Escreva um período diferenciando escravo de servo temporário no contexto das Treze Colônias


Roteiro 4

E.M.E.F. José Cícero da Silva

Aluno: Miqueias do Nascimento Lacerda

Professor: Juliana Martins

Disciplina: História

2º Faça o que se pede:



  1. Conceitue escravo;

Que não é de condição livre, sendo legalmente considerado propriedade de outrem que está privado de liberdade e submetido à dependência de outrem.

  1. Conceitue servo temporário;

São indivíduos que se comprometiam a trabalhar gratuitamente por quatro anos ou cinco anos na propriedade americana da pessoa que havia pago a passagem deles para a América.

  1. Escreva um período diferenciando escravo de servo temporário, no contexto das Treze Colônias.

Servo não é escravo, é um fiel ao seu senhor feudal devido a uma dívida de honra, por exemplo pode ter salvado a vida de alguém, deu abrigo o servo não trabalha de graça apenas é solidário a uma pessoa. Mas escravo é uma propriedade do dono de uma fazenda é como se ele fosse uma propriedade.

3º Escreva um texto sobre a colonização da América do Norte seguindo o roteiro:



  • A estratégia usada pelas companhias de comércio para estimular as pessoas a irem para a América;

As companhias de comércio, instituições europeias instaladas nas Américas, promoviam a imigração ao oferecer oportunidades de crescimento econômico nas colônias, onde o território era barato e amplo.

  • Pessoas e grupos atraídos pelas companhias de comércio;

Os principais grupos atraídos por estas companhias eram os Protestantes e europeus empobrecidos, que tinham poucas possibilidades sociais na Europa.

  • De que forma os conflitos religiosos na Europa influenciaram a ida de ingleses para a América do Norte.

Foram motivados a migrar também por conta da perseguição religiosa que as nações europeias promoviam contra os Protestantes, principalmente os Calvinistas e os Luteranos, vistos como "socialmente perigosos".

4º Elabore no caderno um quadro comparativo entre as colônias americanas de Centro-Norte e as colônias do Sul. Considere os aspectos econômicos, político e o tipo de relação com a Inglaterra.

COLÔNIAS AMERICANAS DO CENTRO NORTE

Colônia de povoamento, Minifúndios, Policultura, Trabalho livre

- Economia voltada para o mercado interno, se desenvolvendo bastante graças ao Comércio Triangular realizado com as Antilhas e a África.

- Relação com a Coroa: Por conta da semelhança climática com a Inglaterra, a Coroa não via interessante desenvolvê-la a fazendo ser mais independente da Coroa, tal atitude da Inglaterra recebeu o nome de negligência salutar. Ademais que pelas perseguições religiosas existentes na Inglaterra, houve muita vinda de imigrantes para as Colônias Centro Norte.

COLÔNIAS DO SUL

- Colônia de exploração, Latifúndios, Monocultura de algodão e tabaco, Trabalho escravo de negros, Economia voltada ao mercado externo.

- Relação com a Coroa: Devido a diferença climática, implementou um modelo industrial agroexportador, esperando obter retorno dos investimentos feito. Era mais controlada pela Coroa que as Colônias do Centro Norte.

5º Na segunda metade do século XVIII, a Inglaterra impôs às Treze Colônias uma série de leis opressivas. Monte uma ficha com o nome, a data e o que cada uma delas determinava.

Lei do Açúcar (1764): aumentava os impostos que os colonos deviam pagar sobre o melaço, o vinho, o café, a seda e o linho nos seus portos.

Lei do Selo (1765): dizia que todos os contratos, jornais, cartazes, cartas e certidões que circulavam nas Treze Colônias deviam receber um selo, comprado do governo inglês.

Roteiro 4

E.M.E.F. José Cícero da Silva

Aluno: Miqueias do Nascimento Lacerda

Professor: Eliane Medeiros

Disciplina: Geografia

3º Reescreva a frase preenchendo os espaços hachurados para dar sentido a ela.

Geograficamente, o continente americano foi dividido em América do Norte, América Central, e América do Sul. O continente é cortado pelo Círculo Polar Ártico, pelos trópicos de Capricórnio e de Câncer e pela Linha do Equador. A oeste, o continente é banhado pelo Oceano Atlântico e, a leste, pelo Oceano Pacífico.

4º Explique o objetivo e a importância da formação da Organização do Estados Americanos.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é uma associação criada em 1948 com o objetivo de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente Americano.

5º Identifique quais são as organizações internacionais e blocos econômicos dos quais o Brasil participa e defina a importância deles.

Podemos afirmar que os blocos econômicos que o Brasil faz parte são o Mercosul, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os BRICS (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul).

Roteiro 4

E.M.E.F. José Cícero da Silva

Aluno: Miqueias do Nascimento Lacerda

Professor: Ana Cleide

Disciplina: Inglês

2º Read the grammar explanition. Based on what. You observed on the previous activity, transcribe the chat into your notebook and complete it.


  1. That.

  2. I like the dress that she is wearing.

  3. Wich.

  4. He gave us priceless help, without with we could not have finished our task.

  5. Who.

  6. Jon, who cooks very well, made our dinner.

  7. Whose.

  8. This is the man Whose dog barked all night.


Compartilhe com seus amigos:

Qual a diferença entre escravo e servo temporário no contexto das Treze Colônias?

A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém. A relação estabelecida, nesse caso, era a de dependência, não de propriedade.

O que é um servo temporário?

Muitos trabalhadores ingleses migraram para a América do Norte na condição de servos temporários. Em geral, eram pessoas pobres que aceitava, trabalhar nas novas terras sem remuneração, em troca do pagamento das despesas de viagem.

Qual a diferença entre os escravos e escravizados?

Assim, escravizado é denominado como aquele “Que se escravizou, sofreu escravização”. Diferentemente do “escravo”, privado de liberdade, em estado de servidão, o “escravizado” entra em cena como quem “sofreu escravização” e, portanto, foi forçado a essa situação.