O que causa o aparecimento de baratas?

Ter controle sobre isso não é uma tarefa muito fácil. Mas, o uso de inseticidas pode te ajudar a manter, mesmo que apenas por um período, o ambiente livre das baratas. Mesmo assim, é necessário tomar muito cuidado, pois, além de transmitir doenças, elas se multiplicam muito rápido, podendo gerar uma infestação de baratas em casa.

As baratas domiciliares preferem sair dos seus esconderijos à noite, tanto em busca de alimentos como para acasalamento. Além disso, elas são onívoras, ou seja, consumem produtos de origem vegetal e animal, como: doces, comidas gordurosas, lixo e esgoto.

Uma das dificuldades de quem precisa utilizar uma fossa é, justamente, lidar com essa infestação de baratas em casa. Até porque, o uso de produtos químicos acaba matando a bactéria responsável pelo processo de “limpeza” da fossa, podendo trazer outras consequências e complicações.

Uma ótima opção para quem não deseja se deparar com uma infestação de baratas de baratas em casa e com qualquer dificuldade desse tipo é a fossa ecológica. Além de não precisar de limpeza, ela disponibiliza a reutilização de água tratada. Ou seja, mais economia e menos preocupação para você. Clique aqui e faça seu orçamento da Ecofossa.

Elas são uma das pragas mais abominadas mundo afora – com razão – já que elas carregam milhares de bactérias de um lugar para outro, causando contaminação por onde passam. Confira mais informações sobre os hábitos nada agradáveis das cascudas e descubra como eliminar baratas:

Modo de ataque

As baratas podem invadir sua casa ou empresa entrando livremente por aberturas como portas, janelas ou frestas, podem vir no meio de compras feitas em estabelecimentos com infestação e podem subir pela tubulação do esgoto e dos ralos. Como são sensíveis a qualquer movimento e são muito rápidas, elas se escondem em qualquer fresta ao perceber a presença de possíveis predadores, dificultando sua eliminação. Além disso, elas têm hábitos noturnos, o que dificulta identificar uma infestação ainda no início.

O que causa o aparecimento de baratas?

As baratas podem entrar por ralos e se esconder em qualquer fresta, dificultando a eliminação de infestações.

Com um paladar nada apurado – comem qualquer matéria orgânica – as baratas podem se instalar e sobreviver em qualquer lugar, incluindo locais sujos como esgotos e locais escuros ou locais quentes, como as cozinhas. Além disso, elas se reproduzem rapidamente, sendo que apenas um casal pode gerar cerca de 100 mil descendentes em um ano.
Além de toda essa destruição e contaminação cruzada, as baratas podem transmitir doenças por meio da mordida. Seus alvos normalmente estão dormindo.

Pontos fortes

As baratas são quase indestrutíveis. Todos os órgãos e funções vitais delas estão protegidas no tórax, onde fica a carapaça, parte mais resistente das baratas. Até a respiração das baratas ocorre na lateral do corpo, permitindo que sobrevivam sem cabeça. Elas também resistem sem se alimentar por dias, mesmo que isso seja quase impossível de acontecer. Imunidade genética: o uso de inseticidas pontuais e sem efetividade deixam as baratas mais resistentes a venenos. Um estudo comprovou que as baratas desenvolvem a imunidade a certos tipos de veneno e a transmitem geneticamente aos descendentes, criando super espécies.

Saiba mais: Indestrutíveis? Saiba por que acabar com baratas é tão difícil

Como identificar

O que causa o aparecimento de baratas?

Barata Periplaneta americana, com tonalidade marrom, cabeça amarelada e asas, origem do apelido “baratas voadoras”.

Com um exército de espécies de baratas por aí, as duas mais comuns no meio urbano – e que você precisa se preocupar mais – são a Periplaneta americana, também conhecida como “barata de esgoto”, e a Blatella Germânica (conhecidas também como “francesinhas” ou “alemãs”). As baratas americanas, como seu apelido nada lisonjeiro sugere, habitam galerias de esgoto, lixo e caixas de gorduras (imagine a quantidade de contaminação que elas levam para sua casa!). Você, com certeza, já viu elas circulando por aí, pois são grandes, marrons e têm asas – o que faz com que sejam conhecidas também como “baratas voadoras”. Já as germânicas preferem locais quentes e úmidos, tornando sua cozinha, restaurantes, locais de produção de alimentos e até banheiros locais perfeitos para se instalarem. Elas têm uma coloração mais clara e se adaptam muito bem aos intempéries, dificultando sua eliminação. Normalmente, as baratas preferem circular a noite, então é neste momento que é mais comum perceber se elas estão infestando a sua casa. Se você se deparar com baratas durante o dia, não pense duas vezes antes de chamar a Imunizadora, pois isso é sinal de que a infestação está muito avançada e elas estão precisando sair durante o dia para procurar alimento.

Como eliminar as baratas?

O que causa o aparecimento de baratas?

Aplicação de tratamento em gel contra baratas por técnico da Desinservice: segurança e efetividade no controle de insetos.

Para eliminar insetos tão resistentes e perigosos, a solução correta é a desinsetização realizada por uma empresa qualificada, com a utilização de produtos controlados e específicos para a eliminação desta praga, que também garantem a sua segurança e de sua família ou colaboradores. Existem métodos seguros e eficazes para prevenir e eliminar infestações, inclusive sem ter que desocupar o local para aplicação. Existem alguns cuidados que você pode aplicar junto com a desinsetização:

  • manter o local limpo e sem cheiro de alimentos;
  • as lixeiras devem ser tampadas;
  • instalar telas em janelas, portas, ralos, exaustores e ventilação para evitar o acesso;
  • manter alimentos em recipientes fechados.

Saiba mais: Como funciona a dedetização de baratas

Se você ainda tem dúvidas sobre como eliminar baratas ou enfrenta problemas com esses insetos, entre em contato conosco. O controle de pragas da Desinservice é eficaz e não agride o meio ambiente. Consulte-nos! WhatsApp: (55) 99905.3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

O que causa o aparecimento de baratas?

Diretor da Desinservice, uma das empresas de maior referência no segmento de Saúde Ambiental no Brasil. Apaixonado pelo tema desde berço, é especialista nos serviços de saúde ambiental, com qualificação no Brasil e em países como EUA, Portugal e Índia. Já foi considerado Personalidade do Ano pelo seu empreendedorismo inspiracional.

O que significa quando aparece muitas baratas?

A presença de baratas em casa pode sim ser associada ao acúmulo de sujeira e falta de limpeza, principalmente em relação à louça e ao lixo parados por muito tempo na cozinha ou no banheiro.

O que mais atrai baratas?

7 práticas que atraem baratas e outras pragas.
Deixar louça suja na pia. ... .
Armazenar recipientes de alimentos abertos ou embalagens de alimentos originais. ... .
Não consertar os canos de água com ruturas. ... .
Manter a sua edificação muito quente. ... .
Guardar produtos de papel. ... .
Ignorar derrames e migalhas..

Por que as baratas aparecem à noite?

As baratas têm hábitos noturnos, pois é neste período que saem em busca de parceiros para se reproduzirem. Durante o dia, elas ficam escondidas e descansando! Acabe com a moleza delas!

O que é bom para afastar as baratas?

5 receitas caseiras que podem eliminar as baratas.
Folha de louro. Espalhe folhas de louro nos lugares onde elas aparecem – nos armários da cozinha, por exemplo. ... .
Eucalipto e alecrim. ... .
Solução de água e sabão. ... .
Álcool em gel. ... .
Bicarbonato..