O que é bom para dor de garganta caseiro

As inflamações na garganta geram sintomas desagradáveis, como ardência, dor e dificuldade para engolir, e, na maioria das vezes, são causadas pela exposição prolongada ao frio ou por infecções provocadas por vírus ou bactérias.

Em alguns casos, a garganta inflamada pode ser tratada com remédios caseiros. Entre as opções que ajudam no alívio da inflamação, estão gargarejos com suco de laranja misturado com própolis e mel ou com pimenta-de-caiena e limão. Outra opção é beber o chá de alteia com gengibre.

Caso a inflamação e a dor não passem ou se observe a presença de pus na garganta, é importante consultar um médico e iniciar o tratamento com medicamentos. Entre os remédios usados para controlar o problema, estão anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, ou antibióticos, como a penicilina.

Saiba como preparar remédios para aliviar a dor de garganta:

1. Suco de laranja com própolis
O própolis tem propriedades antibióticas naturais, e a vitamina C presente na laranja reforça o sistema imune.

Ingredientes
Suco de 1 laranja;
3 gotas de própolis;
1 colher de sementes de anis;
1 colher de chá de mel.

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e fazer gargarejos durante o máximo de tempo que conseguir. A indicação é cumprir o ritual 2 vezes por dia, ao acordar e antes de se deitar.

2. Gargarejos com pimenta de caiena e limão
A pimenta-de-caiena ajuda a aliviar a dor de uma garganta inflamada.

Ingredientes
125 ml de água morna;
1 colher de sopa de suco de limão;
1 colher de sopa de sal;
1 pitada de pimenta-de-caiena.

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e fazer gargarejos várias vezes ao dia.

3. Chá de alteia e gengibre
A alteia acalma os tecidos irritados, e o gengibre e a hortelã aliviam a inflamação.

Ingredientes
250 ml de água;
1 colher de chá de raiz de alteia;
1 colher de chá de raiz de gengibre fresco picado;
1 colher de chá de hortelã.

Modo de preparo: ferver as raízes de alteia e gengibre na água em uma panela tampada durante 5 minutos. Em seguida, retirar do calor, juntar a hortelã-pimenta e tampar, deixando em infusão por mais 10 minutos. Por fim, coar e beber sempre que necessário.

A dor de garganta é um sintoma bem comum e que pode surgir sem muitos motivos aparentes, mas que, podem estar relacionados com o desenvolvimento de uma gripe ou até resfriado, existem muitos remédios caseiros para dor de garganta. 

Para que a dor da garganta melhore, é importante repousar e manter a hidratação da maneira certa. Existem remédios caseiros que podem ser usados para aliviar o desconforto, principalmente nos casos leves. 

A dor de garganta é gerada pela garganta inflamada, é um dos sintomas mais conhecidos e que ocorrem em adultos e crianças. Quando o incômodo começa a aparecer, qualquer dica de remédio caseiro vale a pena, isso tudo para que se venha a ter uma melhora do problema mais rápido. 

Vale lembrar que a dor de garganta pode ser tratada com antibióticos também, onde são eliminados apenas as bactérias e não os vírus. Porém, alguns tratamentos naturais são utilizados e geram bons resultados para ajudar na dor de garganta. 

Caso a dor de garganta não melhora mesmo com os remédios caseiros ou que a dor dure mais de 1 semana e que venha a te incomodar na hora de comer é melhor ir em um clínico geral para avaliar melhor isso e iniciar um tratamento com medicamentos, como antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos, caso isso seja alguma infecção na garganta. 

Separamos alguns remédios caseiros que podem te ajudar a tratar e até a aliviar os sintomas da dor de garganta: 

Saiba tudo sobre remédios caseiros para dor de garganta, como aliviar a dor de garganta, remédio caseiro e muito mais. | Foto: Freepik.  

Chá de hortelã

O chá de hortelã é o mais indicado e utilizado no tratamento de gripes e resfriados, justamente por ser capaz de dar uma sensação de alívio na dor de garganta. Alguns estudos científicos comprovam que a hortelã tem uma grande concentração de mentol, uma substância que ajuda o muco a ficar mais fluído e também a acalmar a garganta quando ela está irritada. 

O chá de hortelã ainda possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas que ajudam a curar a dor de garganta em um tempo bem menor que outros remédios. 

Ingredientes

  • 1 talo de hortelã; 
  • 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo

Adicione as folhas na água fervente e deixe repousando entre 5 a 10 minutos. Depois é só coar e tomar o chá quando estiver morno, podendo ser ingerido de 2 a 3 vezes por dia.  

Gargarejo de limão

O limão é sempre um ingrediente que está nos preparos de remédios caseiros, ainda mais para tratar algum desconforto na garganta, gripes ou resfriados. Isso tudo porque ele tem uma composição rica em vitamina C e antioxidantes que lhe faz ter uma forte ação anti-inflamatória. 

Por isso, fazer gargarejo com água de limão ajuda a diminuir todo desconforto da garganta. 

Ingredientes

  • ½ xícara de água morna; 
  • 1 limão. 

Modo de preparo

Basta misturar o suco do limão na ½ xícara de água morna e em seguida fazer o gargarejo. Podendo ser feito até 3 vezes ao dia. 

Chá de camomila com mel

O chá de camomila com mel é uma ótima dica para tratar a dor de garganta, ele ajuda a hidratar os tecidos irritados e tem forte ação anti-inflamatória que ajuda a acalmar a garganta. 

A camomila estimula o sistema imunológico, ajudando no combate de gripes e resfriados. 

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de flores secas de camomila; 
  • 1 colher (de chá) de mel; 
  • 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo

Coloque as flores de camomila na xícara de água fervente, tampe e deixe repousar de 5 a 10 minutos, depois coloque uma colher de mel, em seguida pode coar e beber morno de 2 a 3 vezes por dia. 

Gargarejo de água morna com sal

Um dos remédios mais conhecidos para tratar dor de garganta é o gargarejo de água morna com sal, com um rápido efeito contra a dor ele tem a presença do sal que ajuda a dissolver o muco e as secreções que venham a estar na garganta, causando a dor e o desconforto. 

Ingredientes

  • 1 copo de água morna; 
  • 1 colher (de sopa) de sal. 

Modo de preparo

Misture os ingredientes até que o sal se dissolva na água, em seguida faça os gargarejos com a mistura morna de 3 a 4 vezes ao dia. 

  1. Chá de gengibre (H2)

O gengibre tem compostos bioativos que reduzem a inflamação e ainda elimina microrganismos que causam infecção e pioram ainda mais a dor. A raiz de gengibre é um ótimo anti-inflamatório natural e é usada para aliviar dores. 

Ingredientes

  • 1 cm de raiz de gengibre; 
  • 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo

Deixe a raiz do gengibre descansar e faça pequenos cortes, em seguida adicione o gengibre na água fervente e tampe por 5 a 10 minutos. Por último, basta coar e beber morno até 3 vezes ao dia. 

  1. Suco de toranja (H2)

O suco de toranja é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo a dor na garganta e os sintomas típicos de gripes e resfriados. 

Ingredientes

  • 3 toranjas 

Modo de preparo

Lave as toranjas, corte no meio, retire as sementes e levá-las a centrifugação em alta velocidade. O suco deve ficar cremoso, beba o suco pelo menos 3 vezes ao dia. 

  1. Chocolate com hortelã (H2)

Essa combinação é rica em flavonóides anti-inflamatórios que ajudam a diminuir a irritação da garganta. Além disso, a gordura que se encontra no chocolate ajuda a lubrificar a garganta, aliviando a tosse e a dor. Por isso, a dica é que o chocolate com hortelã não seja mastigado, que fique apenas na boca até ser derretido.  

Como eliminar de vez a dor de garganta?

Cada situação pode alterar a forma de como aliviar a dor de garganta, porém, é algo que podemos controlar. Confira algumas dicas de eliminar a dor de garganta: 

  • beba bastante água para evitar o ressecamento de garganta;  
  • prefira alimentos quentes para aliviar a dor e diminuir o desconforto;  
  • evite alimentos líquidos, como sopas e caldos; 
  • umidificadores de ambiente são indicados para prevenção e como suporte ao tratamento;  
  • faça repouso e evite forçar a voz;  
  • manter o ambiente limpo, livre de poeira ou pelos de animais, é uma boa forma de prevenir dor de garganta causada por alergias.  

Na Otorrino Paulista você fica sabendo quais remédios caseiros para dor de garganta, mitos e verdades e muitos mais, clica no link a seguir e fica por dentro de tudo: https://otorrinopaulista.com.br/laringologia/5-mitos-sobre-como-aliviar-a-dor-de-garganta/ 

Relacionado

Como curar dor de garganta em 1 dia?

Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para aliviar garganta inflamada são:.
Gargarejo com água morna e sal. ... .
Tomar chá de limão com mel e gengibre. ... .
Tomar chá de malva, sálvia ou alteia. ... .
Tomar vitamina de morango com mel..

O que é bom para aliviar a dor de garganta?

7 remédios caseiros para dor de garganta.
Chá de hortelã ... .
Gargarejo de limão. ... .
Chá de camomila com mel. ... .
Gargarejo de água morna com sal. ... .
Chá de gengibre. ... .
Suco de toranja. ... .
Chocolate com hortelã.

Qual o melhor chá caseiro para dor de garganta?

Os melhores chás para aliviar a dor de garganta são:.
Chá de limão com alho e gengibre. ... .
Chá de anis estrelado. ... .
Chá de romã ... .
Chá de abacaxi com mel. ... .
Chá de sálvia com sal. ... .
Chá de tanchagem com própolis. ... .
Chá de eucalipto. ... .
Chá de salgueiro branco..

Qual o melhor remédio para garganta inflamada?

Os remédios que podem ser indicados para garganta inflamada são:.
Paracetamol. ... .
Dipirona. ... .
Ibuprofeno. ... .
Ácido acetilsalicílico. ... .
Naproxeno. ... .
Nimesulida. ... .
Cloridrato de benzidamina..