Quais os tipos de destinação final de resíduos?

O gerenciamento de resíduos é um trabalho que abrange várias etapas que podem ser resumidas em três estágios: descarte, coleta e destinação final. No entanto, diferente das duas primeiras fases iniciais, esse último processo pode variar para disposição final. Por mais que possam parecer a mesma coisa, esses dois procedimentos se diferenciam bastante.

Leia também: Tratamento de efluentes industriais: quais são os procedimentos

Destinação e disposição final de resíduos: as diferenças segundo a legislação

Quais os tipos de destinação final de resíduos?

De acordo com o inciso VII do artigo 3 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a destinação final diz respeito “a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.”

Já a definição de disposição final ambiental adequada está no inciso seguinte, o VIII, em que consta a seguinte descrição: “distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.”

 Leia também: Conheça o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

Grupo Interação

O Grupo Interação está presente no mercado há 15 anos e oferece soluções ambientais integradas através de suas três empresas: Interação Ambiental, Interação Beneficiamento e Interação Resíduos. Temos como meta absoluta oferecer as melhores alternativas ambientais mediante aplicação de tecnologias e métodos inovadores.

Nosso programa de gerenciamento de resíduos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolvem as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, beneficiamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos, além dos controles, registros e emissão de relatórios sobre as atividades desempenhadas.

Além disso, contamos com mão de obra qualificada, maquinário específico, veículos adequados e, principalmente, capacitação e conhecimento para a execução integral do processo. Visite nosso site e conheça mais dos nossos serviços. Clique aqui.

É muito importante conhecer quais etapas serão aplicadas na  gestão de resíduos da sua empresa. Esse serviço passa por diversos procedimentos até chegar ao resultado, quando entender a diferença entre destinação e disposição final é fundamental.

Leia também: Veja como funciona o gerenciamento adequado de resíduos sólidos

Considerar o destino do seu resíduo após o processo produtivo é essencial, afinal, além de minimizar os impactos causados durante os procedimentos industriais, o processo comprova que sua empresa preocupa-se com as causas ambientais. 

Diferença entre destinação e disposição final

Quais os tipos de destinação final de resíduos?

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), existem a destinação final de resíduos e disposição. Entretanto, apesar de termos parecidos, os conceitos são diferentes.

A destinação de resíduos é voltada para a reutilização, compostagem, reciclagem, aproveitamento energético e entre outras destinações enquadradas nos órgãos ambientais. Já a disposição final  consiste na distribuição de rejeitos em aterros, sempre observando as regras específicas para evitar danos à saúde.

Leia também: Confira quais são os 15 objetivos da PNRS

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Quais os tipos de destinação?

Vejamos algumas formas para destinação dos resíduos:.
Compostagem. ... .
Co-processamento em fornos de cimento. ... .
Reciclagem. ... .
Incineração. ... .
Aterro comum ou lixão. ... .
Aterro controlado. ... .
Aterro Sanitário. ... .
Você já ouviu falar em Aterro Zero?.

Quais são as formas de destinação dos resíduos?

Você conhece as variadas formas de destinação do lixo que....
Os principais destinos do lixo no Brasil. Lixões. ... .
Aterros sanitários. ... .
Compostagem. ... .
Coleta seletiva e reciclagem. ... .
Incineração de lixo. ... .
Tratamentos especiais. ... .
Por Tíffany Tavares – Agência Alese de Notícias..

Qual é o destino final dos resíduos?

O aterro sanitário é o destino final dos resíduos sólidos coletados em cada cidade. Em geral, um aterro sanitário atende vários municípios. Com a maior parte das cidades brasileiras não possui um sistema de coleta seletiva, há muito lixo reciclável misturado aos resíduos que são levados para aterros sanitários.

O que é destinação final?

De acordo com o inciso VII do artigo 3 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a destinação final diz respeito “a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a ...