Num dia frio é mais conveniente levar à mesa alimentos quentes em vasilhas de aço inox ou cerâmica

Use a internet
O portal Recicle Carbono tem uma calculadora que permite avaliar quanto CO2você gera com suas atividades do dia a dia. Acesse: http://www.reciclecarbono.com.br e clique em “calcule emissões”.
(acesso: fev. 2015).
Caso esse endereço tenha mudado, você pode acessar páginas similares buscando por calculadora de emissão de CO2.
Página 139

USE O QUE APRENDEU

ATIVIDADE

Responda no caderno.

1. Um corpo A está em equilíbrio térmico com um corpo B. Esse corpo B está em equilíbrio térmico com um corpo C. É correto afirmar que A está em equilíbrio térmico com C? Justifique.

2. O uso de agasalhos de lã é comum em regiões frias. Que propriedade da lã torna conveniente essa utilização?

3. A madeira é um bom isolante térmico. A serragem derivada da madeira é um isolante térmico ainda melhor. Explique por quê.

4. Para servir chá bem quente você pode optar por uma caneca de alumínio ou por uma xícara de porcelana.

a) Qual delas oferece maior risco de você queimar as mãos? Por quê?

b) Qual delas permite que o chá esfrie mais rápido? Por quê?

5. Num dia quente, para manter um refrigerante gelado por mais tempo você escolheria um copo de vidro ou de aço inox? Justifique.

6. Num dia frio é mais conveniente levar à mesa alimentos quentes em vasilhas de aço inox ou de cerâmica? Por quê?

7. Quando você se enrola em um cobertor, algum tempo depois se sente mais quente. No entanto, se você embrulhar um objeto num cobertor ele não fica mais quente. Proponha uma explicação para isso.

8. Um cozinheiro não muito experiente queimou a mão ao misturar uma sopa fervente com uma colher de metal. Após lhe ensinarem que deveria usar colher de madeira, ele voltou a queimar a mão, dessa vez por mantê-la por muito tempo uns 10 centímetros acima da sopa fervente.

a) Qual é o processo de troca de calor responsável pela queimadura provocada pela colher de metal?

b) Compare madeira e metal e explique por que a colher de madeira é mais indicada para misturar alimentos quentes.

c) Cite um processo de troca de calor responsável pela segunda queimadura.

9. Explique o princípio de funcionamento das chaminés, que permite a saída espontânea dos gases por ela.

10. Qual é o principal modo de transmissão de calor envolvido em cada uma das situações (A e B) desenhadas abaixo?

11. As paredes de uma geladeira têm um revestimento (entre o plástico interno e o metal externo) de um material chamado lã de vidro. Qual é a finalidade desse revestimento?

12. Observe a fotografia abaixo. Muitos chocolates são embrulhados em papel-alumínio, com o lado mais espelhado voltado para fora. Qual é a razão para isso?



Compartilhe com seus amigos:

A propagação do calor por condução nada mais é que o estado de agitação das moléculas dos corpos, em busca do equilíbrio térmico.

Isso porque o calor tende a se propagar de molécula para molécula, e esse fenômeno é característico dos sólidos, embora também ocorra com gases e líquidos, mas com menor intensidade.

O material onde o processo de condução é muito lento é chamado de mau condutor ou isolante.
Nas aulas de Física, quando discutido sobre propagação do calor por condução e isolamento térmico, na maioria das vezes nos lembramos da cozinha.

Ela está diretamente ligada ao estudo desse fenômeno. Muitas vezes nos perguntamos o motivo pelo qual a feijoada é servida em recipientes de cerâmica, porque o vidro não estoura quando levado ao forno convencional do fogão ou ao micro-ondas, o motivo pelo qual usamos panelas de alumínio como utensílio básico na cozinha.

Tais objetos são feitos de materiais que conduzem ou isolam suas temperaturas.

Quanto aos condutores, podemos classificar o alumínio, por exemplo. Essa classificação se dá pelo fato de o material ter uma maior rapidez no cozimento dos alimentos, ou seja, ele esquenta mais rápido que os demais materiais, e ao ser retirado do fogo, esfria na mesma rapidez com que esquentou, fato que acontece em razão da rápida troca de calor.

Já o vidro, mesmo sendo um mau condutor de calor, é capaz de suportar altas temperaturas sem ser danificado. O pirex, por exemplo, é um tipo de vidro delgado, e por isso sua dilatação é mais uniforme, evitando quebra e rachaduras ao ser levado ao fogo.

Agora o segredo da feijoada...

Então, a feijoada é servida em recipientes de cerâmica, pelo fato desse material conter um tipo de isolamento térmico, ou seja, ao receber a feijoada, a cerâmica entra em equilíbrio térmico com a temperatura do alimento e conserva por um período maior essa temperatura, o que não acontece se a feijoada for deixada na panela de alumínio, por exemplo.

Outros importantes isolantes térmicos usados não só na cozinha, mas em nosso cotidiano são: a borracha, o isopor e a lã; capazes de reter com maior precisão a troca de calor entre os corpos.

É a Lei de Fourier que rege de forma física a transmissão de calor por condução entre dois pontos separados por um determinado meio.

O fluxo de calor é a quantidade desse calor que atravessa o corpo num determinado intervalo de tempo, é representado pela equação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação