HD).2

Porquê: os anúncios com imagens claras e nítidas destacam-se mais. 

Começar a utilizar: carregue imagens de tamanho duplo para começar. Por exemplo, uma imagem de 640 x 100 para um espaço de anúncio de 320 x 50.

  • Inclua os cinco tamanhos de imagem padrão mais populares.

Porquê: os cinco principais tamanhos (300 x 250, 728 x 90, 160 x 600, 320 x 50 e 300 x 600) podem ser redimensionados automaticamente para ocuparem 95% dos posicionamentos disponíveis em mais de 3 milhões de aplicações e Websites.

Começar a utilizar: carregue anúncios gráficos padrão em diferentes tamanhos.

  • Utilize HTML5 para criar anúncios gráficos interativos ou animados.

Porquê: os elementos interativos ou animados podem ajudar a centrar a atenção no texto e no apelo à ação.

Começar a utilizar: verifique os seus anúncios através do HTML5 Validator do Google Ads.

  • Certifique-se de que a mensagem na sua página de destino corresponde à mensagem do anúncio.

Porquê: isto pode ter um impacto positivo nos seus utilizadores, na taxa de conversão e no Índice de qualidade.

5. Testar e otimizar os anúncios de visualização

  • Teste várias mensagens e imagens do criativo nos seus grupos de anúncios de volume elevado.

Porquê: as várias versões permitem testar e otimizar os elementos com melhor desempenho.

  • Lembre-se das lições aprendidas com as otimizações de anúncios anteriores.

Porquê: está a otimizar o seu criativo há muito tempo. As estatísticas anteriores também podem ser aplicadas aos anúncios de visualização adaptáveis ou aos anúncios gráficos padrão novos.

  • Pondere definir as rotações de anúncios para uma otimização automática.

Porquê: melhorar anúncios é um processo de tentativa e erro. A execução de vários testes de anúncios pode dificultar o acompanhamento de todos os momentos com relevância estatística. 

Começar a utilizar: altere a definição de rotação de anúncios para a sua campanha da Rede de Display.

  • Faça uma rotação de anúncios de visualização novos com um intervalo de algumas semanas. Se estiver a utilizar anúncios de visualização adaptáveis, troque recursos do criativo com desempenho fraco por novos. 

Porquê: até mesmo os excelentes anúncios de faixa podem tornar-se menos eficazes com o passar do tempo. A rotação de anúncios evita que as pessoas desenvolvam fadiga do anúncio.

  • Se pretender gerar vendas offline com os anúncios de visualização, utilize extensões de localização ou anúncios de catálogo local.

Porquê: os formatos locais dos anúncios da Rede de Display incluem automaticamente informações avançadas de localizações e produtos com a sua conta do Google My Business ou feeds de produtos. Mostre o horário de funcionamento da loja, fotos e muito mais, para ajudar a gerar mais tráfego pedonal para a sua loja.

Para obter mais práticas recomendadas de anúncios da Rede de Display da Google, consulte o nosso guia Tirar o máximo partido da publicidade de visualização.

Para saber como criar um anúncio de visualização eficaz, experimente ver a lição "Create Display Ads That Click with Your Customers" na aplicação Primer. Iniciar esta lição no Primer

1 Dados internos da Google. 
2 Fonte: dados internos da Google, janeiro de 2017
3 Nota: uma versão em HD de um anúncio de 300 x 250 seria de 600 x 500, o que significa que a imagem teria o quádruplo dos píxeis.

A informação foi útil?

Como podemos melhorá-la?

O que é uma rede de publicidade?

Rede de anúncios é o conjunto de publicidades veiculadas, via dispositivos mobile ou desktop, nos resultados de pesquisas na Internet ou inseridas em sites parceiros, como blogs e YouTube.

O que é rede de publicidade gráfica?

A publicidade gráfica aparece em sites de terceiros e usa vídeo, imagem ou elementos de texto para comercializar produtos ou serviços. Existem muitos tipos de publicidade gráfica. Anúncios em banner são um exemplo de publicidade gráfica.