Quais sao as comida tipica de festa junina

As tradicionais festas de São João trazem consigo as populares comidas típicas de festa junina. Confira mais sobre todas essas delícias neste artigo que a Shopee preparou para você.

Com a chegada de Junho, há quase uma unanimidade quando se fala de comidas típicas de festa junina. Milho, quentão, vinho quente, amendoim, canjica… São tantas iguarias tradicionais que dão água na boca mesmo para aqueles que não são fãs das festas de São João.

Mas, como surgiram tantas comidas típicas para o festival de São João? A Shopee te contará tudo e mais um pouco sobre as melhores comidas típicas da festa junina a seguir!

Qual a origem da Festa Junina?

A festa junina tem seu início aqui no Brasil em meados do século XVI, mas não tem sua origem na Terra de Santa Cruz, não.

Na verdade, as festas juninas já eram uma tradição na península Ibérica, composta por Portugal e Espanha. Os colonizadores trouxeram a celebração para cá, quando eram chamadas de Festa Joanina, por conta de São João.

Curioso é que pela Europa, a festa celebrava a chegada do verão e tem origem pagã. Hoje, aqui no Brasil, ela é conhecida exatamente pela religiosidade e por ser na época mais fria do país.

Outro fato interessante é que a Festa Junina ficou bem ligada às zonas rurais do Brasil, algo que até hoje se observa, desde as comidas, geralmente à base de milho e os trajes com certa estereotipação.

Por exemplo, uma das maiores festas no Brasil é exatamente no interior do estado da Paraíba, em Campina Grande.

Contudo, assim como o Dia de São Valentim, hoje é celebrado de maneira multicultural e nos grandes centros urbanos há celebrações bem ricas em danças e, claro, comida.

E é sobre ela que você seguirá a leitura agora.

Como você já sabe, as comidas típicas de festa junina, em grande parte, são à base de milho. Mas não só.

O amendoim e bebidas também estão no meio da comida típica da festa junina. A Shopee detalha as mais 9 mais famosas agora.

1. Milho Cozido

O milho não é só o protagonista quase onipresente nas comidas típicas de festa junina como ele em si é um ótimo prato.

Há uma razão para ele estar bem presente assim: nas origens da festa, a colheita do trigo era celebrada na Europa, junto a chegada do verão.

Nos arraiás, o Milho Cozido não só compõe outros pratos típicos de festa junina como também é delicioso servido temperado com sal e manteiga. 

Quais sao as comida tipica de festa junina
Compre comidas típicas de festa junina como Milho Cozido na Shopee.

  Compre Aqui

2. Quentão

Essa bebida alcoólica é bem conhecida por estar entre as comidas típicas da festa junina. O nome não só emula a temperatura na qual ela é servida, como também o teor alcoólico. Por isso, muita atenção ao servi-la em festas juninas para crianças.

O Quentão é composto por gengibre, cachaça, açúcar, cravos da índia, canela e limão. Como por aqui no Brasil a temperatura em junho, em boa parte do território, é baixa, a bebida ajuda a aquecer!

Se você for organizar uma festa para crianças, a cachaça pode ser trocada por suco de maçã, para uma versão completamente sem álcool. 

Quais sao as comida tipica de festa junina
Compre comidas típicas de festa junina como Quentão na Shopee

  Compre Aqui

3. Vinho Quente

Já o Vinho quente é uma opção de bebida alcoólica quente para a festa junina. Além de ser um dos melhores tipos de vinho para harmonizar no frio.

A bebida é composta por vinho seco, açúcar, cravos da Índia e canela, maçã e casca de laranja.

O vinho quente também é servido com alta temperatura, mais uma vez aquecendo o arraiá tradicional pelo país.

Quais sao as comida tipica de festa junina
Compre comidas típicas de festa junina como Vinho Quente na Shopee

  Compre Aqui

4. Amendoim

Outro ingrediente bem presente nos pratos típicos de festa junina, o Amendoim não pode faltar na festa.

Seja torrado ou doce, o grão ainda é o ingrediente principal de duas das guloseimas mais típicas dessa época: a paçoca e o pé de moleque!

O amendoim ainda pode aparecer de outras formas, como moído, e servido junto a canjica ou o arroz doce, por exemplo.

Quais sao as comida tipica de festa junina
Compre comidas típicas de festa junina como Amendoim na Shopee.

  Compre Aqui

5. Pipoca

Mais uma comida típica de festa junina feita de milho, a Pipoca é presente também em outros momentos ao longo do ano. Afinal, quem não gosta de um balde cheio para assistir a um filme, por exemplo?

Por isso, para dar um toque especial para essa época do ano, aposte em incrementar a pipoca com outros ingredientes, como a doce ou com manteiga de garrafa!

Quais sao as comida tipica de festa junina
Compre comidas típicas de festa junina como Pipoca na Shopee

  Compre Aqui

6. Curau

O Curau é uma iguaria também feita de milho e bem presente nas festas juninas, sobretudo as do Nordeste, onde é chamada simplesmente de canjica.

A comida típica de São João é uma espécie de mingau, muito semelhante à pamonha cremosa. Por isso, ela ainda leva leite, açúcar e é incrementada com canela em pó. 

Quais sao as comida tipica de festa junina
Compre comidas típicas de festa junina como Curau na Shopee

  Compre Aqui

7. Espetinho

Os Espetinhos viraram comida típica de São João, mas estão presentes em toda época do ano aqui no Brasil, um sucesso nos bares e nas lanchonetes de final de noite!

Na festa de São João, você pode variar bem as carnes, incrementando com milho grelhado. Ficará uma delícia.

Quais sao as comida tipica de festa junina
Compre comidas típicas de festa junina como Espetinho na Shopee

  Compre Aqui

8. Pinhão

Já o Pinhão é uma comida típica de festa junina, sobretudo no Sul do Brasil. Isso porque se trata de um alimento direto da semente da araucária.

A iguaria normalmente possui alguns modos de preparos diferentes, o que dá a ela uma versatilidade bem interessante, bem como o milho e o amendoim.

O pinhão pode ir na farofa, ser feita como paçoca, ser acrescentada na carne cozida. Uma comida típica de festa junina que pode levar um novo sabor a qualquer prato.

Quais sao as comida tipica de festa junina
Compre comidas típicas de festa junina como Pinhão na Shopee

  Compre Aqui

9. Cachorro Quente

Por fim, uma iguaria também bem popular ao longo do ano. O cachorro quente não pode ficar de fora do seu arraial!

Ele pode ser uma boa opção para quem não é fã de milho, já que, tradicionalmente, as comidas típicas de festa junina levam o ingrediente em seu preparo.

Leia também: 8 tipos de panetones que você provavelmente não conhece

O que não pode faltar em uma festa junina?

Para que o arraiá seja bom mesmo, além das comidas típicas de festa junina, a decoração e as brincadeiras também não podem faltar.

Confira algumas dicas delas aqui na Shopee.

Bandeirinhas

As Bandeirinhas são bem tradicionais nessa época do ano. Elas podem ser feitas de plástico, jornal e até mesmo de tecido como a chita.

De qualquer maneira, para preparar o seu arraiá, faça as bandeirinhas naquele tradicional formato de duas pontas e pendure em barbante ou em varal alto pelo espaço.

Não esqueça de variar bem as cores para que tudo fique ainda mais animado na festa.

Na Shopee, você encontra bandeirolas prontas para a festa junina. Confira em nosso site ou no nosso app.

Correio Elegante

Essa é uma brincadeira bem tradicional na festa de São João pelo país. Para fazer um Correio Elegante, é preciso deixar cartinhas para serem escritas em um espaço.

A pessoa escreve, de maneira anônima ou não, uma mensagem amorosa para um pretendente e deposita em uma caixa.

O animador da festa lê as mensagens para todo o público de tempos em tempos.

Essa é só uma das maneiras de brincar com o correio elegante. Ele ainda pode ser feito com frases prontas em que a pessoa só escolhe um e manda para o pretendente.

Em outras maneiras, o correio elegante pode ser apenas enviado para a pessoa e não ser lido para todos. Para isso, é necessário que alguém fique a cargo de entregar a carta ao “destinatário”.

Fogueira

Esse é um item que não tem condições de faltar em uma festa de São João! É claro que essa ideia deve ser posta em prática com muito cuidado e por adultos.

Normalmente, a Fogueira fica em local de destaque no arraiá. Além de animar a festa, ela é uma ótima ideia para aquecer no frio de junho, só não esqueça da Lenha.

Se para você a fogueira não bastar, pode encontrar outras peças bem quentinhas e combine com o arraiá lá na Shopee!

Brincadeiras e Quadrilha

O arraiá não é só característico pelas roupas e pelas comidas típicas de festa junina. Além delas, as brincadeiras dão o tom da festa!

Algumas, como o já citado correio elegante, podem ser feitas com bastante facilidade. Por exemplo, a cadeia, que é um espaço em que uma pessoa é “enviada” e fica “trancada” até ser liberada ao dar uma prenda, por exemplo.

Sem esquecer da quadrilha, que é a dança feita em roda e ordenada por um puxador que indica diversos movimentos.

A título de curiosidade, a dança é de origem francesa, daqueles bailes glamorosos que se costuma ver em filmes de época.

Fantasias

Por fim, as Fantasias que geralmente são compostas por camisas xadrez e calças jeans, sem falar do chapéu de palha e das maquiagens características de festa junina.

Aos mais elegantes, pode haver a possibilidade de usar paletós maiores que o modelo ideal e gravatas coloridas.

De toda forma, o importante nessa hora é respeitar o dress code da criatividade e da diversão!

Onde comprar tudo para fazer as comidas típicas de festa junina?

As tradicionais festas de São João que acontecem em Junho, originalmente eram celebrações ao dia do santo, comemorado no dia 24 de junho.

Hoje, é possível encontrar arraiás até mesmo em julho, as famosas festas julinas, que não perdem em nada na diversão e nas tradicionais comidas típicas de festa junina.

Para fazer tudo bem planejado e divertido, você deve preparar as comidas típicas de festa junina com antecedência e achar tudo mais barato para economizar sem perder de vista os enfeites tradicionais dessa época.

Na Shopee você encontra tudo o que precisa para o seu arraial ser completo. Aproveite nossas ofertas e cupons de descontos baixando o APP hoje mesmo, estamos te esperando. Boas festas e compras.

Leia também: Dicas de Churrasco: Melhores utensílios que você precisa ter em casa

Qual o cardápio de uma festa junina?

Comidas Típicas de Festa Junina.
Bolo de Milho. Esse bolo delicioso é feito com ingredientes simples e tem gostinho de arraial! ... .
Paçoca. Foto de divulgação. ... .
Espiga de Milho Verde. Para fazer milho cozido não tem muito segredo. ... .
Pinhão Cozido. O pinhão é um alimento bastante comum no sul do Brasil. ... .
Canjica. ... .
Pamonha. ... .
Curau. ... .
Quentão..

O que não pode faltar na festa junina de comida?

12 Comidas típicas para fazer em casa (ou comprar mesmo!).
Milho cozido..
Pipoca..
Salsichão..
Cuscuz..
Maçã do amor..
Cocada..
Paçoca..
Arroz doce..

Quais as comidas de festa junina do Nordeste?

Entre as comidas típicas São João nordestino, não deixe de saborear o tradicional bolo de milho verde, baba de moça, canjica, pamonha e o biscoito de polvilho, entre outros.

Que tipo de comida e bebida tem em festa junina?

8 receitas de comidas e bebidas típicas de Festa Junina.
Caldinho de feijão fácil. 1 pacote de 100 g de caldinho de feijão Caldo Bom. ... .
Cachorro-quente. 2 cebolas picadas. ... .
Canjica com leite condensado. ... .
Bolo de fubá fácil. ... .
Bolo flocão de liquidificador. ... .
Pé de moleque. ... .
Quentão de cachaça. ... .
Quentão de vinho (vinho quente).