Garotas de programa em juazeiro do norte

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10 de março de 2021 - 17:41 #Casa da Mulher #Juazeiro do Norte #Sobral #SOP

Texto: Airton Lima

Garotas de programa em juazeiro do norte

A implantação das unidades da Casa da Mulher Cearense (CMC) de Sobral e Juazeiro do Norte está atravessando a etapa inicial de obras, sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Os dois equipamentos são vinculados à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e vão fortalecer o conjunto de ações do Governo do Estado na prevenção e combate à violência contra mulher no Interior.

“Esta é uma resposta do Governo do Ceará a esta dupla pandemia que nós temos vivenciado, além do coronavírus, as mulheres cearenses têm que lidar com agressores dentro de suas próprias casas. Enquanto gestora atuante nas políticas públicas para combater a violência doméstica, quero dizer a todas as mulheres cearenses que estamos de mãos dadas nesta luta contra todos os tipos de violência”, comemorou a secretária estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França .

Para a construção das CMCs estão sendo investidos aproximadamente R$ 7,4 milhões através do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III). Desse valor, 70% são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 30% provêm do Tesouro do Estado.

Enquanto a implantação de Juazeiro ocorre em terreno que pertenceu ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a CMC de Sobral está situada em área onde antigamente funcionava um Centro Socioeducativo. Ambas as unidades estão em fase inicial dos serviços de Engenharia, com escavação das fundações em andamento.

O modelo cearense das Casas é inspirado na Casa da Mulher Brasileira (CMB), iniciativa do Governo Federal surgida em 2015, mas segue um padrão estrutural próprio, mediante projeto desenvolvido pela SOP. As Casas funcionam como um centro de atendimento humanizado, multidisciplinar e especializado à mulher em situação de violência, reunindo em um só equipamento suporte jurídico, psicológico e socioassistencial às vítimas, com Delegacia, Juizado Especial, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outras estruturas.

“Adotamos o projeto federal da CMB como referência e adaptamos à realidade cearense, visando oferecer um espaço amplo e confortável para atender o público feminino. Temos que considerar todo o trauma que essas mulheres enfrentam, portanto um local adequado, onde elas se sintam seguras e bem acolhidas é fundamental”, explica a gerente de Projetos de Arquitetura da SOP, Ana Luiza.

Hoje o Ceará conta com uma CMB em Fortaleza, administrada pelo Governo do Estado através da SPS. Além da construção das CMCs de Sobral e Juazeiro, está prevista a implantação de mais uma unidade em Quixadá

REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1932

Tipo:  Dissertação
Título:  Mulher Soka em terras santas: a propagação do budismo em Aparecida do Norte e Juazeiro do Norte
Autor(es):  Santos, Maria de Lourdes dos
Primeiro Orientador: 
Resumo:  Essa pesquisa foi realizada com mulheres budistas de Juazeiro do Norte, CE, e Aparecida do Norte, SP, para conhecê-las e saber como as integrantes da Divisão Feminina da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional desenvolvem a prática budista nesses locais marcadamente cristãos. Em Juazeiro, o culto ao Padre Cícero move a cidade. Em Aparecida, o culto a Nossa Senhora Aparecida também mobiliza milhares de pessoas. Duas cidades tão parecidas, mas ao mesmo tempo tão diferentes na forma de manifestar a religiosidade uma popular, outra institucionaliza. Sendo assim, a BSGI em cada localidade também difere na forma de desenvolver suas atividades de proselitismo, o que resulta em uma forma singular da participação das mulheres, principalmente em Juazeiro, e no discurso de seus líderes. A distância geográfica de Juazeiro em relação a São Paulo, onde a sede da BSGI está instalada, e a pouca experiência de sua liderança, pareceu-nos ser o motivo de se desenvolver no distrito uma forma diferenciada de atender aos membros locais, muito diferente das demais localidades onde a BSGI está instalada. Ao mesmo tempo, essa forma poder ser um dos motivos da redução de adeptos apresentada pelo distrito nos últimos anos, associada à questão de relacionamento e afastamento de líderes centrais da Divisão Feminina da organização. Em Aparecida, o apoio de São José dos Campos e a maior experiência de prática das líderes da Divisão Feminina favorecem a existência de uma organização com maior identidade Soka. O sincretismo cristianismo-budismo nasceu no Japão, país em que a fidelidade religiosa não é fundamental. O budismo praticado no Brasil assume elementos do cristianismo. Mesmo sendo japonesa, a BSGI não permite o duplo pertencimento por questões doutrinárias. Apesar da exigência de fidelidade religiosa, nem sempre ela é possível, e o discurso difere muitas vezes da ação de muitas mulheres que se converteram ao budismo. Que tipo de conversão foi realizada, em que plano de consciência é um dos pontos que apresentamos. Como é muito difícil surgir no Brasil um budismo brasileiro , trazemos a proposta de um budismo de fronteira , espaço onde tudo pode acontecer. O espaço entre duas fronteiras fluidas, budismo e cristianismo, favorece o transitar por seus territórios delimitados por culturas e identidades. Por isso, quando uma fronteira se retrai, como está acontecendo com o catolicismo, outras se ampliam, como o pentecostalismo, e, nessa onda, muitas escolas budistas. Dentre elas, a BSGI está se desenvolvendo, mas os espaços religiosos sempre serão delimitados. Nesse universo vive a Divisão Feminina da BSGI. Para conseguir transitar, mesmo que indiretamente por essas fronteiras afinal, estão em um país com mais de 80% da população cristã , necessitam de estrutura social (dos companheiros budistas) e religiosa (dos líderes budistas). Faltando uma delas, não conseguem seguir praticando o budismo
Abstract:  This research focuses on Buddhist women ー members of the Brasil Soka Gakkai International (BSGI) who live in Juazeiro do Norte, Ceara, and also on those who live in Aparecida do Norte, Sao Paulo, in Brazil. The purpose was to find out how these women practices Buddhism within such Christianity-based societies. In Juazeiro city, cults are around Father Cicero. In Aparecida, Our Lady of Aparecida also attracts millions of people. Two cities which are so similiar, but, at the same time, so different when manifesting their religious ways one is popular; the other, institutionalized. Similarly, each local BSGI also differs in the way they develop their proselytist activities, which turns unique the participation by the women, and the organization s leaders speeches, especially in Juazeiro. The geographical distance between Juazeiro and Sao Paulo where the BSGI headquarters is located and also the little experience of the leadership in Juazeiro, based on this Buddhist organization s guidelines, seem to us the reasons for developing, in the district, a differentiated way of supporting the local members compared to the other BSGI local communities. At the same time, such differentiated way may be one of the causes for the decrease in the number of followers shown by the district in the last years, associated with the Womens Division s relationship problems and the abandonment of this faith by top leaders of such Division. In Aparecida, thanks to the support they receive and the more experienced leadership by the Womens Division of Sao Jose dos Campos, the Buddhist Aparecida women are favored with the existence of a stronger Soka Gakkai identity. The Christianity-Buddhism syncretism was born in Japan, country where the religious loyalty is not essential. The Buddhism as practiced in Brazil takes Christian elements. Although Japanese-based, the BSGI does not permit double belonging due to doctrinal reasons. Even though the religious loyalty is a requirement, it is not always possible, and the discourse differs a lot from the action of many women who were converted to Buddhism. The way they were converted their counsciouness level at conversion is one aspect that we present. As it is very difficult to create a Brazilian Buddhism , we propose a Buddhism of frontier , where everything may happen. The space between two fluid frontiers, Buddhism and Christianity, favors the transit through their domains, which are limited by cultures and identities. For this reason, when a frontier retreats, as it is happening with the Christianity s, others advance, as it is happening with the Pentecostalism s, and the same is happening with many other Buddhist schools. Among them, the BSGI is developing, but the religious spaces will always be limited. The BSGI Womens Division exists within this universe. In order to transit, even though indirectly, within these frontiers for they are in a country with an 80 per cent of Christian population , they need a social structure (provided by the Buddhist fellow members) and a religious one (provided by the Buddhist leaders). At the absence of one of them, these women will not be able to sustain their Buddhist practice
Palavras-chave:  Divisão feminina
BSGI
Mulheres
Soka Gakkai
Budismo
Womens division
BSGI
Women
Buddhism
CNPq:  CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma:  por
País:  BR
Editor:  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição:  PUC-SP
metadata.dc.publisher.department:  Ciências da Religião
metadata.dc.publisher.program:  Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação:  Santos, Maria de Lourdes dos. Mulher Soka em terras santas: a propagação do budismo em Aparecida do Norte e Juazeiro do Norte. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso:  Acesso Aberto
URI:  https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1932
Data do documento:  9-Set-2014
Aparece nas coleções: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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