No texto constata-se que os usos de pronomes variaram

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No texto constata-se que os usos de pronomes variaram

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Didier Mulleras se destaca como um dos criadores que
descobriram a dança de outro ponto de vista. Mini@tures é uma experiência emblemática
entre movimento, computador, internet e vídeo. Com os recursos da computação gráfica,
a dança das miniaturas pode caber na palma da mão. Pelo fato de usar a internet como
palco, o processo de criação das miniaturas de dança levou em consideração os limites
de tempo de download e o tamanho de arquivo, para que um número maior de
“espectadores” pudesse assistir. A graça das miniaturas está justamente na contaminação
entre mídias: corpo/dança/computação gráfica/internet. De fato, é a rede que faz a maior
diferença nesse grupo. Mini@tures explora uma nova dimensão que descobre o
espaço-tempo da web e conquista um novo território para a dança contemporânea. A
qualquer hora, dança on-line.
SPANGHERO, M. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003 (adaptado).
Considerado o primeiro projeto de dança contemporânea concebido para a rede, esse
trabalho é apresentado como inovador por
A
adotar uma perspectiva conceitual como contraposição à tradição de grandes
espetáculos.
B
criar novas formas de financiamento ao utilizar a internet para divulgação das
apresentações.
C
privilegiar movimentos gerados por computação gráfica, com a substituição do
palco pela tela.
D
produzir uma arte multimodal, com o intuito de ampliar as possibilidades de
expressão estética.
E
redefinir a extensão e o propósito do espetáculo para adaptá-lo ao perfil de
diferentes usuários.
Questão 21 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
TEXTO I
O mito da estiagem em São Paulo
Os estoques de água doce são inesgotáveis, na medida em que são alimentados
principalmente pelos oceanos, infinitos via evaporação e precipitação, ou seja, pelo ciclo
hidrológico, que depende de forças físicas as quais o homem nunca poderá interromper.
Enquanto existirem, o ciclo funcionará e os estoques de água doce nos continentes serão
repostos indefinidamente. 
 Obviamente que a água não se distribui equitativamente pelo planeta. Há regiões com
muita água, normalmente na zona tropical, na qual a evaporação é maior, e regiões
áridas, onde, por razões específicas da dinâmica climática, as taxas de evaporação são
maiores do que a precipitação, gerando déficit de reposição de estoques de água doce.
Disponível em: www.cartanaescola.com.br. Acesso em: 17 jan. 2015 (adaptado).
TEXTO II
O processo de sedimentação no fundo do lago de um reservatório é um processo
lento. Os sedimentos vão formando argila, que é uma rocha impermeável. Então, a água
daquele lago não vai alimentar os aquíferos. Mesmo tendo muita quantidade de água
superficial, ela não consegue penetrar no solo para alimentar os aquíferos. Se não for
usada no consumo, ela vai simplesmente evaporar e vai cair em outro lugar, levada pelas
correntes aéreas. Isso é outro motivo pelo qual os aquíferos não conseguem recuperar
seu nível, porque não recebem água.
Disponível em: www.jornalopcao.com.br. Acesso em: 17 jan. 2015 (adaptado).
Os textos I e II abordam a situação dos reservatórios de água doce do planeta.
Entretanto, a divergência entre eles está na ideia de que é possível
A manter os estoques de água doce.
B utilizar a água superficial para o consumo.
C repor os estoques de água doce em regiões áridas.
D reduzir as taxas de precipitação e evaporação da água.
E equalizar a distribuição de água doce nas diferentes regiões.
Questão 22 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Os linguistas têm notado a expansão do tratamento informal. “Tenho 78 anos e devia
ser tratado por senhor, mas meus alunos mais jovens me tratam por você”, diz o
professor Ataliba Castilho, aparentemente sem se incomodar com a informalidade,
inconcebível em seus tempos de estudante. O você, porém, não reinará sozinho. O tu
predomina em Porto Alegre e convive com o você no Rio de Janeiro e em Recife,
enquanto você é o tratamento predominante em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e
Salvador. O tu já era mais próximo e menos formal que você nas quase 500 cartas do
acervo on-line de uma instituição universitária, quase todas de poetas, políticos e outras
personalidades do final do século XIX e início do XX.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 abr. 2015 (adaptado).
No texto, constata-se que os usos de pronomes variaram ao longo do tempo e que
atualmente têm empregos diversos pelas regiões do Brasil. Esse processo revela que
A
a escolha de “você” ou de “tu” está condicionada à idade da pessoa que usa o
pronome.
B
a possibilidade de se usar tanto “tu” quanto “você” caracteriza a diversidade da
língua.
C o pronome “tu” tem sido empregado em situações informais por todo o país.
D
a ocorrência simultânea de “tu” e de “você” evidencia a inexistência da distinção
entre níveis de formalidade.
E
o emprego de “você” em documentos escritos demonstra que a língua tende a se
manter inalterada.
Questão 23 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
O solo A morte do cisne, criado em 1905 pelo russo Mikhail Fokine a partir da música
do compositor francês Camille Saint-Saens, retrata o último voo de um cisne antes de
morrer. Na versão original, uma bailarina com figurino impecavelmente branco e na ponta
dos pés interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer.
Em 2012, John Lennon da Silva, de 20 anos, morador do bairro de São Mateus, na
Zona Leste de São Paulo, elaborou um novo jeito de dançar a coreografia imortalizada
pela bailarina Anna Pavlova. No lugar de um colã e das sapatilhas, vestiu calça jeans,
camiseta e tênis. Em vez de balé, trouxe o estilo popping da street dance. Sua
apresentação inovadora de A morte do cisne, que foi ao ar no programa Se ela dança, eu
danço, virou hit no YouTube.
Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).
A forma original de John Lennon da Silva reinterpretar a coreografia de A morte do cisne
demonstra que
A a composição da coreografia foi influenciada pela escolha do figurino.
B
a criação artística é beneficiada pelo encontro de modelos oriundos de diferentes
realidades socioculturais.
C
a variação entre os modos de dançar uma mesma música evidencia a hierarquia
que marca manifestações artísticas.
D
a formação erudita, à qual o dançarino não teve acesso, resulta em artistas que
só conhecem a estética da arte popular.
E
a interpretação, por homens, de coreografias originalmente concebidas para
mulheres exige uma adaptação complexa.
Questão 24 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Seus primeiros anos de detento foram difíceis; aos poucos entendeu como o sistema
funciona. Apanhou dezenas de vezes, teve o crânio esmagado, o maxilar deslocado,
braços e pernas quebrados; por fim, um dia ficou lesionado da perna quando foi jogado
da laje de um pavilhão. Nem todas as vezes ele soube por que apanhou, muito menos da
última, quando foi deixado para morrer, mas sobreviveu. Seu corpo, moído no inferno,
aguarda o fim dos seus dias. Já não questiona mais. Obedece. Cumpre as ordens. Baixa
a cabeça e se retira. Apanha, às vezes com motivo, às vezes sem. Por onde passou,
derramaram seu sangue. Seu rastro pode ser seguido. Intriga ter sobrevivido durante
tantos anos. Pouquíssimos chegaram à terceira idade encarcerados.
MAIA, A. P. Assim na terra como embaixo da terra. Rio de Janeiro: Record, 2017.
A narrativa concentra sua força expressiva no manejo de recursos formais e numa
representação ficcional que
A buscam perpetuar visões do senso comum.
B trazem à tona atitudes de um estado de exceção.
C promovem a interlocução com grupos silenciados.
D inspiram o sentimento de justiça por meio da empatia.
E recorrem ao absurdo como forma de traduzir a realidade.
Questão 25 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
– O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o
que quer? Nunca ouviu falar num troço chamado autoridades constituídas? Não sabe que
tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada Exército