Como aumentar a competitividade de uma empresa

9 minutos para ler

Tabela de Conteúdos

    • 0.1 Descubra aqui qual a Importância de criar Competitividade Empresarial e quais ações podem ser utilizadas para sua efetiva aplicação na organização
  • 1 Afinal, o que é competitividade empresarial?
  • 2 Como posso aumentar a competitividade empresarial na minha empresa?
    • 2.1 Entenda seu cliente
    • 2.2 Tenha um espírito inovador
    • 2.3 Invista no crescimento da produtividade
    • 2.4 Construa melhores relações no ambiente de trabalho
    • 2.5 Mantenha o controle do estoque
    • 2.6 Esteja atento aos dados
    • 2.7 Analise o que a concorrência está fazendo
    • 2.8 Personalize o produto ou serviço
    • 2.9 Capacite os funcionários 
    • 2.10 Revise seu modelo de negócios
  • 3 Qual a importância do marketing digital para a competitividade empresarial?
  • 4 Em meio às ações de marketing digital, podemos destacar o inbound marketing.
      • 4.0.1 Se quiser saber mais, que tal entrar no grupo da 2dcb no Telegram para trocar suas dúvidas com outras pessoas?

Descubra aqui qual a Importância de criar Competitividade Empresarial e quais ações podem ser utilizadas para sua efetiva aplicação na organização

O que faz com que duas empresas concorrentes, que produzam o mesmo produto ou ofereçam o mesmo serviço, apresente resultados diferentes? A resposta pode envolver diversos motivos. No entanto, um dos pontos mais fortes que podemos destacar está atrelado ao nível de competitividade empresarial.

Afinal, para uma empresa obter sucesso e resultados satisfatórios do ponto de vista econômico, e assim permanecer viva em um mercado globalizado que tem diversos meios de venda, suas ações devem estar alinhadas com estratégias inovadoras, além de eficientes.

Por isso, no post de hoje, mostraremos a importância de criar competitividade empresarial e quais ações podem ser utilizadas para sua efetiva aplicação na organização. Continue a leitura e aproveite!

Como aumentar a competitividade de uma empresa
Foto: Competividade Empresarial

Afinal, o que é competitividade empresarial?

Compreenda que toda organização está inserida em um ambiente, ou seja, suas atividades podem interferir no mercado, assim como também podem ser interferidas e influenciadas pela sociedade.

Nesse cenário, muitas empresas acabam por disputar os mesmos consumidores, uma vez que oferecem produtos ou serviços semelhantes. Assim, consequentemente, nasce a competição no setor.

Dessa forma, o desafio de toda organização é dispor de uma gestão adequada, com produtos e serviços de qualidade, além de uma estratégia de atuação que a permita competir, assim como aproveitar as oportunidades que o mundo dos negócios oferece.

No entanto, infelizmente há um grande número de empresas, principalmente as de pequeno porte que não atentam para sua capacidade de competição. Muitas vezes, idealizam que basta estar no mercado e ter um produto ou serviço para oferecer aos seus consumidores que tudo magicamente acontecerá.

Outras, por sua vez, se preocupam com sua competitividade quando o mercado se torna mais exigente, ou seja, enquanto as vendas apresentam resultados positivos, elas se mantêm neutras em suas ações.

Ação errônea, uma vez que o mercado está em constante alteração e, muitas vezes, uma organização que atualmente possa apresentar condições favoráveis de competição em uma área, em pouco tempo pode também ser deixada de lado pelos seus concorrentes, caso não se atente a ações de competitividade.

Como posso aumentar a competitividade empresarial na minha empresa?

Como aumentar a competitividade de uma empresa
Foto: Aumentar Competitividade Empresarial

Saiba que inúmeros fatores influenciam e determinam o grau de competitividade de uma empresa. Logo, não há mágica, mas, sim, um árduo trabalho diário com o propósito de manter a empresa viva e com forte presença no mundo dos negócios.

Contudo, algumas ações e comportamentos devem ser encarados com muito cuidado para que a organização não deixe de competir e seja deixada de lado pelos seus consumidores.

Por isso, separamos 10 dicas para que sua empresa aumente a produtividade, atraia novos clientes e assim possa obter resultados diferentes daqueles já atingidos.

Preparado para colocá-las em prática? Vamos lá!

Entenda seu cliente

Para qualquer negócio aumentar sua competitividade empresarial é necessário estudar e analisar o perfil e o comportamento de seus clientes. Afinal, não basta convencer eles a realizarem uma compra, satisfazer completamente esse consumidor é tão fundamental quanto. Aumentar o clique médio e a compra recorrente são táticas importantes para melhorar o investimento.

Não se trata de um trabalho fácil, afinal o público tem interesses que mudam o tempo todo. Para se manter conectado você pode realizar pesquisas sobre os serviços e produtos comprados e compartilhar as opiniões e experiências tanto de forma online, ou seja, por meio digital, como de forma offline, seja por meio de indicação ou boca a boca.

Nessa direção, é importante manter um banco de dados atualizado, a fim de surpreender seus consumidores e sua expectativa de atendimento, que se tornará mais personalizada.

Tenha um espírito inovador

Tenha em mente que, para se destacar no mercado, sua empresa precisa se diferenciar dos demais concorrentes. Logo, a palavra de ordem é inovação.

Nesse contexto, a grande orientação é definir um conceito e se especializar em atender um determinado público, pois a excelência na qualidade do produto ou serviço que você presta aos seus consumidores fará com que sua organização conquiste um nível único.

Invista no crescimento da produtividade

Para muitos, aumentar a produtividade de uma organização pode ser um processo desafiador, já que é necessário estar disposto a mudanças estruturais na sua empresa. Porém, uma marca que ambiciona ter competitividade empresarial hoje em dia não pode ter receio de decisões difíceis.

Tudo pode ser feito com tranquilidade se você estudar todas as etapas do processo produtivo e assim encontrar os pontos que podem ser otimizados. Esteja aberto a possíveis melhorias que possam ser feitas de modo a investir de forma mais acertada em inovações tecnológicas e gerenciais.

Construa melhores relações no ambiente de trabalho

Saiba que um dos grandes segredos para manter a alta produtividade e o bom desempenho da sua empresa é manter a sua equipe de colaboradores unida e satisfeita. Para isso, é necessário manter uma boa comunicação interna, além de encontrar maneiras de recompensar os funcionários que se destacam.

Mantenha o controle do estoque

Para que o controle do seu estoque seja mais acertado é recomendado que sua empresa tenha um software ou processo que permita esse acompanhamento. Logo, procure deixar de lado os papéis, pois além de ser uma ótima ação para o meio ambiente, leva eficiência e agilidade aos processos. Dessa forma você economiza gastos com armazém e garante a qualidade dos seus produtos ao evitar a estagnação deles.

Esteja atento aos dados

Tomar decisões no escuro, baseado em achismos, pode ser muito perigoso para o seu negócio. Elaborar hipóteses é importante e saudável antes de propor mudanças, mas elas devem ser corroboradas por dados que comprovem ou, pelo menos, indiquem o que você está falando. E hoje em dia é extremamente fácil fazer o acompanhamento dessas informações por meio de ferramentas digitais ou simplesmente com uma planilha cultivada diariamente.

Analise o que a concorrência está fazendo

Além de analisar os dados é importante estudar o mercado e, claro, a sua concorrência. Observar os erros e acertos de quem trabalha na mesma área que a sua empresa e pensar com cuidado o que se aplica à sua marca é benéfico e muito comum. Porém, tome cuidado, maior competitividade empresarial não combina com plágio, afinal, cada empreendimento tem suas distinções.

Personalize o produto ou serviço

Com o empreendedorismo em alta, existem muitas empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço, o consumidor não apenas sabe disso como passou a exigir mais. A saída para se destacar e alcançar um nível de competitividade empresarial aceitável pode ser trabalhar uma entrega personalizada para cada cliente.

O indivíduo percebe esse cuidado da sua marca em atender aos desejos dele e costuma recompensar o esforço, é um esforço de construir uma relação mais próxima que vá além do lucro a qualquer preço.

Capacite os funcionários 

Empresas, por maiores que possam se tornar, mantém uma realidade comum, são feitas por pessoas. E esses colaboradores sempre serão essenciais para o bom funcionamento dela e a entrega de um produto ou serviço com qualidade para o consumidor final.

Investir no treinamento e capacitação da sua equipe deve ser um esforço recorrente em busca de maior competitividade empresarial. Seja como forma de evitar falhas humanas ou para aperfeiçoar um processo produtivo, seguramente sua empresa agradece.

Revise seu modelo de negócios

Nem sempre o modelo de negócios que desenvolvemos inicialmente para nossa empresa funciona na realidade do mercado, ou talvez ele precise mudar conforme a sociedade. Quando pensamos nas mudanças tecnológicas, econômicas e até políticas dos últimos anos, percebemos o quão rápido o mundo vira do avesso. 

Uma marca com competitividade empresarial prova que, no longo prazo, está disposta e preparada para se adaptar com os novos ventos. Para isso, é importante acumular fluxo de caixa sustentável, tomar decisões rápidas e estar antenado para os mais diversos indicadores que possam influenciar.

Qual a importância do marketing digital para a competitividade empresarial?

Somado às dicas acima, perceba que para realizar ações capazes de potencializar seus resultados e estabelecer sua organização entre as melhores em seu setor, o marketing digital também deve ser utilizado de forma estratégica e eficiente.

Afinal, as mídias digitais revolucionaram a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. A internet trouxe proximidade e rapidez na comunicação, por isso, estar presente no ambiente digital é fundamental quando o objetivo é incluir os consumidores na proposta oferecida pelo seu negócio.

Portanto, investir em marketing digital se tornou extremamente relevante, já que ele é capaz de direcionar ações para garantir sua presença online, segmentar seu público, prospectar mais clientes, assim como mensurar a visibilidade da sua marca no mercado.

Em meio às ações de marketing digital, podemos destacar o inbound marketing.

Seu uso é necessário porque a maioria das pessoas, no início de contato com a marca, permanece indecisa quanto à sua compra ou a real necessidade daquele produto, ou serviço oferecido pela sua organização.

Por meio de um trabalho de inbound é possível convencer pessoas, por meio de conteúdos com informações relevantes, de que sua organização tem aquilo que ela precisa.

Entenda que uma empresa que não conhece profundamente o seu mercado acaba comprometendo seriamente a sua competitividade empresarial.

Existem algumas possibilidades para aumentar a competitividade empresarial da sua marca. Aqui você conferiu as principais, mas saiba que existem muitas outras formas de alcançar esse objetivo.

Se quiser saber mais, que tal entrar no grupo da 2dcb no Telegram para trocar suas dúvidas com outras pessoas?

Como promover competitividade?

Como manter a competitividade empresarial.
Reduza custos e otimize a produção. ... .
Otimize a produção. ... .
Integre seus funcionários à empresa. ... .
Escute seus clientes. ... .
Desenvolva estratégias de marketing. ... .
Observe a concorrência e estude o mercado. ... .
Invista em novas tecnologias. ... .
Implemente a inovação corporativa..

Como tornar sua empresa mais competitiva?

Confira, a seguir, algumas ações que podem potencializar a capacidade competitiva da sua empresa..
1 – Foco no perfil dos clientes. ... .
2 – Apostar em inovação. ... .
3 – Estratégia de marketing. ... .
4 – Análise da concorrência. ... .
5 – Aumento da produtividade. ... .
6 – Bom clima organizacional. ... .
7 – Comunicação interna. ... .
8 – Automação..

Quais são as estratégias de competitividade?

Miles e Snow estabelecem quatro tipos de estratégias competitivas: defensiva, prospectora, analítica e reativa..
Defensiva. Organização que foca em ser a melhor em um mercado ou produto específico. ... .
Prospectora. Está sempre desbravando novos mercados e procurando por inovações. ... .
Analítica. ... .
Reativa..

O que pode tornar uma empresa mais competitiva?

Em resumo, para tornar uma empresa mais competitiva, a empresa precisa estar alinhada e antenada a tudo aquilo que existe de novo no mercado e, principalmente, focar nas necessidades do cliente. Só assim será lembrada na hora da decisão final do consumidor.