O que deve ser avaliado pelo socorrista Como primeira ação na presença de uma vítima que não apresenta comunicação?

A primeira prioridade durante uma emergência médica é salvar vidas. Uma pessoa inconsciente e não responsiva pode estar perto da morte, e os socorristas devem avaliar a situação e começar o tratamento conforme necessário para restabelecer e manter as vias respiratórias (A, do inglês airway), respiração (B, do inglês breathing) e circulação (C, circulation), o ABC da vida. Um problema que ocorra em qualquer um desses sistemas pode ser fatal, se não for corrigido rapidamente. As vias respiratórias, que são a passagem através da qual o ar circula até aos pulmões, podem ficar obstruídas (por exemplo, por engasgo ou aspiração de um pedaço de comida). Muitos distúrbios, como enfisema Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) A doença pulmonar obstrutiva crônica é o estreitamento (bloqueio ou obstrução) persistente das vias aéreas, que ocorre com enfisema, bronquite obstrutiva crônica ou ambos os distúrbios. O tabagismo... leia mais

O que deve ser avaliado pelo socorrista Como primeira ação na presença de uma vítima que não apresenta comunicação?
e asma Asma A asma é um quadro clínico em que as vias aéreas se estreitam, geralmente de forma reversível, em resposta a certos estímulos. Tosse, sibilos e falta de ar que ocorrem em resposta a desencadeadores... leia mais
O que deve ser avaliado pelo socorrista Como primeira ação na presença de uma vítima que não apresenta comunicação?
podem dificultar a respiração. A circulação do sangue, que depende do bombeamento e batimento do músculo cardíaco, pode parar durante a parada cardíaca Parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar A parada cardíaca ocorre quando o coração deixa de bombear sangue e oxigênio para o cérebro e para outros órgãos e tecidos. Às vezes, uma pessoa pode ser reanimada após a parada cardíaca, especialmente... leia mais
O que deve ser avaliado pelo socorrista Como primeira ação na presença de uma vítima que não apresenta comunicação?
. Conforme necessário, os socorristas devem iniciar imediatamente

A próxima prioridade é obter assistência médica, contatando os cuidados médicos de emergência. Os cuidados médicos de emergência podem ser acessados ligando-se para o número de emergência local. A pessoa que faz o telefonema deve fornecer rapidamente ao interlocutor uma descrição completa do estado da pessoa em questão e relatar como ocorreu a lesão ou a doença. Não deve desligar o telefone até lhe serem dadas as indicações de como proceder. Se vários (socorristas) leigos estiverem presentes, um deve chamar socorro enquanto os outros iniciam a avaliação e os primeiros socorros.

Depois de ligar para o serviço de emergência local, os socorristas, se necessário, também podem administrar:

Caso se tratem de muitas pessoas lesionadas, a que apresentar ferimentos mais sérios deve ser tratada em primeiro lugar. A avaliação deve durar menos de um minuto para cada pessoa lesionada. Em cada caso, o socorrista deve avaliar se a situação é

  • de risco à vida

  • urgente, mas não de risco à vida

  • não urgente

Pode ser difícil determinar qual necessita um tratamento mais urgente: uma pessoa que grita de dor pode ter uma lesão menos séria do que outra que não consegue respirar ou que esteja em coma, estando, portanto, sem sinais. A dificuldade respiratória e o sangramento abundante representam riscos de vida, mas uma mão ou pé fraturado pode quase sempre esperar tratamento, independentemente da dor.

Quando houver muitas pessoas com lesões sérias e os recursos forem limitados, os socorristas podem precisar fornecer tratamento somente às pessoas que considerarem ter uma possibilidade de sobrevida.

Quando as pessoas lesionadas não forem capazes de fornecer informações médicas por estarem confusas, inconscientes ou devido à gravidade de sua condição, a informação deve ser obtida por outros meios. Por exemplo, se ao lado de uma pessoa inconsciente estiver um frasco vazio de comprimidos, a embalagem deve ser entregue ao pessoal da emergência. A descrição de como alguém sofreu a lesão e a informação de testemunhas, familiares ou socorristas pode ser fundamental para se estabelecer o tratamento.

As pessoas que não precisam de tratamento urgente são tranquilizadas e recebem medidas simples, como ser coberto com uma manta e mantido calmo e aquecido, enquanto esperam para ser tratadas.

Em caso de contaminação, deve-se lavar as mãos, incluindo a área sob as unhas, com vigor o mais depressa possível, com água e sabão ou com uma solução suave de água sanitária (cerca de 15 mililitros de água sanitária por cada litro de água). Se nenhuma das soluções estiver disponível, pode ser usado um produto de higiene das mãos à base de álcool.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

O que deve ser avaliado pelo socorrista Como primeira ação na presença de uma vítima que não apresenta comunicação?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

O que deve ser avaliado pelo socorrista Como primeira ação na presença de uma vítima que não apresenta comunicação?

Qual deve ser a primeira ação do socorrista?

Com isso, a primeira regra do socorrista deve ser avaliar a situação, reconhecendo tanto o quadro da vítima e a técnica necessária no momento, como verificar se o ambiente é seguro para ambos, podendo dar início ao socorro. Essa avaliação inicial vale para todos os casos de primeiros socorros.

O que deve se verificar em primeiro lugar ao analisar as condições de uma vítima?

Ao deparar-se com uma situação de acidente de trânsito, caso esteja em condições físicas que lhe possibilitem agir para solucionar a situação, o condutor deve, em primeiro lugar, verificar se há pessoas feridas.

O que o socorrista deve avaliar no exame primário ao prestar os primeiros socorros a uma vítima *?

Avaliar os 4 sinais vitais: pulso. respiração. pressão arterial (PA), quando possível..
se a vítima está consciente;.
se a vítima está respirando;.
se as vias aéreas estão desobstruídas;.
se a vítima apresenta pulso..

Como deve ser a avaliação da vítima?

Devemos observar se a vítima está consciente ou inconsciente, caso esteja inconsciente, verifique se sua circulação sanguínea está acontecendo, faça isto apalpando a veia carótida que fica no pescoço e se a vítima está respirando, observe a inspiração e expiração que normalmente podemos perceber com o movimento do ...