Por que a transfusão de sangue é possível somente entre determinas grupos de pessoa?

Sistema ABO de grupos sanguíneos

A herança dos tipos sanguíneos do sistema ABO constitui um exemplo de alelos múltiplos na espécie humana.

A descoberta dos grupos sanguíneos

Por volta de 1900, o médico austríaco Karl Landsteiner (1868 – 1943) verificou que, quando amostras de sangue de determinadas pessoas eram misturadas, as hemácias se juntavam, formando aglomerados semelhantes a coágulos. Landsteiner concluiu que determinadas pessoas têm sangues incompatíveis, e, de fato, as pesquisas posteriores revelaram a existência de diversos tipos sanguíneos, nos diferentes indivíduos da população.

Quando, em uma transfusão, uma pessoa recebe um tipo de sangue incompatível com o seu, as hemácias transferidas vão se aglutinando assim que penetram na circulação, formando aglomerados compactos que podem obstruir os capilares, prejudicando a circulação do sangue.

Aglutinogênios e aglutininas

No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.

Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O não tem aglutinogênios na hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.

Por que a transfusão de sangue é possível somente entre determinas grupos de pessoa?

Determinação dos grupos sanguíneos utilizando soros anti-A e anti-B.

Amostra 1- sangue tipo A.
Amostra 2 - sangue tipo B.
Amostra 3 - sangue tipo AB.
Amostra 4 - sangue tipo O.

Veja na tabela abaixo a compatibilidade entre os diversos tipos de sangue:

ABO

Substâncias

%

Pode receber de

Tipos

Aglutinogênio

Aglutinina

Frequência

A+

B+

AB+

0+

A-

B-

AB-

O-

AB+

A e B

Não Contém

3%

X

X

X

X

X

X

X

X

A+

A

Anti-B

34%

X

X

X

X

B+

B

Anti-A

9%

X

X

X

X

O+

Não Contém

Anti-A e Anti-B

38%

X

X

AB-

Ae B

Não Contém

1%

X

X

X

X

A-

A

Anti-B

6%

X

X

B-

B

Anti-A

2%

X

X

O-

Não Contém

Anti-A e Anti-B

7%

X

Tipos possíveis de transfusão

As aglutinações que caracterizam as incompatibilidades sanguíneas do sistema acontecem quando uma pessoa possuidora de determinada aglutinina recebe sangue com o aglutinogênio correspondente.

Indivíduos do grupo A não podem doar sangue para indivíduos do grupo B, porque as hemácias A, ao entrarem na corrente sanguínea do receptor B, são imediatamente aglutinadas pelo anti-A nele presente. A recíproca é verdadeira: indivíduos do grupo B não podem doar sangue para indivíduos do grupo A. Tampouco indivíduos A, B ou AB podem doar sangue para indivíduos O, uma vez que estes têm aglutininas anti-A e anti-B, que aglutinam as hemácias portadoras de aglutinogênios A e B ou de ambos.

Por que a transfusão de sangue é possível somente entre determinas grupos de pessoa?

Assim, o aspecto realmente importante da transfusão é o tipo de aglutinogênio da hemácia do doador e o tipo de aglutinina do plasma do receptor. Indivíduos do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, porque não possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias. Indivíduos, AB, por outro lado, podem receber qualquer tipo de sangue, porque não possuem aglutininas no plasma. Por isso, indivíduos do grupo O são chamadas de doadores universais, enquanto os do tipo AB são receptores universais.

Como ocorre a Herança dos Grupos Sanguíneos no Sistema ABO?

A produção de aglutinogênios A e B são determinadas, respectivamente, pelos genes I A e I B. Um terceiro gene, chamado i, condiciona a não produção de aglutinogênios. Trata-se, portanto de um caso de alelos múltiplos. Entre os genes I A e I B há co-dominância (I A = I B), mas cada um deles domina o gene i (I A > i e I B> i).

Fenótipos

Genótipos

A

I AI A ou I Ai

B

I BI B ou I Bi

AB

I AI B

O

ii

A partir desses conhecimentos fica claro que se uma pessoa do tipo sanguíneo A recebe sangue tipo B as hemácias contidas no sangue doado seriam aglutinadas pelas aglutininas anti-B do receptor e vice-versa.

Por que a transfusão de sangue é possível somente entre determinas grupos de pessoa?
  
Por que a transfusão de sangue é possível somente entre determinas grupos de pessoa?

Por que a transfusão de sangue é possível somente entre determinas grupos de pessoa?

Por que a transfusão de sangue é possível somente entre determinas grupos de pessoa?

Como referenciar: "Sistema ABO" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 16/09/2022 às 17:12. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel11.php

Por que O indivíduo do grupo O pode doar seu sangue A qualquer pessoa?

Já o tipo sanguíneo O é considerado doador universal, pois por não apresentar nenhum tipo de aglutinogênio, ele pode doar para qualquer grupo sanguíneo, lembrando que esse tipo sanguíneo só pode receber sangue do tipo O.

Por que existe em compatibilidade entre os grupos sanguíneos na transfusão?

A transfusão de sangue e o sistema ABO apresentam uma íntima relação, uma vez que o tipo sanguíneo determina quem pode ser um possível doador. O sistema ABO é formado por três alelos principais (IA, IB e i), que codificam seis genótipos: IAIA, IAi, IBIB, IBi, IAIBe ii.

Por que uma transfusão de sangue do tipo B para uma pessoa de grupo A não pode ocorrer?

Por exemplo, uma pessoa com sangue do tipo A ao doar sangue para outra pessoa do tipo B provoca a aglutinação das hemácias devido a presença do anti-A. O mesmo acontece em um indivíduo com sangue tipo B, ele apresenta hemácias com antígenos B e anticorpos anti-A, rejeitando o sangue tipo A.

Qual A importância de se determinar O grupo sanguíneo para O sistema Rh antes de uma transfusão de sangue?

A descoberta dos tipos sanguíneos foi muito importante, pois antes disso muitos acidentes foram causados, inclusive com pacientes indo a óbito por terem recebido um sangue incompatível com o seu. Dessa forma, é de extrema importância que, antes de se fazer uma transfusão sanguínea, se saiba o tipo sanguíneo da pessoa.