O que a música 3 do plural quer dizer?

Um dos temas mais atuais da Geografia é o processo de Globalização. É um tema abrangente e complexo para se trabalhar em sala de aula. Entretanto, existem algumas formas de tentar aproximar essa temática ao cotidiano dos alunos e fazer com que eles compreendam esse conteúdo.

Um dos geógrafos mais importantes a tratar do tema foi Milton Santos. Em síntese, esse geógrafo afirma que a globalização tem 3 características básicas: a globalização como fábula, como perversidade, e por uma outra globalização. A primeira, como fábula, é a mais perceptível em nosso cotidiano, pois é a globalização que as empresas e os meios de comunicação fazem-nos ver.

Uma boa maneira de tentar elucidar essa problemática aos alunos é o uso de letras de música. Nesse caso, o uso da música 3ª do Plural, da banda Engenheiros do Hawaii. Ela ilustra bem as estratégias que as grandes corporações se utilizam para manter e controlar seus mercados e tornar a globalização, aos nossos olhos, uma fábula.

Para isso, é importante o professor distribuir a letra da música para cada aluno da turma e, em seguida, tocá-la.

Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Depois desse momento, é importante que o professor debata com os alunos qual o sentido da música em relação ao tema, verificando primeiramente a percepção deles.  Questione aos alunos se eles conseguiram visualizar a mensagem que a canção quer passar. Se for o caso, destaque determinados trechos.

Alguns trechos da letra são importantes, como a primeira estrofe da canção. Pergunte se eles entendem o ciclo vicioso do comércio que as grandes corporações impõem. Destaque a parte da música que diz: Eles querem te vender... eles querem te comprar... Querem te matar a sede, eles querer te sedar...  Indague aos alunos se tal frase faz sentido em suas vidas, destacando a ideia de que não há produtos para os consumidores, mas sim uma produção de consumidores para os produtos fabricados, característica esta intrínseca à globalização.

A música permite explorar várias características da globalização, como, por exemplo, a Indústria Cultural. Busque fazer isso ao máximo, destacando vários pontos.  Assim, ao final do conteúdo, o professor retoricamente poderá indagar aos alunos: Quem são eles? Quem eles pensam que são?


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

316 palavras 2 páginas

Vitor Barros

ANÁLISE DA MÚSICA “3ª DO PLURAL”
É preciso fazer inicialmente uma reflexão sobre o próprio título da música “3º do plural”, dos Engenheiros do Havaí, uma referência a terceira pessoa do plural na conjugação verbal na língua Portuguesa: “eles”. No decorrer na canção são destacadas várias vezes essa terceira pessoa, marcando uma ideia de indeterminismo, impessoalidade. No entanto, podemos compreender que este sujeito indeterminado se refere amplamente à classe dominante, a saber: empresas, governos, organizações internacionais, setores elitistas.
(...) “Querem te matar a sede, eles querer te sedar
Eles querem te vender, eles querem te comprar.” (...)
(...) “Quem são eles?
Quem eles pensam que são?” (...)
(...) “Eles querem te vender, eles querem te comprar
Querem te matar de rir, querem te fazer chorar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?” (...)
A partir de uma crítica aos interesses destes grupos dominantes, a canção elucida a sociedade do consumismo, visto que os produtos são desenvolvidos para encadear uma verdadeira rede de consumo, como fica evidente nos trechos a seguir:
(...) “Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné” (...).
Pode-se destacar também o papel da mídia nesse processo de consumismo, na medida em que cria, no sujeito, a necessidade de comprar determinado produto, que, na verdade não é imprescindível, gerando um certo tipo de comportamento, baseado na crença de que é preciso consumir para ter participação social. Assim na letra da música:
(...) “Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada” (...)
Na música, é possível ainda registrar que, as classes dominantes tem o interesse de tornar as pessoas alienadas


Relacionados

  • Análise de música

    617 palavras | 3 páginas

    Trabalho de História – Análise de música Análise Geral: Composta por Caetano Veloso em 1968, Alegria, Alegria é uma das grandes representantes do Tropicalismo. Contrastando com a Bossa Nova, o movimento, que tinha como ícones Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Nara Leão e Gal Costa, buscava a destruição de algumas estruturas de comportamentos fixadas até então, bem como a solidificação de uma música popular brasileira com maiores tendências internacionais. A Tropicália visou a….

  • analise da musica

    764 palavras | 4 páginas

    HYPERLINK "http://brasilverdadeparatodosja.blogspot.com/2012/06/analise-da-musica-o-bebado-e.html" Analise da música "O Bêbado e A Equilibrista" Cantada por Elis Regina: O “Bêbado e a Equilibrista” é uma das mais famosas músicas que berraram nos ouvidos da "covarde" ditadura. Teve um papel de emoção, mobilização, transformação e incentivo a uma nação reprimida. Gravada em 1979, esta música de João Bosco (melodia) e Aldir Blanc (letra), retrata uma época marcante da história do Brasil….

  • Análise de Música

    305 palavras | 2 páginas

    Análise de música 1. Dados sumários sobre o texto: a) Autor: ______________________________________ b) Título da obra: _______________________________ 2. Personagens a) Traços físicos e psicológicos dos principais personagens: Eduardo: Mônica: b) Qual das duas personagens mais lhe chamou a atenção? Por quê? 3. Enredo a) Faça um resumo da história (princípio – meio – fim) contendo as principais informações a respeito das personagens, do local e do tempo dos acontecimentos. b) Qual….

  • analise de musica

    528 palavras | 3 páginas

    Analise Musical Amiga da Minha Mulher Seu Jorge Ela é amiga da minha mulher Pois é, pois é Mas vive dando em cima de mim Enfim, enfim Ainda por cima é uma tremenda gata Pra piorar minha situação. Se fosse mulher feia tava tudo certo Mulher bonita mexe com meu coração Se fosse mulher feia tava tudo certo Mulher bonita mexe com meu coração Não pego, eu pego, não pego, eu pego, não pego não Não pego, eu pego, não pego, eu pego, não pego não Minha mulher me perguntou até Qual é….

  • Análise música

    1511 palavras | 7 páginas

    1 ANÁLISE A análise a seguir foi feita a partir da música “Tempo é Rei” de Mano Brown, com base nos textos “Martin Heidegger Seminários de Zollikon”, “O homem em crise e a psicoterapia fenomenológico-existencial de Ana Feijó”, “Época, vida e obras de Martin Heidegger de Rubem Cobra” e “Sobre a Necessidade de Morrer”. A música é o relato do cantor Mano Brown construído por suas próprias experiências; apresentando um cenário da forma que o fenômeno se apresenta a ele. No relato o Dasein é….

  • Analise de musica

    1343 palavras | 6 páginas

    LÍNGUA PORTUGUESA V ANÁLISE DA MÚSICA –“ÚLTIMO ROMANCE” DOS ELEMENTOS DE COESÃO E COERÊNCIA ÚLTIMO ROMANCE Rodrigo Amarante (Los Hermanos) 1. Eu encontrei-a quando não quis 2. Mais procurar o meu amor 3. E quanto levou foi pr'eu merecer 4. Antes um mês e eu já não sei 5. E até quem me vê lendo o jornal 6. Na fila do pão, sabe que eu te encontrei 7. E ninguém dirá que é tarde demais 8. Que é tão diferente assim 9. Do nosso amor a gente é que sabe….

  • Análise de uma música

    1403 palavras | 6 páginas

    CE 2013 DIREITO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE: Uma análise jurídica da música “Falcão”, do MV Bill, em relação a uma possível aplicação de medida sócio-educativa Francisco eldo Coelho de Castro 910093 Direito da Infância e da Juventude Prof. Tutora:Diane Espindola Freire Maia Novembro - 2013 Fortaleza - CE INTRODUÇÃO Ao longo da música “Falcão”, o intérprete MV Bill narra o dia-a-dia de um adolescente no “morro”. A música traz relato do crime de tráfico de drogas, e, em especial….

  • analise da música A de Ò

    341 palavras | 2 páginas

    Para se ter uma análise crítica do trecho da música A de Ó de Milton Nascimento, se faz necessário, uma busca pelo antecedente do negro, na África. O início da escravidão do povo africano, começa anos antes da descoberta do Brasil, mas seria também, pelas mãos dos portugueses que isso aconteceria. Segundo Cunha, precisamos dizer que todas as Igrejas Cristãs européias, participaram das agressões contra os povos africanos, depois da iniciativa da Igreja Católica. Também, que os motivos da igreja….

  • Análise Música

    1581 palavras | 7 páginas

    O tema escolhido para análise é “música”. O objetivo é ver como o tema é abordado por diferentes mídias tanto digitais quanto impressas, programas de rádio e de televisão também foram analisados. Além disso o tipo de fonte que são utilizadas para que a matéria fosse realizada, o público-alvo, o tamanho e também a sua importância para o leitor foram investigados. Folha de S.Paulo – ONLINE – DIA 13/02/2014 A matéria é simples, curta e de fácil entendimento. É uma notícia referente um show que….

  • Análise de música

    458 palavras | 2 páginas

    sobre tudo” (Raul Seixas). Relacione o trecho da musica a postura do professor (a) a fim de atender demandas atuais. 2) O novo educador é aquele que inova a educação como problematização. Explique à afirmativa, dando exemplo de uma prática problematizadora. 3) Diante de nossas discussões apresente alguns desafios enfrentados pelo (a) professor (a) na atualidade. Resposta Tendo em vista a análise realizada do trecho da música do cantor Raul Seixas, faz-se necessário uma reflexão….

Outros Trabalhos Populares

O que a música 3 do plural significa?

A canção faz uma crítica direta à publicidade e como somos levados por ela. A indústria cultural, impulsionada pelo capitalismo, está a todo momento levando-nos a consumir cada vez mais. Tudo o que aparece nos outdoors, televisões e revistas tornam-se ícones de bons produtos.

Que os dragões sejam Moinhos de Vento significado?

Os dois versos seguintes, tudo bem, até pode ser que os dragões sejam moinhos de vento, são uma citação de um trecho do livro de Miguel de Cervantes. Em uma das cenas mais famosas da história, o cavaleiro decadente tenta lutar com moinhos de vento, acreditando que eles são gigantes.