No contexto histórico relatado a Marcha da Família com Deus pela Liberdade objetivava a

MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE

Movimento organizado no início de 1964 com a finalidade de sensibilizar a opinião pública contra as medidas que vinham sendo adotadas pelo governo João Goulart. Congregou setores da classe média temerosos do “perigo comunista” e favoráveis à deposição do presidente da República. Dissolveu-se pouco depois do movimento político-militar de 31 de março de 1964.

Segundo seus articuladores, o movimento da Marcha da Família foi uma resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente João Goulart anunciou seu programa de reformas de base.

O movimento consistiu numa série de manifestações, ou “marchas”, organizadas principalmente por setores do clero e por enti- dades femininas. A primeira dessas manifestações ocorreu em São Paulo, a 19 de março, tendo como principal articulador o deputado Antônio Sílvio da Cunha Bueno, apoiado pelo governador Ademar de Barros, que se fez representar no trabalho de convocação por sua mulher, Leonor de Barros.

Preparada com o auxílio da Campanha da Mulher pela Democracia (Camde), da União Cívica Feminina, da Fraterna Amizade Urbana e Rural, entre outras entidades, a marcha paulista recebeu também o apoio das classes produtoras do estado, através da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. O manifesto de convocação contou com a assinatura de 30 entidades lideradas pelo Conselho de Entidades Democráticas, representado por André Faria Pereira. O jornal O Estado de S. Paulo divulgou a manifestação, que contou com a participação de cerca de trezentas mil pessoas, entre as quais Auro de Moura Andrade, presidente do Senado, e Carlos Lacerda, governador do estado da Guanabara. A marcha saiu da praça da República e terminou na praça da Sé, com uma missa “pela salvação da democracia”. Durante o trajeto foi distribuído o Manifesto ao povo do Brasil, convocando a população a reagir contra Goulart.

A iniciativa da Marcha da Família repetiu-se em outras capitais, mas já após a tomada do poder pelos militares, o que as tornou conhecidas como “marchas da vitória”. A marcha do Rio de Janeiro, articulada pela Camde, levou às ruas cerca de um milhão de pessoas no dia 2 de abril de 1964.

FONTES: CÂM. DEP. Anais; CARNEIRO, G. História; Correio da Manhã (7, 19, 20 e 25/3/64); Repórter (5/78); SILVA, H. 1964; VÍTOR, M. Cinco.

Com estes exercícios sobre o governo João Goulart, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o último governo democrático antes da implantação da ditadura civil-militar.

Publicado por: Daniel Neves Silva em Exercícios de História do Brasil

Questão 1

(UFRGS) A denominada “Campanha da Legalidade”, ocorrida no Rio Grande do Sul no final de agosto de 1961, foi uma consequência da:

a) renúncia do presidente Jânio Quadros, que provocou a mobilização política para garantir a posse do vice-presidente João Goulart.

b) vitória eleitoral do PTB, que supostamente ameaçava os setores conservadores da sociedade brasileira.

c) renúncia do presidente Juscelino Kubitschek, fato que provocou uma extensa mobilização militar visando garantir a posse de João Goulart.

d) vitória eleitoral do PSD, partido que tinha em seus quadros diversos elementos supostamente golpistas.

e) política promovida por Leonel Brizola, que queria impedir a tomada do poder pelos grupos ligados à luta armada.

ver resposta


Questão 2

(Cesgranrio) Após a renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, os ministros militares julgaram inconveniente à segurança nacional o regresso do presidente João Goulart (então no estrangeiro) ao Brasil, a fim de tomar posse. Temendo a deflagração de uma guerra civil ou golpe militar, o Congresso contornou a crise aprovando um Ato Adicional à Constituição de 1946 para limitar os poderes do novo presidente. Por esse Ato Adicional:

a) Foi instaurado o sistema parlamentarista de governo.

b) O vice-presidente não seria mais considerado presidente do Congresso Nacional.

c) Admitia-se a pena de morte para os casos de subversão.

d) Instalava-se a Revolução de 1964

e) Estabeleceu-se o Ato Institucional nº 5, e o Congresso entrou em recesso.

ver resposta


Questão 3

Após o parlamentarismo ter sido derrubado no plebiscito de 1963 e os plenos poderes presidenciais terem sido restabelecidos para João Goulart, foi montado um quadro administrativo com nomes como Celso Furtado e San Tiago Dantas. A partir disso, foi criado o plano trienal, que tinha como objetivo:

a) promover a emissão de papel-moeda para combater a inflação.

b) promover o combate à inflação e o crescimento econômico.

c) combater a influência estrangeira, principalmente americana, na economia brasileira.

d) promover a integração econômica do Brasil com a China.

e) promover reformas no Exército a fim de anular os elementos que defendiam uma intervenção no governo.

ver resposta


Questão 4

A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi realizada em São Paulo, no dia 19 de março de 1964. Possuía o apoio do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, instituição financiada pelos Estados Unidos. Qual era a causa defendida pelos idealizadores dessa marcha?

a) concretização dos projetos de reforma agrária

b) redução salarial para combater a inflação

c) reação da sociedade contra a suposta ameaça comunista

d) a continuidade do governo de João Goulart

e) implantação da monarquia no Brasil

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra A

A campanha ou batalha da legalidade foi a disputa que aconteceu nos meios militares e políticos sobre a posse de João Goulart na sucessão presidencial após a renúncia de Jânio Quadros. As alas conservadoras do Exército afirmaram que não aceitariam a posse de Jango, que era considerado um comunista, o que gerou a reação de outra ala legalista do Exército, que passou a defender a posse do então vice-presidente. Para evitar que a disputa se transformasse em uma guerra civil, foi acertado que João Goulart assumiria a presidência, mas com poderes limitados por causa da implantação do parlamentarismo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra A

Com a batalha pela legalidade, a disputa entre legalistas e conservadores tanto na política e principalmente no exército gerou o alarmismo em grupos políticos centristas, que perceberam o risco de uma guerra civil. Com isso, foi acertado entre as partes que Jango assumiria, entretanto, teria poderes limitados por causa da implantação do parlamentarismo.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra B

O plano trienal foi adotado pelo governo de João Goulart após o plebiscito de 1963 ter restituído a integridade de seus poderes políticos. Esse plano pretendia combater a escalada da inflação e promover o crescimento da economia brasileira, que mostrava sinais de enfraquecimento; entretanto, ele falhou, pois não havia colaboração dos grupos da sociedade que criticavam as suas propostas. O sinal do fracasso foi dado pelos índices econômicos de 1963, pois a inflação alcançou 25% até maio, e o PIB cresceu apenas 1,5% em 1963, diferentemente dos 5,2% do ano anterior.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra C

A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi uma resposta das alas conservadoras da sociedade brasileira contra as denúncias alarmistas que aconteciam sobre uma suposta conspiração comunista. Poucos dias antes, o governo de João Goulart havia defendido projetos alinhados à Esquerda política durante o discurso na Central do Brasil. A marcha tinha o apoio do IPES, instituto que atuou ativamente contra o governo de João Goulart e teve grande participação na conspiração do Golpe de 1964.

voltar a questão


No contexto histórico relatado a Marcha da Família com Deus pela Liberdade objetivava a

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Qual era o objetivo da Marcha da Família com Deus pela Liberdade?

A Marcha foi idealizada pelo deputado federal Antônio Sílvio Cunha Bueno, do Partido Social Democrático de São Paulo, como uma espécie de resposta conservadora ao comício da Central, com o intuito de mostrar aos articuladores do golpe que havia uma base social de apoio ao movimento deles.

Quais foram os resultados da Marcha da Família com Deus pela Liberdade?

Por equipes, a Espanha foi a campeã masculina na classificação geral, com 16 pontos, seguida da China (29) e Alemanha (48). O Brasil ficou em sexto, com 104 pontos. No feminino, o Equador foi o vencedor, com 12 pontos, seguido da Espanha (28), da China (29).

Qual era a causa defendida pelos idealizadores da Marcha da Família com Deus?

Qual era a causa defendida pelos idealizadores dessa marcha? A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi uma resposta das alas conservadoras da sociedade brasileira contra as denúncias alarmistas que aconteciam sobre uma suposta conspiração comunista.

O que foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade em 1964 Brainly?

Resposta verificada por especialistas A marcha da Família com Deus pela Liberdade foi uma manifestação popular pacífica ocorrida no ano de 1964 como forma de protesto da sociedade civil contra o que se considerava "ideias comunistas" de João Goulart.