O que pode ser feito para a prevenção de doenças ocupacionais dentro das empresas?

Em suas atividades diárias, os trabalhadores estão expostos a diversos fatores de risco. Levantamento de peso, agentes tóxicos ou até mesmo postura inadequada em frente ao computador podem trazer malefícios para o empregado. As doenças ocupacionais são decorrentes dessa exposição, podendo causar afastamentos temporários ou até mesmo definitivos.

Nesse cenário, prevenir é sempre a melhor solução. Como já temos um post em nosso blog que traz dicas para evitar doenças ocupacionais, então hoje vamos falar quais são as mais comuns e as formas de preveni-las.

As principais doenças ocupacionais

Problemas ligados aos sistemas respiratório, neurológico e muscular lideram a lista das doenças ocupacionais mais frequentes no mundo corporativo. Elas variam de acordo com o ambiente e com o agente ao qual o trabalhador está exposto, mas podem ser prevenidas com atitudes simples, direcionadas à causa raiz da enfermidade. Veja como evitá-las:

Lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT): são as tendinite e lesões no ombro ou no pescoço, causadas por movimentos repetitivos ou posturas inadequadas ao realizar as atividades de rotina. Para preveni-las é preciso repensar o ambiente de trabalho, com adequações do mobiliário para melhorar a ergonomia. Fazer pausas nas atividades, criar programas de incentivo à prática de atividades físicas e encorajar a ingestão de líquidos são outros fatores que contribuem com a prevenção.

Transtornos mentais: depressão, ansiedade e stress pós-traumático são muito comuns em ambientes de alta pressão, em que os funcionários são submetidos a metas inalcançáveis, violência ou mesmo uma imprecisão com relação às expectativas. Para evitar essas doenças é preciso criar um ambiente saudável, com boas relações interpessoais, melhoria na comunicação e definição de metas mais adequadas. Ter programas de apoio psicológico também contribui para diminuir o estresse agudo e a ansiedade.

Transtornos auditivos: a perda da audição – total ou parcialmente – é um problema que ocorre a quem está exposto a ruídos muito altos ou constantes, estimulado também pelo trabalho com alguns produtos químicos, como solventes. Realizar a proteção coletiva com isolamento das fontes de ruído e estimular o uso dos equipamentos de segurança individual (EPI) são as principais formas de se prevenir essas enfermidades. Além disso, é preciso se preocupar também com a ventilação e com o uso de máscaras de proteção durante o uso de solventes.

Dorsalgias: são os famosos problemas de coluna, causados pela força demasiada na hora de utilizar o tronco, levantamento de peso inadequado e até mesmo pela obesidade e sedentarismo. Para evitar que o trabalhador sofra desse mal, é preciso investir em infraestrutura, com adequação do espaço e equipamentos adequados à atividade realizada. Também é possível diminuir o número de repetições e fracionar as cargas.

Membros inferiores: varizes e tromboses são comuns a quem trabalha em pé ou sentado o tempo inteiro, com pouca movimentação. A obesidade e o sedentarismo também ampliam essas doenças. Fazer uma análise ergonômica das atividades e estimular a alternância de postura e mobilidade no posto de trabalho são fatores fundamentais para a prevenção.

❮ ❯

Como prevenir doenças ocupacionais no ambiente de trabalho

O que pode ser feito para a prevenção de doenças ocupacionais dentro das empresas?

O que pode ser feito para a prevenção de doenças ocupacionais dentro das empresas?
Doença ocupacional é aquela causada por fatores relacionados ao ambiente de trabalho. A rotina exige dedicação e seguidas horas de trabalho. Movimentos repetitivos, barulho, mudança brusca de temperatura tudo isso afeta diretamente a saúde do trabalhador. Como prevenir tais doenças e tornar o ambiente mais saudável?

Esse é o grande desafio do empregador junto às equipes de Saúde e Segurança do Trabalho como o Técnico de Segurança, CIPA, Médico do trabalho e outros profissionais qualificados.

Assim como admissão/demissão a saúde dos trabalhadores gera certo custo para a empresa, em outras palavras trabalhador doente, de atestado, ou afastado configura grande despesa. Sendo assim, o empregador deve oferecer um ambiente saudável.

Principais doenças ocupacionais

  • - LER (lesão por esforços repetitivos)
  • - Dermatose ocupacional
  • - DORTs (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)
  • - Doenças da visão
  • - Surdez temporária ou definitiva
  • - Doenças ocupacionais psicossociais

Como prevenir doenças ocupacionais

  • - Oferecer ginástica laboral 
  • - Incentivar a prática de exercícios
  • - Monitorar e reforçar o uso de EPI
  • - Realizar diálogos sobre segurança
  • - Fomentar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) 

Diversas funções são exaustivas e exigem do trabalhador esforços repetitivos como montagem de máquinas, linha de produção, call center e muitas outras. Para evitar lesões e acidentes de trabalho é preciso avaliar cada local. Após levantamento propor e/ou implementar melhorias. Os resultados obtidos devem ser mensurados periodicamente.

Cada doença ocupacional requer cuidados específicos. O Técnico de Segurança deve avaliar os perigos oferecidos por cada máquina, cada tarefa, orientando os trabalhadores como desempenhar sua função da forma mais segura possível.

A prevenção é um trabalho conjunto. É feita com base nos acidentes já ocorridos, na vivência diária dos trabalhadores e na análise do ambiente. Com todas essas informações é possível tornar a empresa mais segura.

Na sua empresa há eventos sobre Segurança do Trabalho? Qual a regularidade? Qual a frequência de acidentes? Deixe um comentário ao final desse artigo.

O que as empresas podem fazer para diminuir as doenças ocupacionais?

9 melhores práticas para prevenir acidentes e doenças....
Reforce a importância dos EPIs. ... .
Divulgue os riscos. ... .
Evite improvisos. ... .
Promova o diálogo. ... .
Capacite seus colaboradores. ... .
Entenda a importância de prevenir doenças ocupacionais. ... .
Dê importância aos exames periódicos. ... .
Promova o bem-estar corporativo..

Que tipos de ações as empresas podem tomar para reduzir as doenças ocupacionais relacionadas às questões alimentares?

Prevenção: – adequação do mobiliário e equipamentos, fracionamento das cargas e do número de repetições (redução da velocidade de execução das tarefas). – pausas e exercícios preparatórios e compensatórios. – programas de incentivo à educação alimentar e à prática regular de atividades físicas.

O que pode ser realizado como prevenção às doenças?

Saiba como prevenir doenças e ficar bem com a sua saúde.
CUIDE DA HIGIENE. ... .
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS. ... .
MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL..
DURMA BEM. ... .
FAÇA OS EXAMES DE ROTINA REGULARMENTE. ... .
TOME VACINAS CORRETAMENTE. ... .
MANTENHA O CORPO HIDRATADO. ... .
SEJA OTIMISTA..

Quais são e como as medidas de precaução podem minimizar os riscos para a saúde e segurança no trabalho?

O Ministério da Defesa do governo brasileiro, em notícia sobre prevenção de acidentes no ambiente do trabalho, trouxe ainda 15 dicas para evitar acidentes: 1) Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI); 2) Mantenha áreas de circulação desobstruídas; 3) Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências ( ...