Por que o processo de urbanização e industrialização estão interligados?

Saiba como ocorreu a urbanização brasileira e teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito para não errar na prova!

A urbanização é um dos temas mais recorrentes na prova de Ciências Humanas no Enem. Podem cair questões que tratem do tema de forma interdisciplinar, abrangendo conteúdos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Por isso, selecionamos 10 exercícios sobre urbanização brasileira que já apareceram no Enem e nos vestibulares. Antes de partir para as questões, confira nosso resumo e videoaula!

Resumo sobre urbanização

Através dos tempos o globo terrestre experimentou processos de ocupação diferenciados. No Brasil, da mesma forma, desde a descoberta e durante quatro séculos e meio fomos “um país rural”. No entanto, por milhares e milhares de anos, a vida no campo ou em comunidades agrárias foi determinante.

A grande mudança ocorre a partir da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII. A partir desse momento, ocorre uma migração acelerada para a vida urbana.

A criação de fábricas movidas inicialmente pela energia das máquinas a vapor, alimentadas por fornalhas de carvão, gerou a demanda pela concentração de trabalhadores que morassem perto dos locais de trabalho.

Ao mesmo tempo, foram necessários os novos eixos de circulação, meios de transporte e toda uma cadeia de serviços e de suprimentos que demandavam características demográficas diferenciadas. A humanidade deixava a vida nos feudos e comunidades agrárias e migrava para centros urbanos com funções urbanas definidas.

A transferência de um grande contingente de mão de obra do campo para a cidade inaugura, portanto, uma nova forma de organização espacial que evolui de forma significativa até os dias de hoje.

Até o século XIX, era fato que o campo comandava a cidade. Com a Revolução Industrial, a cidade passa progressivamente a comandar o campo.

Videoaula sobre urbanização

Antes de resolver os exercícios sobre urbanização brasileira, confira um resumo com o professor Carrieri! Ele fala sobre o processo de urbanização mundial e brasileiro.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a urbanização no Brasil, não deixe de conferir o resumo que vem logo depois dos exercícios!

Processo de urbanização brasileira

O tardio processo de urbanização no Brasil ocorre mais rapidamente em nosso país no século XX.  Em 1940, de acordo com as pesquisas da época, 69% dos brasileiros viviam no campo contra 31% nas cidades.

Até a década de 1950, a maioria da nossa população ainda vivia no meio rural. Somente no Censo Populacional de 1960 é que as cidades passam à liderança em relação ao campo. Foram, portanto, mais de quatro séculos no lento e longo processo de urbanização no Brasil.

Por que o processo de urbanização e industrialização estão interligados?
Dados IBGE de taxa de urbanização brasileira. Fonte: https://bit.ly/3Aj57QR

Em 2010, no entanto, 84% dos brasileiros já viviam nas cidades. Tivemos a partir de Getúlio Vargas no poder uma aceleração em relação à vida urbana. Esse processo se intensificou ainda mais sob o governo de Juscelino Kubitschek.

No Brasil, até 1930 o poder estava com as oligarquias rurais. O controle da presidência da república era exercido pelos grandes latifundiários e seus representantes. Vigorava a política do Café com Leite, alternando São Paulo e Minas Gerais no comando da nação.

A partir de 1930, com Getúlio Vargas quebrou a hegemonia das oligarquias e buscou incentivar a indústria. É a partir de então que tem início o processo da nova urbanização, que cresce junto com industrialização do país. Assim, uma nova relação de trabalho e uma nova forma de utilização do espaço contribuíram para a urbanização no Brasil.

O processo não foi planetário, haja vista que os países que se industrializaram a partir do final do século XVIII evoluíram para a urbanização de forma diferenciada daqueles de industrialização tardia.

Por que o processo de urbanização e industrialização estão interligados?

Como os processos de urbanização e industrialização influenciaram a antropologia brasileira?

Resumindo, o processo de urbanização influenciou a antropologia no Brasil nos anos 1960 devido o seu planejamento mal realizado, permitindo o surgimento de novas tribos urbanas, novos costumes, novos hábitos, impactos e problemas sociais.

Como o processo de urbanização influenciou?

- O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo. - Atualmente mais da metade da população mundial vive na zona urbana.

Qual foi a contribuição da industrialização para a urbanização do Brasil?

Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos ...

O que é industrialização e urbanização do Brasil?

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana. ... Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural.

Como a cultura cafeeira contribuiu para o início da industrialização no Brasil?

O café se torna um dos protagonistas da industrialização brasileira por duas razões: o primeiro fator foi que com a ampliação da produção cafeeira para o interior paulista e fluminense, houve necessidade de se investir na construção de ferrovias para facilitar seu transporte para as zonas portuárias afim de ...

Como é o processo de industrialização e urbanização?

A relação entre industrialização e urbanização baseia-se no processo de produção do espaço geográfico, sobretudo por meio da modernização técnica das sociedades. ... Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização.

Qual a relação entre industrialização e urbanização?

  • Há uma relação direta e também indireta entre os processos de industrialização e urbanização, uma vez que há uma relação mútua de fortalecimento de uma sobre a outra. Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados.

Qual a origem da urbanização brasileira?

  • As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, ...

Qual a consequência do processo de urbanização no Brasil?

  • O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora irá contribuir para a ocorrência dos seguintes problemas:

Quais são os efeitos da urbanização?

  • Portanto, em resumo, podemos dizer que os efeitos da industrialização na urbanização são: intensificação do crescimento das cidades; concentração populacional; crescimento do setor terciário e a inversão da relação de subordinação entre campo e cidade.

Porque o processo de industrialização e urbanização estão interligados?

Os processos de ​industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas ​Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o ​crescimento exponencial de suas principais cidades​, aquelas mais industrializadas.

Qual e a relação entre a industrialização e o processo de modernização?

A Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia. A Industrialização é um processo antigo na humanidade.

Qual a relação entre o processo de globalização e industrialização?

Sem o comércio internacional, a revolução industrial não teria sido possível. A globalização iniciada pela Inglaterra, a partir de 1849, permitiu ao país escapar da armadilha malthusiana, modelo em que a população cresce mais rápido que a produção, gerando instabilidades.

Quais os fatores que impulsionaram a industrialização e urbanização no Brasil?

Vários fatores contribuíram para o processo de industrialização no Brasil no começo do século XX: a exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria; os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos; a formação de uma classe média urbana consumidora.