O que é a missão de uma empresa?

Índice

  • A missão na estratégia da empresa
  • Exemplos de missão em empresas reconhecidas

A missão de uma empresa é a razão pela qual esta empresa existe, a sua razão de ser. Indica a atividade desenvolvida pela empresa. Geralmente está incorporado em uma declaração escrita (uma frase ou um parágrafo) que reflete a razão de ser da empresa.

A missão é a resposta que a empresa dá quando se pergunta: Quem somos? e que fazemos? Deve diferenciar a empresa da concorrência e mostrar seu valor e sua atuação diferenciada no mercado.

Pode incluir uma descrição dos produtos / serviços da empresa, mercados, cultura corporativa e objetivos financeiros.

Por que isso existe. Deve ser uma frase inspiradora que fala do objetivo final de suas atividades. Como o mundo melhora graças às atividades da empresa. Proporciona à empresa e aos seus associados uma referência válida quanto à sua própria identidade.

A missão na estratégia da empresa

Serve como elemento de identificação com a filosofia da empresa. A missão tende a ser estável ao longo do tempo, embora possa evoluir dependendo do ambiente. Deve ser definido pelos proprietários da empresa, de forma clara e simples para que seja facilmente interpretado por todos os membros da organização.

O que é a missão de uma empresa?

O conceito de missão está inserido na estratégia empresarial, ramo da economia que estuda a ligação entre a gestão estratégica e os resultados empresariais. Também está intimamente relacionado ao conceito de visão e valores de negócios.

Missão, visão e valores de uma empresa

Exemplos de missão em empresas reconhecidas

Vejamos alguns exemplos de algumas empresas conhecidas:

Disney:

"Criamos felicidade ao oferecer o melhor entretenimento para pessoas de todas as idades em todas as partes do mundo"

Coca:

Ele define o objetivo de longo prazo da Coca-Cola como empresa e é o critério de ponderação para as ações e decisões que tomamos para atingir três objetivos fundamentais:
• Atualize o mundo
• Inspire momentos de otimismo e felicidade
• Crie valor e faça a diferença

Microsoft:

Na Microsoft, nossa missão é permitir que indivíduos e empresas em todo o mundo realizem todo o seu potencial. Consideramos nossa missão um compromisso com nossos clientes. Cumprimos esse compromisso de nos esforçarmos para criar tecnologia que seja acessível a todas as pessoas de todas as idades e habilidades. A Microsoft é uma das líderes do setor em inovação de acessibilidade e na criação de produtos mais seguros e fáceis de usar.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Tempo de Leitura: 7 minutos

Missão, Visão e Valores

É comum observarmos companhias tratando suas declarações da missão, visão e valores como meras frases decorativas nas paredes de entrada da empresa, perdendo totalmente seu objetivo e força entre os colaboradores. Mas neste texto iremos mostrar o quão importante são e a força que existe em apenas três palavras.

E teremos também alguns exemplos inspiradores!

Mas pra que serve Missão, Visão e Valores?

Imagine-se numa situação de te oferecerem uma viagem, porém sem informações de destino, meio de transporte, condições que ocorrerá e tempo de duração. Ou mesmo uma situação na qual você é solicitado a realizar uma atividade, mas sem saber e entender o motivo dela, seu objetivo e qual será o resultado disto.

E muitas empresas agem desta forma. Líderes, gestores e colaboradores não têm definido qual é o propósito da companhia existir, onde pretendem chegar e quando, dificultando e ofuscando todo seu trajeto de crescimento.

Portanto, a missão, a visão e os valores da empresa são definições poderosas para que as empresas consigam planejar negócios diferenciados, de destaque, engajando os colaboradores que se identificaram com estas descrições a ponto de se orgulharem de onde estão.

A definição do trio é realizada desde o nascimento e início da empresa, devendo ser revisada e validada durante toda sua existência.

Vamos às definições de Missão, Visão e Valores!

MISSÃO

O que é a missão de uma empresa?

É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. ela costuma a ser bastante inspiradora e também com a possibilidade de mudança ao longo do tempo e amadurecimento da empresa.

Exemplo: Veja como exemplo a missão da Templum

“Existimos para fortalecer empresas”.

VISÃO

O que é a missão de uma empresa?

Visão pode ser entendido como o destino final em que se quer chegar. É a revelação do que se espera para a empresa. Podemos dizer que é um sonho com data para acontecer. O que esperamos que aconteça com a nossa empresa nos próximos 05 ou 10 anos? É o caminho que irá nortear as ações estratégicas da empresa no período indicado, é a indicação do caminho desejado para ser percorrido.

Exemplo: nossa visão é

“Ser a melhor empresa de consultoria do Brasil”

VALORES:

O que é a missão de uma empresa?

Da mesma forma que, para vivermos em sociedade existem alguns valores estabelecidos, uma empresa também precisa ter os seus. Ela deve se basear em valores coerentes com as necessidades de seus clientes, de seus colaboradores, ou seja, de suas partes interessadas.

Portanto, valores são convicções claras e fundamentais que a organização defende e adota como guia para a gestão do seu negócio (crenças, posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante). Os valores são tudo o que é inegociável na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer ali dentro.

Ou seja, são as regras de conduta a serem seguidas pela organização no cumprimento de sua missão, devendo ser explícitos, éticos e compartilhados por todos os seus membros.

Exemplo: Como exemplo, veja os valores da Templum neste vídeo e organograma!

O que é a missão de uma empresa?

Agora, por onde começar a construir Missão, Visão e Valores?

Definindo a missão da empresa

Primeiramente, é necessário que a empresa tenha a clareza do motivo de sua existência. Por que ela existe? Qual o benefício que ela traz aos seus clientes? Ou seja, a empresa nasceu com um propósito, criando um valor a partir de seu modelo de negócio e possui uma missão a cumprir.

Se ela não souber estas informações, será difícil (ou mesmo impossível) definir uma estratégia de crescimento, pois não terá objetivos claros e, consequentemente, não conseguirá escolher com clareza seus indicadores e metas.

Em outras palavras, a missão está diretamente ligada às metas (aonde se quer chegar) e aos motivos para os quais foi criada. Na hora de elaborá-la, tenha em mente as seguintes questões:

  • O que a empresa deve fazer?
  • Para quem deve fazer?
  • Por que deve fazer?
  • Como deve fazer?
  • Onde deve fazer?
  • Qual é a responsabilidade social?

Uma boa dica para definir a missão é a partir do entendimento de que a empresa não apenas produz um produto ou presta um serviço, mas sim que ela entrega um benefício ao seu público-alvo. É importante pensar numa missão inspiradora, que irá engajar seus colaboradores e parceiros, incentivando-os a dar o seu melhor, com o engajamento de sempre querer entregar mais e melhor.

Tente definir um texto para a missão não muito longo, utilize palavras simples e claras. Desta forma, será bem entendida, absorvida e transmitida entre a equipe. Tornando-se uma crença para a empresa!

Definindo a visão da empresa

Ao finalizar a missão, é importante que a empresa tenha em vista quais são seus objetivos a longo prazo, ou seja, para os próximos anos. Qual é a visão de futuro dela? E ao se falar de objetivos, automaticamente pensamos em indicadores e metas, pois desta forma é possível mensurar o quão próximo e no caminho ela se encontra.

Você sabia que a ISO 9001 trata exatamente disto? Visão estratégica da empresa, definição de seus processos, objetivos e metas e muito mais para que ela trilhe seu caminho correto.

[Post] ISO 9001: Saiba tudo sobre a ISO 9001

O que é a missão de uma empresa?

Definindo os valores

Este é o momento de pensar em quais são os princípios da empresa. Se ela fosse uma pessoa, por quais ações, forma de agir, atitudes ela deveria ser lembrada? Pense que o valor de uma empresa é uma impressão muito forte que fica ao público-alvo, por isso a importância de se deixar bem claro os bons valores que ela possui.

Veja mais alguns exemplos de valores:

  • Integridade e honestidade
  • Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia
  • Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento
  • Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final
  • Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal
  • Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores

Porém, não são todas as empresas que chegam a elaborar uma lista completa de seus valores, orientando o comportamento da organização, entretanto, deixam claro este ponto em seus processos seletivos, processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com suas partes interessadas.

Por isto, vamos fornecer uma seleção de missão e visão de grandes empresas e, quanto aos valores, tenho certeza que as dicas daqui junto com o que sua empresa preza, nascerá naturalmente esta definição.

Para inspirar sua Missão, Visão e Valores

O que é a missão de uma empresa?

Empresas de grande impacto positivo, possuem grandes propósitos. Por isso, selecionamos alguns exemplos para servirem de inspiração para a elaboração deste trio! Analise cada uma e reflita o que poderá ser aprendido.

Por exemplo, os fundadores do Google não se viam como apenas uma ferramenta de busca, mas sim na missão de organizar a informação do mundo, tornando-a acessível e útil para todos.

Além disso, outro grande exemplo é como Luiz Seabra, fundador da Natura, via sua empresa desde o início. Não considerava apenas uma empresa de cosméticos, mas sim uma companhia que ajuda a aumentar a autoestima das pessoas. Um tempo depois, alterou levemente esta palavra (autoestima) para bem-estar e estar bem das pessoas, entretanto, seu propósito inicial se manteve o mesmo!

Algumas dicas para Missão, Visão e Valores!

Evite ficar no óbvio. Saia do genérico de definir missão da empresa como algo “missão de produzir produtos com qualidade para satisfazer nossos clientes”. Reúna-se com a equipe para que consigam chegar em declarações inspiradoras e desafiadoras que mostrem como a empresa chegará em seus objetivos de forma clara.

Por fim, utilize termos simples, evite palavras muito robustas que confundam o entendimento de quem lê. E, principalmente, defina a missão, visão e valores que seja coerente e possível para a empresa praticá-la em seu dia a dia!

Vamos aos exemplos! Lista de missão e visão das empresas para inspirar:

TEMPLUM

  • Missão: Existimos para fortalecer empresas
  • Visão: Ser a melhor empresa de consultoria do Brasil

 NIKE

  • Missão: Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica proporcionando conforto para seus clientes
  • Visão: Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas

WALMART

  • Missão: Vender por menos para as pessoas viverem melhor
  • Visão: Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários

TOYOTA

  • Missão: Ser a empresa de maior credibilidade do mercado de movimentação de materiais, oferecendo as melhores soluções aos nossos clientes.
  • Visão: Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços, em uma posição de líder de mercado.

 APPLE

  • Missão: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.
  • Visão: Produzir produtos de alta qualidade e fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

 DISNEY

  • Missão: Fazer as pessoas felizes
  • Visão: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças

NATURA

  • Missão: promover o Bem Estar Bem
  • Visão: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

 BRASKEM

  • Missão: A Braskem utiliza a tecnologia e a inovação para alcançar o desenvolvimento sustentável. O nosso propósito é melhorar a vida das pessoas criando as soluções sustentáveis da química e do plástico.
  • Visão: nossa visão estratégica é ser a líder mundial da química sustentável.

 GOOGLE

  • Missão: organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis para todos
  • Visão: Ser referência mundial em inovação e organização de conteúdo, agregando conhecimento e bem estar à sociedade

MICROSOFT

  • Missão: Ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial
  • Visão: Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo

 CACAU SHOW

  • Missão: Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.
  • Visão: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

WIZARD

  • Missão: Promover o desenvolvimento profissional, cultural e social de todos, por meio de um moderno programa de capacitação linguística e de uma constante valorização do ser humano.
  • Visão: Ser uma empresa reconhecida por sua excelência no ensino de idiomas.

Quer saber mais sobre a Certificação ISO 9001? Fale com um especialista!

Como se define a missão de uma empresa?

Como definir a missão de uma empresa? Para saber como definir a missão de uma empresa, é preciso antes ter clareza sobre a proposta de valor que se pretende oferecer ao público-alvo, a qual vai além do produto ou serviço em si. A missão organizacional precisa ser direta, inspiradora, desafiadora e engajante.

O que é missão exemplos?

A Missão representa o propósito pelo qual você e sua equipe trabalha. Nessa parte, você pode resumir qual a sua razão de ser, de fazer o que faz e de oferecer o produto ou serviço que oferece.

O que é a missão?

Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar. Missão é um conjunto de pessoas que recebem um encargo a cumprir (missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural etc.).

Qual é o objetivo da missão?

A missão pode ser definida como a identidade da empresa, explicitando seu negócio, sendo concisa, clara e objetiva para todos que fazem parte da organização e também para seus clientes. E todas as ações, decisões e atitudes da empresa precisam ser tomadas de acordo com esse propósito.