O que acontece com a imagem radiográfica se deixar 8 horas no fixador?

Dicas para a utilização de filmes para auto-radiografia

  • Manipulação e armazenamento de filmes para auto-radiografia
  • Procedimentos adequados de luz de segurança
  • Procedimentos de exposição recomendados
  • Processamento automatizado
  • Processamento manual

Manipulação e armazenamento de filmes para auto-radiografia Carestream

Os cuidados com a manipulação e o armazenamento do são extremamente importantes se você deseja obter resultados reproduzíveis e de alta qualidade. Você deve armazenar os pacotes fechados de filme em uma área adequadamente protegida da penetração de radiação, em temperaturas entre 10°C a 20°C e umidade relativa entre 30% e 50%.

Você deve armazenar os pacotes de filme verticalmente. Eles não devem ser empilhados porque a tensão física causada pelo peso ou pela pressão nas folhas do filme pode resultar em dobras, ondulações e atrito.

Não puxe o filme da caixa rapidamente nem manuseie-o de forma que possa causar descarga estática. Remova o filme para longe da amostra com cuidado após a exposição, para evitar artefatos estáticos que possam manchar as auto-radiografias expostas.

Procedimentos adequados de luz de segurança

Para obter auto-radiografias de alta qualidade, sua câmara escura deve estar bem protegida contra a penetração de luz por meio de frestas nas portas, nas paredes, no teto e nas janelas. Certifique-se de seguir as condições adequadas de luz de segurança.

A função da luz de segurança é fornecer iluminação suficiente em uma câmera escura e proteger o filme da exposição indesejada. A iluminação segura na câmara escura depende da:

  • Lâmpada adequada, da tensão da lâmpada e do tipo de filtro
  • Distância entre a luz de segurança e o material fotográfico

A palavra "seguro" é um termo relativo. A maioria dos materiais sensíveis se tornarão velados se você os expuser a uma luz de segurança por um longo período. Portanto, você sempre deve minimizar a exposição das auto-radiografias e dos filmes do microscópio de elétrons à iluminação da luz de segurança.

Autoradiografia filme deve ser manuseado em condições adequadas luz segura usando uma lâmpada de luz de segurança equipado com um filtro GBX Safelight-2 e 15 W bulbo fosco (luzes de segurança pode resultar em aumento da neblina fundo e / ou a exposição da imagem indesejada). A luz de segurança deve ser posicionado pelo menos, um de quatro pés do filme em todos os momentos. Minimizar o período de tempo que o filme é exposto a condições de luz de segurança.

Procedimentos de exposição recomendados para auto-radiografia

A exposição direta da amostra à emulsão fornecerá a melhor resolução da imagem. O uso de um écran de intensificação ou de fluorografia aumentará a sensibilidade mas diminuirá a resolução. Os écrans de intensificação tradicionais não são eficientes com H3, C14 ou S35, já que as emulsões desses isótopos não são suficientes para penetrar o filme e entrar em contato com o écran de intensificação. O écran de intensificação  BioMax TranScreen LE  é o único écran de intensificação disponível para uso com radioisótopos de energia média e baixa-como H3, C14 ou S35.

Processamento automatizado

Filme X-Ray processadores automáticos padrão usando RP X-OMAT Revelador e reforçador e RP X-OMAT Low Order Fixador e reforçador.

Processamento manual

Existem dois métodos diferentes para processar manualmente as auto-radiografias. A diferença é principalmente o volume de química usado e o método de transferência dos filmes entre as soluções. A química de processamento recomendada é a mesma para os dois métodos.

O método de tanque fundo normalmente inclui tanques de fixador e revelador de 19 litros e água. A água controla a temperatura do revelador e do fixador. O filme é movido de tanque em tanque manualmente, com o uso de ganchos de metal para filme.

O método de bandeja inclui pelo menos três bandejas de dois centímetros ou maiores do que a folha do filme a ser processado, além de uma quantidade adequada de água corrente para a lavagem. O filme é movido de bandeja em bandeja manualmente com o uso de pinças de impressão.

A utilização de químicos novos de processamento é essencial para a obtenção de auto-radiografias de alta qualidade. Reveladores e fixadores antigos afetarão de forma negativa a qualidade de imagem do filme processado, mesmo se não forem usados com frequência. É recomendável que os químicos do revelador e do fixador sejam substituídas mensalmente para garantir as melhores condições de processamento.

Etapa I: Revelar 

O revelador e o reforçador GBX é recomendado para a revelação de filmes para auto-radiografia Carestream. As folhas do filme no ganho de metal para filme devem ser deixadas no tanque do revelador por 5 minutos em temperatura de 20°C. Não agite o filme no revelador. A taxa de reforço de cada filme de 35 x 43 cm processado é de 60 mL do revelador e reforçador GBX. O revelador e reforçador GBX deve ser completamente substituído todos os meses por novos reveladores para garantir a exposição de alta qualidade do filme para auto-radiografia Carestream.

Etapa II: Lavar 

Remova o filme do revelador e coloque-o em água corrente. Lave com agitação contínua e moderada por 30 segundos. A temperatura recomendada para a lavagem é de 16°C a 24°C.

Etapa III: Fixar 

O reforçador e fixador GBX é recomendado para fixar os filmes para auto-radiografia Carestream. Remova a folha do filme do rinse e deixe-a no tanque do fixador por 5-10 minutos. A temperatura do fixador recomendada é de 16 a 24°C. É recomendada a agitação moderada do filme no fixador.

A taxa de reforço para cada folha de 35 x 43 cm do filme processado é de 75 ml do fixador e reforçador Carestream. O reforçador e fixador GBX deve ser completamente substituído todos os meses por fixadores novos para garantir a exposição de alta qualidade do filme para auto-radiografia Carestream.

Etapa IV: Lavar 

Remova o filme do fixador e coloque-o em um banho de água corrente durante 5-10 minutos. A água corrente deve estar entre 16-24°C com uma taxa de mudança de 8 volumes por hora.

Etapa V: Secar 

Remova o filme da água corrente e pendure-o com um pregador preso a um canto da folha do filme em uma área livre de poeira em temperatura ambiente até que o filme seque.

Quanto tempo radiografia no fixador?

O reforçador e fixador GBX é recomendado para fixar os filmes para auto-radiografia Carestream. Remova a folha do filme do rinse e deixe-a no tanque do fixador por 5-10 minutos. A temperatura do fixador recomendada é de 16 a 24°C.

O que acontece se deixar a radiografia muito tempo no revelador?

Acarreta imagem pouco densa, podendo ser decorrente de subexposição.

Quanto tempo a radiografia deve ficar no revelador?

O revelador radiográfico odontológico permite que a radiografia seja revelada em até 5 minutos, dependendo da temperatura do ambiente (quanto mais quente a temperatura, mais rapidamente será concluída).

Qual o problema de manter o filme radiográfico muito tempo na solução reveladora?

Isto elimina bolhas e faz com que o fixador novo entre em contato com a emulsão do filme. Se deixar o filme pouco tempo no fixador, na hora da pra ver a imagem, o problema vem depois. A radiografia mal fixada dá manchas marrons e pode não endurecer direito a gelatina. Pelo menos 5 minutos tem que ficar.