Nome dos dias da semana em inglês

Tempo de leitura: 2 minutos

Dias da semana by Jack Scholes

Nome dos dias da semana em inglês

FEIRA[Fair. Also used in the names of the days of the week.]

  • Segunda-feira
  • Monday
  • Terça-feira
  • Tuesday
  • Quarta-feira
  • Wednesday
  • Quinta-feira
  • Thursday
  • Sexta-feira
  • Friday

TIPS & NOTES

In English, the names of the days of the week come from planetary names or from Anglo-Saxon and Scandinavian deities:

  • Sunday – Day of the Sun.
  • Monday – Day of the Moon.
  • Tuesday – Day of Tiu.
  • Wednesday – Day of Woden.
  • Thursday – Day of Thor.
  • Friday – Day of Frigg.
  • Saturday – Day of Saturn.

In Portuguese, the word feira comes from the Latin ‘feria’ – ‘free day’. So we have the words férias and feriado for ‘holidays’.

In the third century AD, Constantine sanctified all the days of the week with the name – ‘feria’ – to signify a Christian feast day or religious festival. So the seven days became… ‘Prima feria, secunda feria, tertia feria, quarta feria, quinta feria, sexta feria’ and ‘septima feria’.

In the fourth century ‘prima feria’ became domingo – Lord’s Day (Sunday) and ‘septima feria’ became sábado – Sabbath (Saturday).

Portuguese is the only modern language that preserves this ecclesiastical style of naming weekdays.


Dias da semana

Assista ao vídeo “Dias da semana em inglês – Pegadinhas de pronúncia” e não caia nessas armadilhas na hora de falar os nomes dos dias da semana em inglês. Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Amplie seu vocabulário e seus conhecimentos gerais! Bons estudos!


Meses do ano

Assista ao vídeo “Meses do ano em inglês e as pronúncias de QUARTER, YEAR e EAR” e aperfeiçoe sua pronúncia de inglês. Para cada palavra estudada, selecionei três clipes com exemplos reais. O primeiro clipe está no inglês americano, o segundo no britânico e o terceiro no inglês australiano. Todos os exemplos têm legendas em inglês e em português também. Tenho certeza de que você vai gostar e vai aprender muito!


Cf. Meses do ano em inglês (com tradução)

Cf. Maiúsculas: as diferenças de uso em inglês e português

Cf. Feriados e datas comemorativas em inglês (com tradução)

Referência

Break the Branch? Quebrar o Galho – Common, Everyday Words and Phrases in Brazilian Portuguese, de Jack Scholes, Disal Editora, 2008. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro.

Hello, everybody!

Hoje, vamos falar de um assunto muito curioso, os dias da semana. Eu sei que você já deve conhecer os dias da semana em inglês, mas será que você sabe a origem dos nomes dos dias da semana? Se você não sabe a resposta, não deixe de ler o post de hoje!

A língua inglesa tem a sua origem nos povos germânicos, mas foi no Império Romano que a astrologia introduziu o uso popular da septimana (sete manhãs, em latim). Por volta do ano 200 d.C., os germânicos adotaram o mesmo sistema e adaptaram conforme a sua própria cultura e crença, homenageando os seus deuses.

Uma curiosidade, ao redor do mundo, os nomes dos dias da semana surgiram baseados em números e planetas, e, ao passar do tempo, os nomes foram alterados conforme a crença e religião ou por motivos seculares.

  • Antes de continuarmos, não esqueça de acompanhar a Newcastle Idiomas no Pinterest, temos vários Pins com dicas de inglês por lá.

Nome dos dias da semana em inglês

Mas afinal, quais foram os deuses escolhidos? Pequeno spoiler, um deles faz parte dos quadrinhos da Marvel Comics. Vamos descobrir abaixo!

Sunday (domingo)

O nome Sunday vem de Sunnandæg (inglês arcaico), e o significado é Dia do Sol (Day of the Sun) — Sun (sol) Day (dia) —, é muito comum a adoração aos deuses do Sol em diferentes mitologias, e esse nome é em homenagem à deusa da mitologia nórdica, Sól, ou Sigel, a deusa do Sol.

Monday (segunda-feira)

O nome Monday vem de Mōnandæg (inglês arcaico), e seguindo a mesma estrutura de Sunday, o seu significado é Dia da lua (Day of the Moon) Moon (lua) Day (dia) —, esse nome é em homenagem à Lua e sua personificação, deus Máni. Ele era irmão da deusa Sól, e enquanto uma ganhou o dia do sol, o outro ganhou o dia da lua.

Tuesday (terça-feira)

O nome Tuesday vem de Tiwesdæg (inglês arcaico), e o seu significado é Dia do Tiw (Tiw’s Day) —, o nome Tiw ainda pode ser encontrado como Tew, Týr, Tyr ou Tywar, ele era o deus da guerra e do combate na mitologia norueguesa e no paganismo germânico e precursor de Odin.

Obs: Você também encontrará versões da história com a estrutura Týr’s Day.

Wednesday (quarta-feira)

O nome Wednesday vem de Wōdnesdæg (inglês arcaico), e o seu significado é Dia de Woden (Woden’s Day) —, você já ouviu falar de Woden? Não? E de Odin, o  líder dos deuses nórdicos? Woden é uma variação do inglês antigo para o nome de Odin, o pai de todos. O nome Wednesday é uma homenagem a ele.

Nome dos dias da semana em inglês

ALERTA DE SPOILER! – Se você acompanha a série American Gods, na Prime Vídeo, já deve ter se perguntado o porquê do personagem vivido por Ian McShane (Odin) ser chamado de Mr. Wednesday, não é mesmo? Agora você já sabe ;D

Thursday (quinta-feira)

O nome Thursday vem de Þūnresdæg (inglês arcaico), e o seu significado é Dia do Punor, conhecido como Thor (no inglês moderno) esse recusa explicação, não é? O deus do trovão na mitologia norueguesa e no paganismo germânico, um dos mais famosos deuses nórdicos da atualidade e filho de Odin (Woden), o todo-poderoso.

Thursday é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, Dia de Júpter (Thor’s day).

Thor é muito conhecido atualmente por ser um dos membros dos Vingadores, da Marvel.

Nome dos dias da semana em inglês

Friday (sexta-feira)

O nome Friday vem de Frigedæg (inglês arcaico), e o seu significado é Dia de Frige (Freya’s Day) —, em homenagem a Freya, esposa de Odin, o todo-poderoso, e madrasta do deus do trovão, Thor, também deusa da fertilidade, da união, do amor e uma guerreira muito poderosa, que antes de se tornar esposa de Odin, era uma das Valquírias. Ela é associada a Vênus, deusa romana do amor, da beleza e da fertilidade.

Saturday (sábado)

Diferentemente dos outros dias da semana, que tem com base os deuses Nórdicos, o sábado tem origem em um deus Romano. A tradução Anglo-Saxã original de Saturday era Saeturnesdaeg, e o seu significado é Dia de Saturno (Saturn’s day) —, é o único dia da semana que manteve suas origens romanas, ele homenageia o deus Saturno.

Aposto que você não sabia desta curiosidade, não é mesmo? Se quiser saber mais curiosidades como essa, siga as nossas mídias sociais e não deixe de ler o nosso blog semanalmente!

Antes de ir, não deixe conferir o infográfico abaixo — disponível também no nosso perfil do Pinterest.

See ya!

Nome dos dias da semana em inglês

Se você está procurando uma escola de idiomas, com um ótimo custo beneficio e uma metodologia que permite que você estude inglês todos os dias.

A Newcastle é a escolha certa para você!

Nome dos dias da semana em inglês

Quais são os nomes de todos os dias da semana em inglês?

Os sete dias da semana em inglês são Monday (segunda-feira), Tuesday (terça-feira), Wednesday (quarta-feira), Thursday (quinta-feira), Friday (sexta-feira), Saturday (sábado), e Sunday (domingo).

Como é o nome da semana em inglês?

week s (plural: weeks) Eu tento ler um livro toda semana. I try to read a book every week.

Como se escreve os dias da semana em inglês abreviado?

Dias da semana em inglês.
Monday (Mon) – segunda-feira..
Tuesday (Tue) – terça-feira..
Wednesday (Wed) – quarta-feira..
Thursday (Thu) – quinta-feira..
Friday (Fri) – sexta-feira..
Saturday (Sat) – sábado..
Sunday (Sun) – domingo..

Porque domingo se chama Sunday?

Sunday (domingo) O nome Sunday vem de Sunnandæg (inglês arcaico), e o significado é Dia do Sol (Day of the Sun) — Sun (sol) Day (dia) —, é muito comum a adoração aos deuses do Sol em diferentes mitologias, e esse nome é em homenagem à deusa da mitologia nórdica, Sól, ou Sigel, a deusa do Sol.