Como reduzir os riscos relacionados à saúde e à segurança do trabalho?

É preciso investir em treinamentos e capacitação relacionados à segurança do trabalho

No mês de julho, se comemora o  Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A ocasião tem como marco a instituição pelo Ministério do Trabalho do Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, além da obrigatoriedade dos serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em empresas com um ou mais empregados.

O propósito é alertar empregadores, governos e sociedade civil para a importância de hábitos que diminuam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de incentivar práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Infelizmente, o Brasil é um dos países com maior número de trabalhadores formais acidentados ou afastados por doença ocupacional, sem contar que, diariamente, ocorrem milhares de acidentes de trabalho com óbito, ocupando o nosso país o 4º lugar no ranking mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entretanto, há diversas medidas que as empresas podem adotar para evitar ou diminuir esses incidentes. Entre elas, está o mapeamento dos riscos ocupacionais aos quais o empregador está exposto no seu dia a dia, por meio do fornecimento, instrução e fiscalização dos empregados quanto ao uso correto de equipamentos de segurança individuais e coletivos.

Também cabe à empresa observar a correta substituição e reposição periódica dos equipamentos de segurança, bem como acompanhar e cumprir o cronograma de manutenção periódica e preventiva de máquinas, equipamentos e veículos, que podem vir a causar acidentes.

Constantemente, é preciso investir em treinamentos e capacitação relacionados à segurança do trabalho, além de estabelecer internamente, juntamente com a equipe de segurança e RH, programas de ações e políticas de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, promovendo exames médicos periódicos, dentre outras ações.

A adoção de medidas de proteção de saúde e segurança do trabalho, não só reduzem os acidentes de trabalho e promovem um ambiente seguro e saudável, mas também contribuem para evitar a condenação em indenizações vultuosas na Justiça do Trabalho, sendo que um passivo trabalhista contingente não só impacta as empresas no contexto econômico, mas afeta diretamente o valor agregado à empresa no competitivo mercado.

É de suma importância que a empresa invista em medidas preventivas de saúde e segurança do trabalho, mas que também se preocupe em documentar todas as políticas de segurança, posto que é ônus do empregador comprovar por livros, fichas ou sistema eletrônico que forneceu equipamento de proteção devidamente aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, demonstrando ainda, que supervisionou seu uso e que eles eram apropriados e suficientes para neutralizar os agentes que possam ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Apesar de muitas empresas já entenderem a importância de manter um ambiente de trabalho seguro, ainda há muita negligência quanto ao registro e documentação das iniciativas realizadas. Diversas empresas registram prejuízos expressivos com indenizações advindas de reclamações trabalhistas e ações previdenciárias, pelo simples fato de não conseguirem comprovar diante do Judiciário que já implementam as medidas protetivas recomendadas.

Por isso, a empresa deve analisar como evitar problemas mais sérios, levando em consideração as particularidades da sua atuação, adotando medidas relevantes de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, mas sem descuidar dos controles internos com a documentação, já que estes são um importante meio de prova para verificação do cumprimento da legislação trabalhista e na redução de riscos iminentes que a irregularidade documental propicia.

A inteligência jurídica nesse acompanhamento e na implementação de medidas protetivas à empresa é fundamental, assegurando que todas as medidas legais estão sendo observadas, a fim de minimizar processos e o indesejado prejuízo advindo do passivo trabalhista.

Natália Tenório da Silva é advogada da área Trabalhista do escritório Marcos Martins Advogados.

Um acidente de trabalho é um acontecimento repentino e imprevisto sofrido por um trabalhador no trajeto ou no local onde realiza o serviço. A lei inclui ainda doenças decorrentes da atividade laboral.

Esses são problemas crescentes em nosso país, que trazem reflexos não somente à saúde e integridade do trabalhador, mas também às empresas e a toda a sociedade.

Quais práticas de prevenção de acidentes de trabalho são capazes de reduzir os riscos aos empregados e por que é importante investir nisso? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Qual a importância da prevenção de acidentes de trabalho?

Os acidentes de trabalho resultam num grande prejuízo em diversas esferas da nossa sociedade, como o governo, a empresa, os trabalhadores e suas respectivas famílias.

Segundo Ângelo Fabiano Farias da Costa, vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), nosso país gasta cerca de R$ 10 bilhões todo ano com indenizações e tratamentos de saúde por causa de acidentes de trabalho.

Além disso, a legislação brasileira pode responsabilizar a empresa por acidentes de trabalho sofridos por seus funcionários, já que é ela que impõe o risco ao empregado por meio da sua atividade econômica.

No fim, o funcionário é o mais prejudicado, pois um acidente ou uma doença poderia deixá-lo inválido ou incapacitado. Felizmente, todos os motivos relacionados a acidentes são evitáveis por meio de medidas preventivas, quer pelo melhor gerenciamento de mão de obra, quer pelo investimento em uma infraestrutura mais adequada.

Então, fique atento às seguintes dicas para aprimorar as práticas de prevenção de acidentes de trabalho!

Como reduzir os riscos?

1. Treine e conscientize sua equipe

A capacitação profissional é a chave para o trabalhador executar sua função com segurança e qualidade. Dentro de uma empresa, cada tarefa ou cargo tem seus riscos, e o funcionário precisa estar bem-informado e treinado sobre os perigos de sua atividade laboral e as melhores práticas de prevenção.

O trabalho de conscientização deve ir além do treinamento inicial. A empresa precisa deixar claro para seus funcionários que cuidados devem ser tomados em cada ambiente de trabalho, no uso de ferramentas e equipamentos, e no manuseio de substâncias nocivas à saúde.

Essa divulgação pode ser feita por meio de palestras atrativas e envolventes, que ajudem os funcionários a fixar as melhores práticas de segurança e prevenção de acidentes de trabalho.

Além disso, mantenha o ambiente de trabalho bem sinalizado, deixando claro os perigos a que os funcionários estão sujeitos e as formas de se proteger dos riscos.

2. Inspecione

Certifique-se de que todos os funcionários estejam a par dos métodos de prevenção de acidentes, e avalie o comportamento deles no decorrer das suas atividades. Nada melhor do que ver na prática se estão conseguindo aplicar as orientações recebidas.

Verifique, também, a infraestrutura das instalações e a qualidade de preservação das ferramentas e equipamentos de trabalho e segurança. Tenha certeza de que não haja elementos oferecendo ou potencializando riscos aos trabalhadores.

3. Disponibilize equipamentos de segurança adequados

Toda empresa precisa obrigatoriamente fornecer EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos seus funcionários. Mas isso não basta. Afinal de contas, do que adianta ter esses itens disponíveis se não forem usados de forma adequada ou se simplesmente forem negligenciados?

Treine as equipes e certifique-se de que estejam usando esses equipamentos.

4. Aprimore a gestão de pessoas

Algumas medidas gerenciais são fundamentais, pois podem reduzir significativamente os riscos no ambiente de trabalho. Por exemplo, os gestores podem diminuir o tempo em que os funcionários ficam expostos aos riscos. Para isso, é possível, por exemplo:

  • reduzir a carga horária de trabalho;
  • planejar escalas;
  • fazer rodízios para determinadas tarefas de risco.

5. Implante a CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma entidade formada por funcionários eleitos e representantes indicados pela empresa. Esse grupo é responsável por criar regras de segurança e fiscalizar o cumprimento das normas. Além disso, ela dará suporte aos funcionários acidentados e afastados, acompanhando sua recuperação.

Todas essas práticas são fundamentais para a prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, ajudarão a empresa se proteger de processos e indenizações que poderiam comprometer a saúde financeira da instituição.

E você? Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

Como posso ser responsável por reduzir os riscos relacionados à saúde e à segurança do trabalho?

9 melhores práticas para prevenir acidentes e doenças....
Reforce a importância dos EPIs. ... .
Divulgue os riscos. ... .
Evite improvisos. ... .
Promova o diálogo. ... .
Capacite seus colaboradores. ... .
Entenda a importância de prevenir doenças ocupacionais. ... .
Dê importância aos exames periódicos. ... .
Promova o bem-estar corporativo..

Como reduzir os riscos no trabalho?

Como reduzir os riscos?.
Treine e conscientize sua equipe. A capacitação profissional é a chave para o trabalhador executar sua função com segurança e qualidade. ... .
Inspecione. ... .
Disponibilize equipamentos de segurança adequados. ... .
Aprimore a gestão de pessoas. ... .
Implante a CIPA..

O que podemos fazer para aumentar a segurança e saúde no ambiente de trabalho?

Veja agora 7 formas de melhorar a segurança no trabalho!.
Reforce a valorização da segurança. ... .
Forneça os equipamentos de proteção adequados. ... .
Organize uma CIPA na sua empresa. ... .
Forneça treinamentos para a sua equipe. ... .
Desenvolva uma análise de riscos. ... .
Monitore as equipes e suas atividades. ... .
Empregue soluções de tecnologia..

Como evitar doenças relacionadas ao trabalho?

Como evitar as 5 doenças relacionadas ao trabalho?.
Oferte ginástica laboral. ... .
Incentive a prática de exercícios físicos. ... .
Reforce o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual. ... .
Construa um ambiente de trabalho saudável. ... .
Realize campanhas de vacinação..