O que comer na semana da Páscoa?

Diversos países estão, assim como o Brasil, celebrando a Páscoa nessa época do ano. São diferentes os significados míticos e religiosos que envolvem a data em cada nação e com eles, também variam as tradições e restrições para a comemoração. “Por ser uma data ligada à ideia de renovação da natureza e de vida nova, a celebração da Páscoa é fundamentada na comida”, conta Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi.

Reza a lenda que, originalmente, egípcios, gregos e romanos tinham a Páscoa como a festa de passagem do inverno para a primavera que trazia com ela o bom tempo, a abundância das colheitas e a fartura à mesa. Já para os judeus o Pessach, que significa passagem, simboliza a fuga do Egito em busca da terra prometida, em busca da liberdade.

Com o surgimento do cristianismo, algumas nações acabaram incorporando elementos da tanto da tradição pré-cristã, quanto do judaísmo. “A ideia da passagem continua, só que desta vez associada a Cristo que vai de humano à divindade”, explica Maranhão. E todas as mudanças impactaram nos hábitos alimentares.

Tradições à mesa

Originalmente, come-se peixe durante a semana que antecede a Páscoa em sinal de sacrifício. Já no domingo, é mais comum o consumo de carne de porco. “Mais recentemente, em países como Brasil e Portugal, começou-se a comer peixe também no domingo. O consumo de bacalhau é uma atualização”, diz. O uso do peixe se tornou muito comum por seu sabor marcante. “Com um pedaço pequeno é possível fazer uma refeição farta usando outros produtos mais baratos, como batata e couve”, anota Maranhão.

Entre os europeus, árabes e judeus, há o costume de comer cordeiro no domingo de Páscoa. “Esse hábito é carregado de referências cristãs. O cordeiro simboliza o próprio Cristo e também os sacrifícios que eram feitos com o animal”, explica Sandro Dias, professor de história da gastronomia do Centro Universitário Senac  - Campus Águas de São Pedro.

O ovo de Páscoa, presente nas comemorações em diversos países, remete à fartura e à prosperidade, à vida que se renova. “Desde o século 18 na França, há uma tradição de limpar o conteúdo dos ovos de galinha e recheá-los com chocolate”, diz o professor. “O coelho, que também remete à fertilidade, acabou virando símbolo de abundância na Páscoa”, acrescenta.

Confira a seguir os principais alimentos servidos na Páscoa em diferentes países:

Alemanha

Na Alemanha a Páscoa coincide com a chegada da estação das flores. A palavra “ostern” (páscoa, em alemão) vem de “ostara”, deusa germânica da primavera. Além de ovos de chocolate, os alemães celebram a data com ovos de galinha, que representam a renovação. Eles são cozidos e depois pintados à mão pelas crianças. No domingo de Páscoa as estrelas são as osterzopf, roscas que podem ser servidas com ovos cozidos, e a osterlamm, uma massa em forma de cordeirinho.

Colômbia

Na Colômbia, há uma forte tradição católica e o jejum é respeitado. A principal diferença em relação ao Brasil, segundo o chef Dagoberto Torres, do restaurante Suri, de São Paulo, é que os colombianos não interpretam a Páscoa como uma ocasião para reunir a família e celebrar em casa, e sim para ir à igreja e participar de cerimônias religiosas. No lugar do bacalhau, peixes como o pintado fazem às vezes de prato principal. “Ele é cozido com tomates, cebolas e finalizado com leite fresco”, diz o chef. “No café da manhã é comum tomar um caldo feito com a cabeça do peixe, que os colombianos acreditam trazer mais energia para o dia.”

Itália 

Os italianos deixam de comer carne durante toda a quaresma, que começa depois do carnaval e vai até domingo de Páscoa. Eles não têm o hábito de comer bacalhau na Sexta-Feira Santa. Neste dia, o prato principal é peixe ou a torta pascalina, feita no forno com alcachofras (muitos usam espinafre ou escarola), arroz e ovos. O restauranteur Giancarlo Bolla, falecido em 2014, afirmava que no país a tradição era ter sempre no almoço de domingo, o cordeiro. O prato teria a ver com a história do agnus dei, ou 'cordeiro de deus' –, costume herdado da Páscoa judaica que simboliza a ressurreição. Além dos ovos de chocolate, outro doce tradicional no país é a colomba pascal, feita com uma massa parecida com o panetone, e que leva frutas, nozes e amêndoas.
$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/ovos-1394813442340.vm$escape.getQ())

França 

Assim como na Itália, o costume de comer cordeiro no domingo de Páscoa é bastante comum na França. Há também o gateau de paques, um bolo assado em forma de cordeiro, que também simboliza Jesus. No entanto, o chef Emmanuel Bassoleil, do Skye, de São Paulo, diz que não há um prato típico para a data. “Entre os franceses, a Páscoa é uma comemoração mais focada na família”, afirma. “No domingo de Páscoa, as pessoas cozinham ovos, pintam suas cascas e os escondem no jardim, como se o coelhinho tivesse passado. E as crianças ganham muitos chocolates.”

Líbano 

Não há celebração de Páscoa no Líbano sem o maamoul, um bolinho feito com massa de semolina, água de rosas e de flor de laranjeira que pode ser recheado com nozes, pistache ou tâmaras. “As donas de casa preparam e dão de presente nesta época do ano”, diz Helen Edde, uma das sócias do restaurante Balila, de São Paulo. O formato do doce, semelhante a uma esponja, representa a esponja com vinagre entregue a Jesus durante a crucificação. A parte de fora, sem açúcar, representa a morte de Cristo. Já o recheio, que é doce, remete à ressurreição. Os maamouls são preparados na Sexta-Feira Santa, assados no sábado e saboreados no domingo, dia em que se prepara também um carneiro, assado por sete horas.

Peru 

Os peruanos seguem a tradição católica que veio com os espanhóis e costumam comer bacalhau –servido desfiado, com grão de bico– ou o pescado sudado, peixe de água salgada feito no vapor. Os frutos do mar também têm destaque na mesa durante a Páscoa. “É comum preparar pratos como arroz com mariscos, ceviche e caldeirada”, conta a peruana Veronica Goyzueta, vice-presidente da associação dos correspondentes estrangeiros no Brasil e proprietária do Tubaína Bar, em São Paulo. “A sobremesa pode ser um suspiro limeño –doce de leite com merengue por cima e um toque de vinho do porto polvilhado com canela em pó – ou um mingau feito com milho roxo conhecido no Peru como mazamorra morada.”

México 

“No México a família se reúne ao redor da mesa e o menu é festivo, mas não temos pratos especiais, até porque as comidinhas mais provocadoras surgem numa data improvável que é na quinta anterior, quinta de luto”, conta a chef mexicana Lourdes Hernández-Fuentes. Neste dia manda a tradição que se visite sete igrejas, a chamada “visita das sete casas”. “Vendedores de comidas fazem uma feira oferecendo milho assado, gorditas [bolinhos] de milho embrulhadas em papel de seda colorido, pamonhas sem carne, tacos, peixes feitos no carvão... É uma noite entre o luto ancestral e os cheiros que falam de vida, muita vida.”

Portugal 

O bacalhau é a estrela da cozinha portuguesa não só na Páscoa, mas o ano inteiro. “É um produto tão versátil que permite inúmeras receitas”, diz Vítor Sobral, chef do Tasca da Esquina, de São Paulo, e autor do livro “As Minhas Receitas de Bacalhau: 500 Receitas” (Senac). “Durante a Semana Santa geralmente não comemos carne, mas quem não liga para a tradição religiosa costuma preparar assados como o folar, um tipo de empadão recheado de frango. As amêndoas de páscoa, cobertas com açúcar ou chocolate, são consumidas na ocasião”, conta Sobral.

Qual o cardápio para Páscoa?

Cardápio completo para o almoço de Páscoa.
1) Isca de peixe com molho três queijos..
2) Maionese na cestinha de parmesão..
3) Salpicão com atum..
4) Arroz de bacalhau com lentilha..
5) Salmão com crosta crocante e molho agridoce..
6) Lasanha de berinjela com bacalhau..
7) Ovo de Páscoa de travessa..
9) Ovo de Páscoa crocante..

O que não se deve comer na Semana Santa?

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

O que comer no domingo de Páscoa?

Sem regras, a ceia do almoço de domingo de Páscoa pode ser composta com carne vermelha, massas, peixes, doces, e muito mais. No entanto, o bacalhau e a carne de cordeiro são mais tradicionais.

O que fazer de almoço na Quarta

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.